< Insights

Veja como funciona um Sprint e quais suas características

  • Metodologias

Quando falamos de sprint, estamos tratando de uma prática que é amplamente utilizada em diversas áreas. Vindo do termo sprint, que significa correr com velocidade máxima em curta distância, essa prática está relacionada a um bom manejo de tempo para que o máximo de ideias e produtividade sejam colocadas em prática na realização de um projeto qualquer. Neste artigo, vamos relacionar melhor a funcionalidade e os elementos básicos de um Sprint em Scrum.

O que é Sprint em Scrum?

É muito comum o sprint ser utilizado na prática da leitura, por exemplo, evitando a fadiga literária. Estabelecendo períodos curtos de quinze a trinta minutos, os leitores reservam o maior foco possível para, dentro deste período, ler de forma concentrada quantas páginas forem possíveis. Com tempo e prática, esse processo se torna sempre mais fácil e gera maiores resultados. 

Assim, sprint trata-se de otimizar o momento para obter grandes resultados. Tendo o Scrum como base para aplicar a tática de sprint, temos um cenário em que a agilidade integra os processos de planejamento, priorização, revisão e retrospectiva.

Agora, aplicando esse pensamento ao Scrum, vemos que trata-se de um framework para entregar, dentro de ciclos, o avanço nas metas de desenvolvimento de software, buscando agregar o maior valor possível ao produto dentro dos espaços de tempo que servem para otimizar a produção em equipe, com cada etapa sendo crucial para o resultado. 

Como o conhecimento sobre scrum sprint pode levar seus projetos além.

Como realizar um Sprint?

Para a realização de um Sprint, alguns componentes são indispensáveis na composição da equipe: o product owner, scrum master e o scrum team. Vejamos cada um deles a seguir: 

Product Owner

Product Owner (PO) é o integrante que está guiando a equipe conforme as necessidades apresentadas pelos interessados, com uma visão macro do produto, mantendo sempre o backlog do sprint em mente, incentivando e tomando decisões que levem à entrega máxima do time. Por isso, conhecimento sobre negócios e manejo de pessoas é essencial para um bom PO. 

Scrum Master

Já o Scrum Master (SM) é a pessoa que atua diretamente com o time, mantendo o incentivo e buscando sempre uma boa performance por parte da equipe durante os daily scrums. Presta serviço ao PO, ao time e à organização. Assim, é necessário ser atento e um bom facilitador de processos para ser um SM. 

Scrum Team

E a Scrum Team é a equipe de programadores. O grupo que está diretamente realizando os trabalhos de implementação de valor ao software sendo desenvolvido e aqueles que buscam sempre atingir as metas decididas em conjunto com o Product Owner e Scrum Master. O time mantém sempre em dia as metas estabelecidas e trabalha em conjunto para tomar decisões dentro do sprint.

Veja como funciona o Sprint e quais são as características

Para o desenvolvimento e estruturação de um Sprint, as etapas anteriores ao início do projeto são essenciais para garantir o sucesso da operação. O estabelecimento de metas a serem cumpridas, sempre dentro de um período de tempo predeterminado, repetidamente, em ciclos diários, é essencial para a agregação de valor ao projeto a ser desenvolvido. 

Os diferentes eventos a serem organizados são: planning, execução, review e retrospectiva. Mas afinal, o que cada uma dessas etapas tem de tão importante para a realização bem-sucedida de um Sprint em Scrum? Vamos ao passo a passo: 

Passo 1

Partindo do início com o sprint planning, o time que irá desenvolver o software precisa entender qual o objetivo do Sprint, informado pelo PO. Não é necessário estabelecer o passo-a-passo, tão pouco quem é o responsável por cada passo durante este planejamento. Trata-se de uma grande reunião para planejar os próximos passos, com todos os itens do backlog de produtos em mãos e listados para serem levados ao próximo passo: o sprint backlog

A segunda parte desse passo foca no time conversar qual a melhor forma de atingir o resultado acordado para o Sprint, talvez criando um passo-a-passo. Novamente, não é necessário atribuir um responsável para cada passo neste momento.

A saída deste passo é o Sprint Backlog, com os itens que serão trabalhados durante o timebox.

Passo 2

Com as informações do Sprint Backlog em mãos, o segundo passo é a execução. Este passo tem um tempo delimitado, podendo ser de 1 a 4 semanas, e é onde o time cria o incremento. Também são feitas reuniões diárias – as daily scrums.

Passo 3

Após todos os passos organizados, distribuídos e realizados, o sprint review confere a todos uma visão geral do que foi realizado pela equipe para agregar valor ao produto desenvolvido. Com a participação do time e do cliente, essa finalização confere um feedback ao projeto quanto à última entrega. Esse é o momento de entrega sobre tudo que foi realizado durante o período de scrum.   

Mas afinal, em quanto tempo ocorre a realização deste sprint scrum? Bem, os ciclos de sprint têm   em média de duas a quatro semanas, geralmente fechando um mês desde a concepção até a entrega final. Mas dentro desse mês, o time realiza sprints diários que compõem a tarefa como um todo. Como foi dito anteriormente, essa é uma metodologia dentro dos agiles, então tudo se baseia em uma organização para melhor uso do tempo em cada passo do desenvolvimento. 

Finalizando o Sprint  

Após todo esse trabalho realizado, ocorre o fechamento com a retrospectiva do Sprint, um momento para se analisar todo o caminho que levou até a entrega do produto final e, então, baseado nisso, concluir erros, acertos e possíveis melhorias a serem feitas em projetos futuros.  

Com tudo isso em mente, deve ter ficado mais claro tudo que o Sprint representa para o processo de uma equipe de desenvolvedores. Dentro da metodologia ágil, essa é uma que, caso se encaixe bem com o modo de trabalho da equipe, pode gerar ótimos resultados. Como qualquer outra, a prática e a constante reavaliação dos processos é essencial para que, cada vez mais, as entregas evoluam e sejam realizadas com mais facilidade por todos. Assim, o Sprint  não agrega valor apenas ao produto, mas também aos profissionais envolvidos no processo.

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.