< Insights

Metodologia Scrum: saiba como aplicá-la e seus diferenciais

  • Metodologias

A execução de um projeto é um processo que exige muito planejamento e dedicação. Entre os inúmeros requisitos, prazos apertados e custos definidos, é preciso saber lidar com possíveis imprevistos e adaptar o andamento do projeto de acordo com a sua realidade. Ser capaz de superar os desafios impostos é a chave para o sucesso. Com foco nesse objetivo, a metodologia Scrum foi desenvolvida como uma solução para esse cenário.

Essa metodologia tem como objetivo fazer com que a empresa seja mais competitiva, otimizando os processos e gerando resultados mais expressivos.

Para esclarecer todas as suas dúvidas, continue a leitura deste post, confira as principais informações sobre o assunto e entenda o que é o Scrum, como é a sua aplicação e quais são os benefícios dessa metodologia.

O que é a metodologia Scrum?

Antes de explicarmos o que é Scrum, é importante ressaltarmos que não se trata apenas de uma técnica, de processo ou de um método definitivo. Ele é um framework simplificado, desenvolvido como forma de gerar resultados mais expressivos durante o desenvolvimento de produtos.

Ele contém conceitos práticos e ferramentas necessárias para a gestão de projetos de forma mais prática e ágil. O Scrum foi desenvolvido inicialmente como meio de atender projetos de desenvolvimento de programas, mas se tornou também uma peça-chave para a realização de projetos de outras naturezas.

O uso dessa metodologia é essencial para potencializar o trabalho dos times, servindo também como meio de qualificar as entregas de maneira mais eficiente. Podemos afirmar, portanto, que o Scrum não é uma forma de seguir à risca uma série de etapas em determinada sequência: ele é utilizado como maneira de potencializar a organização e a gestão das tarefas realizadas pela empresa, como os projetos de desenvolvimento de sistemas e softwares.

Como meio de formar uma base sólida para inserir as atividades particulares de gestão da empresa de acordo com a sua realidade, o framework Scrum consegue reunir os principais elementos essenciais para o sucesso desse processo.

O Scrum faz parte das metodologias ágeis e é mais utilizado por profissionais especializados no desenvolvimento de sistemas e softwares. Todo o processo é feito por meio de ciclos de atividades — chamados de sprint — que são planejados com antecedência. Aqui, as tarefas têm um período predefinido para serem realizadas pelos times.

Cada sprint tem um tempo máximo de um mês, podendo variar para menos dependendo do seu contexto. Além disso, podemos considerá-las uma timebox. Isso significa que as sprints são um evento que tem uma duração fixa dentro do planejamento geral.

Para alcançar resultados mais expressivos, cada sprint deve ter bem definidas, as principais atividades que serão realizadas, o tempo de entrega e o papel de cada membro envolvido no processo.

Apesar de ser fácil de entender o conceito da metodologia Scrum, esse processo traz o grande desafio de dominá-lo completamente. Existem alguns termos importantes, e é preciso dominá-los para entender completamente essa metodologia e aplicá-la na sua gestão de projetos. Alguns deles são:

imagem com destaque para os termos usados no scrum que é preciso ter conhecimento "product backlog, release backlog. spront backlog, product owner, scrum master, team"

Como o seu negócio pode se beneficiar dessa metodologia?

Agora que você viu o que é a metodologia Scrum, vamos apontar quais são os principais benefícios de utilizá-la nos seus projetos e como a sua empresa pode sair ganhando com isso.

Planejamento mais otimizado

O planejamento é a etapa mais importante de qualquer projeto. Sem ele, você fica sem um norte sobre como vai ser o andamento de todo o processo, correndo o risco de sofrer prejuízos pela falta de uma organização adequada.

A metodologia Scrum é indispensável para auxiliar o seu planejamento. Com base nos ciclos de atividade programados, é possível alcançar o sucesso com mais praticidade. As etapas seguem um período determinado previamente, possibilitando ter mais controle sobre o andamento do projeto e gerando resultados mais expressivos no processo.

Redução de falhas

O uso da metodologia Scrum também é essencial para quem quer mais eficiência e agilidade nos projetos. Como esse processo inclui avaliações frequentes e testes sobre as diferentes etapas, é possível notar uma qualidade crescente ao longo do trajeto.

Isso gera resultados notáveis, como a redução de riscos e falhas. Assim, mesmo com a ocorrência de erros, é possível contornar a situação e aperfeiçoar as etapas seguintes. Além de minimizar esse tipo de ocorrência, é possível gerar resultados mais satisfatórios no processo.

Além disso, a busca constante pelo aprimoramento gera outros benefícios no processo. Isso acaba servindo como catalizador para o crescimento e para o desempenho dos seus times.

Melhoria contínua

Na metodologia Scrum, é possível contar com mais transparência durante a execução dos projetos. Existem ferramentas que facilitam esse processo, tornando a avaliação das etapas muito mais prática e eficiente.

Assim, é possível ter feedbacks constantes à disposição — que são práticas valiosas na metodologia Scrum. Isso permite contribuir para uma melhoria contínua, com o objetivo de conquistar um desempenho superior. Além disso, esse processo garante que as etapas seguintes sejam aprimoradas.

Isso acontece porque, ao final de cada ciclo, é realizada uma reunião para avaliar o desempenho e identificar pontos que precisam de melhorias.

Entrega contínua de valor

A priorização dos pontos essenciais de cada projeto é indispensável para agregar valor ao produto final. Por isso, o Scrum se torna uma peça-chave durante todo o processo, servindo como catalizador na entrega contínua de valor.

Os ciclos são etapas importantes para otimizar a percepção geral sobre todo o projeto. Com isso, é possível ter um escopo mais refinado sobre o aprimoramento do valor agregado nos serviços prestados.

Mais adaptabilidade às mudanças

A metodologia Scrum gera ótimas possibilidades para as empresas quando se trata da realização de projetos. Ao contrário dos outros métodos, em que as mudanças não são vistas com olhares positivos, aqui, a capacidade de adaptação é um fator incrível.

Assim, é possível contar com mais flexibilidade, adaptando os projetos a novas situações e demandas. Isso garante a possibilidade de alterar as prioridades e ter mais precisão na hora de realizar uma mudança, evitando que todo o processo seja comprometido.

Descentralização das informações

Outro ótimo benefício da metodologia Scrum é o dinamismo que ela providencia sobre o conhecimento das etapas do projeto. Isso dá aos envolvidos uma visão mais ampla sobre o andamento de cada parte do processo, sem a concentração de informações em um único ponto.

Isso permite que os integrantes trabalhem em equipe, dando abertura para sugestões de melhorias no processo. É importante, portanto, que todos os envolvidos estejam conscientes das informações relacionadas ao projeto.

Agora você já sabe os principais diferenciais da metodologia Scrum! Existem outros métodos ágeis, como o Kanban, que funciona de forma exemplar em diferentes contextos e que conta com benefícios similares aos apresentados aqui.

Contar com um auxílio especializado é muito importante nessa hora. Em nossas consultorias para implementação de metodologias ágeis, sempre identificamos o cenário que a empresa se encontra para que seja aplicado ou adaptado a melhor prática, podendo ser a metodologia Scrum ou outras, desde que sejam aplicadas de forma correta, garantindo o sucesso de seus projetos.

Sugira um artigo

    Para enviar o formulário é necessário o aceite das políticas.

    Insights do nosso time

    Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.