< Insights

DevOps: o que é, por que implantar e qual a sua importância?

  • DevOps

Para começar este artigo da forma mais simples possível, vamos apresentar o DevOps em uma frase: DevOps é a adequação de processos de desenvolvimento (Dev) e operação (Ops) para um ciclo contínuo. Assim, facilita a integração e processos entre os recursos envolvidos e diminui o tempo de resposta e prezando a eficácia e eficiência.

Mas é claro que isso é apenas a ponto do iceberg e existem muitos mais conceitos, ferramentas e práticas que precisam ser estudadas antes de implantar DevOps. Afinal, é algo bem complexo e que muda culturalmente áreas de uma empresa, por isso deve ser aplicado com uma visão de melhoria contínua

O que é DevOps? 

Além da frase apresentada acima, as práticas de DevOps visam otimizar e se aplicam a cada etapa do processo de desenvolvimento de software, desde o planejamento até a entrega.

Em pouco tempo, você colherá os frutos dessa importante decisão: aumento da qualidade da entrega, aumento da previsibilidade, segurança para refactoring, redução de custos e aumento da satisfação dos clientes. Tudo isso se traduzindo em maiores lucros para a sua empresa e no seu sucesso pessoal.

Benefícios do DevOps

Em março de 2011, o Gartner publicou um relatório afirmando que, até o final de 2015,

o DevOps se tornaria a principal estratégia em 20% das organizações mundiais. De lá para cá o DevOps teve seu “boom” e foi adotado por diversas grandes empresas. 

Aqui vamos apresentar alguns motivos por esse resultado.

Hoje, segundo pesquisa publicada pela Puppet Labs, 63% dos pesquisados que adotaram DevOps em suas empresas conseguem entregar a demanda 30 vezes mais rápido.

Confira alguns benefícios e valores mensuráveis:

  • Gerencie o desenvolvimento de forma mais assertiva;
  • Diminua gaps e bugs;
  • Automatize os processos e melhore o relacionamento das áreas;
  • Habilite a integração e entrega contínua;
  • Diminua consideravelmente o Lead Time;
  • Maior qualidade na entrega;
  • Menor complexidade de gerência;
  • Times mais produtivos;

Alguns valores do DevOps:

  • Automação
  • Confiança
  • Cultura
  • Colaboração

Como implantar DevOps

Ressaltamos que DevOps não é apenas para atividades com começo, meio e fim. DevOps é uma estratégia com ciclo contínuo que deve ser implantado na cultura das equipes de TI.

Por ser uma mudança cultural e impactar no trabalho dos profissionais é sempre algo complexo de ser feito, uma vez que somos acostumados a adotar uma prática porque sempre todos trabalharam assim e somos naturalmente resistentes às mudanças.

Por isso, algumas companhias optam por adotar parceria com empresas que são focadas e especialistas em implantação de Metodologias Ágeis e DevOps, que tem como premissa formar equipes multidisciplinares com a correta adoção de ferramentas, acelerar a implantação de melhorias de software, automatizar os processos de build e reduzir os erros de forma integrada, levando a uma forte vantagem competitiva nos negócios.

Dica extra!

Ao adotar DevOps, você estará acelerando a entrega de novas funcionalidades. E se o processo de garantia de qualidade for manual, ou ele se transformará em gargalo, inviabilizando a aceleração esperada, ou ele será reduzido, diminuindo a qualidade da entrega.

Por outro lado, com testes automatizados, quanto mais vezes eles são executados, maior o número de bugs que eles evitarão. Ou seja, se por um lado testes viabilizam DevOps, por outro DevOps potencializa o retorno sobre o investimento dos testes automatizados.

Então, a melhor dica que você pode obter neste material é investir em testes automatizados dentro do seu processo de desenvolvimento de software. Em pouco tempo, você colherá os frutos dessa importante decisão: aumento da qualidade da entrega, aumento da previsibilidade, segurança para refactoring, redução de custos e aumento da satisfação dos clientes. Tudo isso se traduzindo em maiores lucros para a sua empresa e no seu sucesso pessoal.

Vale destacar que a contratação de um profissional ou uma empresa especializada para implementar as práticas DevOps é fundamental, considerando o nível de complexidade do trabalho. Eles serão os responsáveis por adequar a estratégia de negócio através de fluxos de trabalho eficazes, além de garantir a melhor utilização dos softwares adotados. Clique aqui para agendar uma conversa!

Sugira um artigo

    Para enviar o formulário é necessário o aceite das políticas.

    Insights do nosso time

    Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.