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Transformação digital e a experiência do cliente

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Muito já se tem falado sobre Transformação Digital, mas você sabe a real importância nesse processo para sua empresa e como ele está relacionado a experiência do cliente? O termo diz respeito a um processo de mudança cultural nas empresas, importantíssimo para melhorar a experiência do cliente, os processos operacionais e o modelo de negócio.

Com a ajuda da Michelle Gonçalves, Liferay Business Development, e do Pedro Colonnese, consultor pré vendas da Objective, vamos contar como a solução Liferay DXP pode incrementar a transformação digital na sua empresa. Vamos lá?

Processo de transformação digital

A ideia da transformação digital é reestruturar as práticas da empresa e promover mudanças profundas e consistentes. Diferentemente do que muitos pensam, o processo não está limitado apenas ao uso de tecnologia e é preciso um trabalho de mudança cultural.

Essa onda tem levado os profissionais de TI a se adaptar. “TI não é apenas mais um cara técnico, que pensa em infraestrutura, software. Hoje em dia, o time de TI tem que se envolver com o negócio, diferentemente do profissional tradicional”, Michelle destaca.

Isso porque a necessidade e a experiência do cliente ganham peso na transformação digital. É justamente nesse ponto que soluções como a Liferay DXP focam, como você vai ver nos próximos tópicos.

Liferay DXP — Digital Experience Platform — o que é e como funciona?

A Liferay é uma empresa americana que está há mais de 15 anos no mercado, nascendo de uma solução para desenvolvimento de portal CMS  (um Sistema de Gestão de Conteúdos) e, no decorrer dos anos, foi evoluindo para uma solução de DXP. O que isso significa?

DXP é uma sigla para Digital Experience Platform, uma plataforma de experiência digital capaz de fazer um acompanhamento de todo o ciclo da jornada do usuário. A solução da Liferay é flexível, open source e integrável.

Embora tenha iniciado como um portal, a empresa mudou o foco nos últimos anos e vem apresentando ferramentas para desenvolver as mais diversas aplicações que envolvam clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros e por aí vai.

Papel da Objective e da Liferay na transformação digital

A solução se concentra em três pontos principais: melhorar a experiência do cliente, otimizar os processos operacionais e ajudar as empresas a analisar como melhorar seu modelo de negócio.

Por isso, tem peso na hora de escalar e acelerar processos de transformação digital. A razão é o fato da experiência do cliente estar muito ligada à praticidade com a qual vai conseguir acesso à informação e esse é justamente um dos focos da Liferay. “É um dos pilares que a Liferay foca, melhorar as interações digitais do cliente”, Pedro ressalta.

Isso é refletido na possibilidade de gerar e publicar conteúdo de uma forma simples e rápida, trazendo autonomia ao usuário. A possibilidade de integrar várias áreas em um único acesso traz uma “visibilidade 360 graus”.

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Funcionamento do Liferay DXP na prática

O DXP conta com uma suíte de softwares úteis na criação de experiências digitais e uma das opções é a disponibilização na própria cloud da Liferay. Não só isso — para complementar, ainda há uma solução de e-commerce e analytics, trazendo uma visão mais completa do cliente.

Web Design, busca avançada e workflow

A primeira funcionalidade do DXP é a plataforma de portais segura, responsiva e adaptável, permitindo a criação de um web design único — além de incentivar APIs e integrações que favorecem a interação entre as diferentes áreas de negócio, dispensando a necessidade de programação.

A solução também conta com um sistema de busca avançada. Qual é a utilidade disso? Pense da seguinte forma — se você cria um portal, vai precisar fazer buscas e acessar artigos, certo? Quando há muito conteúdo, é preciso uma solução robusta para que a informação chegue de forma ágil.

Aqui, a Liferay fornece a solução elasticsearch, feita justamente para alavancar as pesquisas. Outro ponto forte é o workflow, trazendo um fluxo de trabalho para aprovação de atividades e permitindo controle sobre o que é publicado.

