Objective Objective
Menu
  • Soluções
    • CRM e Billing
    • Squads Ágeis
    • Experiência do Usuário & Design
    • DXP Liferay
    • Salesforce
  • Consultoria
    • Agilidade
    • Design Thinking e Inovação
    • DevOps
    • Testes automatizados
  • Insights
  • Quem somos
    • Institucional
    • Por que Objective?
  • Histórias de sucesso
  • Carreira
Objective Objective
Objective Objective
  • Soluções
    • CRM e BillingOtimize custos e evolua a gestão do seu faturamento recorrente com um CRM & Billing completo, robusto e customizado
      Saiba mais >
    • Experiência do Usuário & DesignCrie a melhor experiência para seus clientes através de metodologias colaborativas com nosso time especialista em UX e UI
      Saiba mais >
    • Squads ÁgeisSquads ágeis gerenciadas com metodologia Objective para inovação, sustentação de legados, transformação digital e mais
      Saiba mais >
    • DXP LiferayAumente vendas e engajamento de clientes e colaboradores com experiências omnichannel personalizadas
      Saiba mais >
    • SalesforceExtraia o máximo de benefícios da melhor plataforma de CRM com projetos de implantação e customização do Salesforce
      Saiba mais >
  • Consultoria
    • AgilidadeProve o valor da agilidade com uma cultura de adaptação contínua para atender à velocidade da transformação nos negócios
      Saiba mais >
    • DevOpsAcelere as entregas da área de TI e o Go To Market com um elevado grau de qualidade com consultoria especializada em DevOps
      Saiba mais >
    • Design Thinking e InovaçãoCrie estratégias para produtos ou serviços altamente relevantes para seus clientes focando em suas necessidades e desejos através de técnicas de Design Thinking conduzidas por uma consultoria especializada em conjunto com os seus stakeholders.
      Saiba mais >
    • Testes automatizadosConsultoria de Testes Automatizados e Qualidade de Software para maior agilidade e qualidade no desenvolvimento
      Saiba mais >
  • Insights
  • Quem somos
    • InstitucionalSomos uma multinacional brasileira criada por amigos desenvolvedores e consolidada com a soma de mais 300 especialistas
      Saiba mais >
    • Por que Objective?Nossa missão é construir relacionamentos duradouros, indo além de contratos comerciais com qualidade além das entregas
      Saiba mais >
  • Carreira
< Insights

Veja as vantagens da automação de processos e como colocar em prática

  • Transformação Digital
01/09/2020

Gastar tempo e recursos com processos manuais é uma realidade do passado. Cada vez mais as empresas devem se modernizar e garantir uma adesão aos novos tempos: o da transformação digital. Um dos pilares dessa mudança é a automação de processos.

Por meio dela é possível conseguir uma série de vantagens para a sua rotina, diminuindo burocracias, erros e problemas que podem dificultar o seu negócio a conquistar os objetivos propostos no plano de negócios. Você não quer ser engolido pelos seus concorrentes por utilizar processos ultrapassados, não é mesmo?

Então, vamos mostrar esses benefícios a seguir. Boa leitura e tire suas dúvidas sobre o tema.

Otimização de tempo

Quando falamos em automação de processos, um dos primeiros pontos vantajosos observados é a possibilidade de otimização de tempo. Afinal, um sistema automatizado, em conjunto de metodologias ágeis, permite que ações anteriormente realizadas em horas possam ser feitas em questão de minutos ou, até mesmo, segundos.

Por exemplo, pense na análise de informações de vendas do seu negócio e elaboração de relatórios. Alguns dados poderiam ser automatizados, mas a produção de gráficos e composição do documento em si eram elaborados pelos seus colaboradores. Com a automação, o próprio sistema gera o relatório pronto, de forma que os gestores precisam apenas verificá-los e apresentar as informações em reunião.

Com isso, ganha-se em tempo para dedicar-se às outras questões estratégicas e analíticas da empresa, garantindo melhores resultados ao longo do tempo.

Redução de custos

É possível reduzir custos operacionais quando se opta pela automação de processos internos em sua empresa. Por exemplo, se você tinha um funcionário dedicado à realização de determinadas atividades técnicas, ao automatizá-las, você poderá direcioná-lo para outra atividade analítica importante, economizando esse valor.

Além disso, determinadas tarefas passam a ser realizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana, por parte de algoritmos e machine learning. É o caso, por exemplo, do uso de chatbot. Fora dos horários comerciais, você poderá contar com essa solução para resolver questões pontuais dos clientes, sem precisar ter colaboradores presentes em dois turnos. Muito bom, não é mesmo?

Aumento considerável de produtividade

Se você consegue fazer mais atividades em menos tempo, sem a necessidade de intervenção humana, torna-se possível aumentar consideravelmente a produtividade, principalmente nos setores que se beneficiam diretamente da automação — Tecnologia da Informação, Ciência de Dados, setores administrativos, entre outros.

