< Insights

Desenvolvimento de software: entenda o que é e quais as etapas

  • Desenvolvimento de software

Atualizar-se e investir em tecnologia é uma necessidade que surge na vida de boa parte das pessoas, independentemente da área de atuação. O desenvolvimento de software pinta como uma das formas de alcançar esse resultado e existe uma razão importante para isso.

A maioria das pessoas usa softwares todos os dias e você provavelmente está usando um neste exato momento para ler o texto. Toda parte virtual de smartphones e computadores é composta dessa tecnologia. Escrevemos este post para contar a ciência por trás de como as aplicações são feitas. Vamos lá?

O que é desenvolvimento de software?

Seja para abrir um e-mail, consultar as mensagens no celular ou pedir um táxi, os softwares estão presentes na vida de muita gente. Embora estejamos acostumados, nem sempre é simples produzir esse tipo de aplicação, o que envolve uma área de estudo específica chamada “desenvolvimento de software”.

A ideia é criar programas de computação, envolvendo linguagens de programação — um conjunto de códigos que padronizam a forma como o software opera. Esse sistema é concebido por um programador especializado no assunto.

Quais são as linguagens? Existem várias. Se você tem o hábito de pesquisar sobre programação, provavelmente já ouviu falar de alguma delas. Entre elas, C, Python, JavaScript, PHP, Ruby e por aí vai. Quanto ao uso, vai depender das especificações do próprio software.

Como funciona na prática?

Sabe quando citamos o programador como responsável por conceber e desenvolver o software? Então, acontece que ele não faz isso sozinho. Na prática, é preciso uma equipe especializada para o projeto andar.

Em times pequenos, o programador principal é quem toma as decisões de arquitetura e projeta o programa, em parceria com um programador de apoio. Também há um gerente de projetos responsável pelo trabalho mais burocrático e pelas interações com o cliente.

Alguns modelos ainda contam com um analista sênior, que ajuda a solucionar problemas, e um líder técnico, responsável por orientar as várias equipes na produção do software. Times coesos tendem a se comunicar melhor.

Quais são as etapas do desenvolvimento de software?

Agora que você conhece os profissionais e o trabalho, é hora de entender como ele é feito. Embora cada empresa siga sua própria metodologia, existem ideias comuns sobre o caminho que o software pode seguir até ficar pronto. Você vai entender um pouco mais sobre o assunto nos próximos tópicos.

Reunião com o cliente

Não adianta sair com o carro em um dia de sol se você não sabe qual estrada seguir, não é? O mesmo serve para o desenvolvimento de software. A reunião com o cliente é uma das etapas mais importantes, pois define qual é o propósito do software e as necessidades que ele vai atender, norteando todo o projeto.

Levantamento de requisitos

Requisito é um termo que você vai ouvir várias vezes no universo do desenvolvimento de softwares. O termo diz respeito a funções, objetivos e prioridades do programa — tudo o que ele deve ser capaz de fazer para satisfazer as necessidades do usuário.

Escolha da metodologia

A metodologia coordena o trabalho da equipe e está ligada à gestão de projetos. Um dos exemplos comuns é o das metodologias ágeis, com foco em entrega contínua de valor e feedbacks constantes.

Definição da linguagem

Este é um quebra-cabeça que muitos desenvolvedores precisam enfrentar. Por qual linguagem começar? A resposta varia e é preciso analisar cada uma individualmente. Você pode buscar informações sobre as mais usadas do mercado, como TypeScript, C, C++, PHP, C#, Python, Bash/Shell, Java, SQL e JavaScript.

Análise financeira

Quanto o projeto vai custar? Quanto recurso financeiro e humano você vai precisar investir? As respostas a essas perguntas são importantes. Não é possível definir exatamente os custos, mas você pode fazer boas estimativas contanto com serviços de terceirização, sempre levando em conta imprevistos e uma margem para negociação.

Produção do software

Aqui, é a hora de pôr a mão na massa. Existem vários modelos que podem reduzir o tempo nessa etapa e ainda tornar o processo mais dinâmico. Lembra das metodologias ágeis que citamos? Elas trabalham justamente com base na ideia de entregar o software com o maior valor no menor tempo possível, coletando feedbacks constante e utilizando práticas de melhoria contínua.

Realização de testes

Já imaginou fazer o download de um app e ter que lidar com uma série interminável de bugs? A etapa de testes atua para evitar isso, além dos testes automatizados serem fundamentais para continuous deploy, integration e delivery.

Quais são os benefícios do desenvolvimento de software?

Você deve ter reparado que o início do post aborda a importância de investir em tecnologia, certo? Isso sintetiza o primeiro benefício do desenvolvimento de software. Quando o projeto nasce de uma demanda da empresa, a tendência é a produção de um programa personalizado.

Nesse caso, o foco está nas necessidades específicas da própria marca e a aplicação passa a contar com a “cara da empresa”. Aplicativos mobile, por exemplo, se destacam pela possibilidade de o usuário manter um acesso à empresa no bolso.

O desenvolvimento de software ainda é útil para colher dados sobre o cliente e fazer estimativas relacionadas com as suas preferências. Essas informações podem compor estratégias de marketing, vendas e comunicação.

Por que atualizações são importantes?

A atualização constante é sempre um ponto a ser observado e existe um bom motivo para isso. Lembra da etapa de testes que citamos nos tópicos anteriores? Há vários bugs que podem passar despercebidos e exigir uma atualização.

Outro ponto importante é a segurança do software. Assim como as formas de violação de dados evoluem ao longo do tempo, as de proteção também precisam evoluir. Em casos de mudanças de hardware ou sistemas operacionais, atualizações ajudam a evitar incompatibilidades.

O desenvolvimento de software exige uma boa dose de trabalho e é mais complexo do que muitos pensam. Dependendo do projeto, pode demandar uma equipe maior e mais atenção na hora de escolher a metodologia.

Tenha em mente que áreas ligadas à tecnologia costumam mudar rápido, e com o desenvolvimento de software não é diferente. Como se atualizar? O primeiro passo é ficar por dentro de tendências e novidades em blogs como este.

Está precisando de um serviço terceirizado para desenvolver os softwares necessários na sua empresa? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas!

Sugira um artigo

    Para enviar o formulário é necessário o aceite das políticas.

    Insights do nosso time

    Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.