Form Builder, personalização e GDPR

A solução conta com a criação de formulários, ligada à customização para pesquisas com clientes, por exemplo. A personalização e segmentação ainda pintam como funcionalidades importantes, permitindo customizar de acordo com cada usuário.

Aqui, entram informações como localidade e perfil. Dentro da plataforma, você também pode criar sistemas de comunicação como blogs e fórum, seja para engajar clientes ou para intranets corporativas.

A solução também é atualizada para GPDR — o Regulamento Geral Sobre a Proteção de Dados, lançado pela União Europeia para proteger as informações pessoais dos usuários. Outro ponto positivo é o gerenciamento de identidade, criando regras de quem vai ou não acessar e oferecendo uma senha para logar em vários sistemas.

Headless APIs e Integrações

A solução é recheada de possibilidades de interação com outros sistemas, contando com um conjunto de APIs para integrações simples com várias ferramentas do mercado.

Na prática, há um conjunto de instruções em que expõem suas informações e um outro sistema similar que lê a informação. Pedro explica: “tem conectores nativos para outras ferramentas e um caderno de APIs muito rico para ações com outros sistemas”.

Isso inclui integração Web Services e SOA. Web Services diz respeito aos serviços expostos na internet por meio de uma cloud e SOA é um tipo de arquitetura em que as informações são expostas por um buzz de integração.

Flexibilidade e controle de acesso

Ser um software open source tem suas vantagens e uma delas é a flexibilidade. Um exemplo é a unificação e integração de muitos softwares em um mesmo login, melhorando a experiência do usuário e economizando tempo para acessar os vários sistemas da empresa.

A área de negócios ainda tem um controle melhor do acesso, acompanhando a jornada do usuário. Lembra de quando citamos a transformação digital? Então, essa é justamente uma de suas prioridades — unificar e trazer uma experiência melhor.

Você ainda pode escalar tanto usuário quanto TI com um único login, fazendo a gestão de todo ambiente. Caso queira, é possível fazer uso de métricas para o acompanhamento de acessos, livrando o setor de TI da preocupação com a escalabilidade da plataforma.

Implantação da Liferay DXP com a Objective

A parceria da Objective com a Liferay já vem de longa data, iniciando por meio de uma consultoria ágil e evoluindo até a Objective começar a prestar serviços de desenvolvimento do produto para a Liferay dos Estados Unidos.

Hoje, a Objective conta com um time de mais de 30 desenvolvedores certificados em Liferay que tem experiência no produto em si, não apenas na entrega.

Mais que um simples parceiro homologado, a Objective é responsável por quase 30% da demanda global, sendo o parceiro com mais profissionais certificados no Brasil.

Motivos para investir na Liferay como solução de transformação digital

O principal benefício da Liferay é o fato de ser uma plataforma que dá independência e autonomia. Isso porque o DXP Cloud tira o peso das costas do departamento de TI, dispensando a necessidade de dedicar energia em escalar e administrar a solução na cloud.

A empresa ainda conta com headquarter no Brasil para atender a América Latina, diferentemente de várias outras soluções do mercado. O escritório administrativo, marketing, RH, financeiro e operações fica em São Paulo, enquanto o de engenharia de produtos, serviços e suporte técnico fica em Recife.

Apostar na parceria entre a Objective e a Liferay pode ser uma forma de começar no universo da transformação digital com o pé direito, aproveitando um conjunto variado de ferramentas como DXP, elasticsearch, e-commerce e analytics.

Diferentemente de boa parte dos concorrentes, o DXP permite muita flexibilidade de integração com outras plataformas — um dos frutos de uma solução open source.

Agora que conhece os principais pontos sobre a transformação digital e o DXP, que tal dar o próximo passo é investir na parceria entre a Liferay e a Objective? Então, não deixe de entrar em contato com a gente!

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