Por exemplo, ao utilizar Big Data e Data Analytics, é possível ter informações precisas rapidamente, em tempo real, garantindo que os gestores conseguirão atuar de forma proativa rapidamente na solução de eventuais questões que possam vir a surgir.

Os times terão dados de forma rápida e em livre demanda para que possam realizar suas atividades, otimizando a qualidade das entregas.

Padronização

Quando se utiliza sistemas de automação que atuem de forma integrada em toda a empresa, gera-se uma padronização no modo de realizar alguns processos. Por exemplo, um sistema ERP pode gerar relatórios para todos os setores da organização, que comunicam entre si. Ou seja, quando um gestor de vendas precisa de dados do setor de marketing, eles virão dentro do padrão da solução, não sendo necessário fazer adaptações ou mudanças, evitando retrabalho.

Maior segurança

Falhas humanas podem ocorrer, é natural no ambiente organizacional. O problema é que, muitas vezes, um erro de digitação de um número pode causar falhas gravíssimas, como o não-pagamento de um débito importante da organização.

Por meio da automação de processos, minimizam-se essas questões. Isso porque o recebimento do boleto, contabilização, pagamento e armazenamento do comprovante pode ser feito por um sistema de pagamentos, sendo necessário apenas a conferência por parte do gestor financeiro.

Esse é um exemplo de como é possível garantir maior segurança nos processos internos, minimizando as chances de necessidade de retrabalho, o que pode atrasar a obtenção dos resultados desejados.

Agilidade

Para algumas áreas, a agilidade é fundamental para a realização de ações. Por exemplo, se você vai prestar um atendimento ao cliente, quanto mais tempo demorar para conseguir solucionar a questão, pior será a experiência do usuário com a sua empresa. Isso pode gerar um afastamento da pessoa e, consequentemente, ela não retornará a fazer compras ou negócios com você.

Os processos automatizados, dessa forma, conseguem garantir uma maior agilidade nesse tipo de intervenção, sem perder a excelência. Você conquista a atenção e confiança do cliente e minimiza as chances de falhas nesse tipo de ação, tendo maior efetividade nas suas estratégias de Customer Success.

Tomadas de decisões mais eficientes

Muitas decisões nas organizações dependem de agilidade e precisão de dados em mãos. Afinal, o achismo e a intuição podem custar caro para o seu negócio. Com a automação de processos, você pode ter análises de informações sobre a atual situação do seu empreendimento sempre em mãos, de forma que, em uma eventual oportunidade ou, então, possibilidade de crise, seja possível encontrar soluções rapidamente para a questão.

Por exemplo, imagine que haja a possibilidade de adquirir um determinado ativo (um prédio, veículos, entre outros), que estejam indo a leilão e, portanto, serão disputados por outros possíveis compradores. Será que a empresa pode arcar com essa situação? Ou a aquisição pode comprometer a situação do caixa a curto, médio e longo prazo?

Os dados atualizados com os padrões para a atual conjuntura e para os próximos meses poderá ser rapidamente acionado. Isso permite conferir se realmente é possível realizar a aquisição e o quanto ela poderá comprometer do caixa da empresa.

Sendo assim, os gestores terão um maior arcabouço de informações para conseguir resolver essas questões e, consequentemente, aproveitar oportunidades e minimizar chances de erros.

A automação de processos tem, portanto, um papel vital nas organizações. Por meio dela é possível ter uma empresa mais moderna, tecnológica e capaz de impulsionar resultados no mercado. Porém, para isso, é fundamental ter as ferramentas certas ao seu lado.

Se você não quer perder nenhuma oportunidade e deixar seus concorrentes para trás, a Objective Solutions é a sua escolha ideal. Afinal, por que optar por soluções engessadas se você pode ter aquela feita para a realidade da sua empresa?


0

Sugira um artigo

    Para enviar o formulário é necessário o aceite das políticas.

    Insights do nosso time

    Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.
    o que é gamification
    • Inovação e Gestão
    • Transformação Digital
    Gamification: o que é e seus principais benefícios para empresas
    Saiba mais >
    Um notbook aberto em uma página da web e a escrita "A experiência digital que você procura"
    • Transformação Digital
    A Experiência Digital que você procura
    Saiba mais >
    Pessoas em frete a um quadro Kanban e a escrita "Assessment, quanto falta para seus times serem Àgeis"
    • Transformação Digital
    Assessment: Quanto falta para seus times serem Ágeis?
    Saiba mais >
    Cadastre-se e receba mais insights do nosso time!

    Cadastre-se e receba mais insights do nosso time


      Para enviar o formulário é necessário o aceite das políticas.

      Acompanhe

      • /in/objectivebr
        /in/objectivebr
      • objectivebr
        objectivebr
      • @objectivebr
        @objectivebr
      • Objective Solutions
        Objective Solutions

      Links úteis

      • Software >
      • Consultoria >
      • CRM e Billing >
      • Histórias de sucesso >
      • Entre em contato >
      • Insights >
      • Carreira >
      • Institucional >
      • Porque Objective >

      Nossos escritórios

      • São Paulo | SP
        R.: Peixoto Gomide, 996
        6º and. - Cerqueira César
        (11) 3139-1900
      • Curitiba | PR
        Av.: João Gualberto,1740
        9º andar - Juvevê
        (41) 3122-9100
      • Maringá | PR
        Horácio Racanello, 5355
        Sl 1 - Zona 7
        (44) 3032-9150
      • Chicago | USA
        222 Merchandise Mart
        Plaza Suite 1225
        Chicago - Illinois - 60654
      Objective
      Todos os direitos reservados
      -
      Objective Solutions 2020 | Política de privacidade >

      Ao navegar neste site, você concorda que podemos armazenar e acessar cookies em seu dispositivo. Isto permitirá que você acesse completamente todas as funcionalidades.

      Mais informações.
      Política de CookiesRedes SociaisRD StationGoogle AdsGoogle Analytics

      Política de Cookies

      Este site utiliza cookies e scripts externos para melhorar a sua experiência. A sua esquerda se especifica quais cookies e scripts são utilizados e como eles afetam a sua visita. Você pode alterar a sua configuração a qualquer momento.

      Para saber mais sobre a nossa Política de Privacidade, acesse: https://www.objective.com.br/politica-de-privacidade.

      Nota: Essa configuração só será aplicada ao navegador e dispositivos usados atualmente.

      NOTE: These settings will only apply to the browser and device you are currently using.

      Redes Sociais

      Cookies de redes sociais podem ser armazenadas no seu navegador enquanto você navega pelo blog, por exemplo, quando você usa o botão de compartilhar um artigo em alguma rede social.

      As empresas que geram esses cookies correspondentes as redes sociais que utiliza este blog tem suas próprias políticas de cookies:

      Cookie do Linkedin, segundo o disposto em sua Política de cookies.
      ->https://www.linkedin.com/legal/cookie-policy?trk=hp-cookies

      Cookie de Facebook, de acordo com o disposto em sua Política de cookies.
      ->https://www.facebook.com/policies/cookies/

      Cookie do YouTube, de acordo com o disposto em sua Política de cookies.
      ->https://policies.google.com/technologies/cookies?hl=pt

      Cookie de Instagram, segundo o disposto em sua Política de cookies.
      ->https://help.instagram.com/1896641480634370?ref=ig

      Cookie do Twitter, de acordo com o disposto em suas Regas e políticas
      ->https://help.twitter.com/pt/rules-and-policies/twitter-cookies

      Assim, as implicações de privacidade serão em função de cada rede social e dependem da configuração de privacidade que tenha nessa rede.

      Em nenhum caso podemos obter informações de identificação pessoal de cookies.

      RD Station

      O RD Station Marketing faz uso de cookies no navegador dos visitantes de cada cliente para conseguir monitorar comportamentos e otimizar a experiência de navegação.
      Para saber mais sobre os cookies utilizados, acesse: https://ajuda.rdstation.com.br/hc/pt-br/articles/360043909071-Orienta%C3%A7%C3%B5es-sobre-o-uso-de-cookies

      Google Ads

      O Google Ad sutiliza cookies para exibir anúncios personalizados neste site. Você pode desativar o uso do cookie DART através do anúncio do Google ou acessando diretamente este link https://support.google.com/adsense/troubleshooter/1631343?hl=pt-BR.

      Usamos empresas de publicidade de terceiros para veicular anúncios quando visita o nosso website. É possível que estas empresas utilizem a informação que recebem de suas visitas a este e a outros websites (sem incluir o seu nome, endereço, endereço de e-mail ou número de telefone) para lhe fornecer anúncios sobre produtos e serviços que lhe são de interesse.

      Ao usar este site, você concorda com o processamento de dados pelo Google na forma e para os fins indicados.

      Google Analytics

      Em particular, este site utiliza o Google Analytics, um serviço de análise web fornecido pela Google, Inc. com sede nos Estados Unidos, com sede em 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, ca 94043.

      Para a prestação destes serviços, o Google utiliza cookies que coletam informações, incluindo o endereço IP do usuário, que será transmitida, tratada e armazenada pelo Google nos termos fixados na web Google.com. Isso inclui a possível transmissão de tais informações a terceiros por motivos de exigência legal ou quando estes terceiros processem a informação por conta do Google.

      Para consultar o tipo de cookie utilizado pelo Google, além do cookie do Google+ e Google Maps na url abaixo:
      >>>https://policies.google.com/technologies/types?

      Ok, entendi!