< Insights

O que é Kanban e seus benefícios

  • Metodologias

Dentro do universo das Metodologias Ágeis, existem diversos frameworks possíveis de serem trabalhados. Um deles é o Kanban, apontado como um dos métodos mais utilizados pelo 10º reporte anual do estado ágil. E é sobre ele que vamos falar neste artigo.

O que é o Método Kanban 

O Kanban é um conjunto de conceitos e práticas para um approach efetivo e evolucionário de melhoria de maturidade de organizações.

Foi desenvolvido dentro do Sistema Toyota de Produção na década de 70, pelo gerente da empresa Toyota no Japão, Taiichi Ohno, com o objetivo ter um sistema de produção diferente da convencional produção em massa.

Segundo o próprio Ohn, o Kanban foi inventado neste período por conta do seguinte fator: “a principal preocupação era como produzir mercadorias com alta qualidade e ajudar as empresas cooperantes neste sentido. Depois de 1995, contudo, a questão passou a ser como produzir a exata quantidade necessária. Então, depois da crise do petróleo, começamos a ensinar às empresas externas a como produzir mercadorias utilizando o sistema Kanban”.

Dado o cenário exposto, o Sistema Toyota de Produção, tem como base o Just in Time, um processo que tem como base eliminar desperdícios e entregar produtos com eficiência e eficácia. Os principais objetivos do Just in time são a melhoria contínua, e também, o ataque incessante aos desperdícios, através da qualidade e flexibilidade.

O Kanban utiliza de mapas visuais de processos e de regras de limitação para movimentação de itens de trabalho capaz de gerar um modelo mental compartilhado, onde membros de uma equipe podem colaborar para fazer o trabalho fluir, para se organizar, tomar decisões e para evoluir o seu próprio processo de trabalho continuamente.

O Kanban tem o intuito de garantir que os processos da produção ocorram com eficiência, eficácia e, também, produzam produtos e serviços conforme esperado pelos consumidores. Confira os principais benefícios da metodologia.

Benefícios do Kanban

O Kanban é um dos frameworks mais utilizados por quem busca implantar Metodologias Ágeis. Mas existem grandes motivos para isto. Confira os benefícios do Kanban:

● Fluxo Puxado

As atividades em progresso são limitadas. Itens em progresso devem sair antes que novos itens entrem. O processo se torna “puxado” pela abertura de capacidade ao invés de “empurrado”, o que ocorre quando a capacidade é ignorada.

● Colaboração para fazer o trabalho fluir

A visibilidade e o fluxo “puxado” estimulam novos modelos de colaboração na equipe. Esta se organiza para fazer o trabalho fluir. Um fluxo contínuo de entrega de valor é criado, tornando o sistema de trabalho mais enxuto, previsível e adaptável.

● Melhoria Contínua

O mapa de trabalho, aliado às conversações frequentes atreladas a ele, fazem com que o ambiente de trabalho esteja mais suscetível a mudanças e a experimentações de novas formas de se trabalhar.
Esses experimentos funcionam como uma espécie de “seleção natural”, onde as práticas, regras e comportamentos que funcionam são absorvidas, enquanto aquelas que se provam ineficientes são eliminadas.

● Métricas

Muito ligadas à questão da “melhoria contínua”, as métricas são fundamentais para que seja possível avaliar se uma mudança levou a uma melhora ou não.

Aqui vale a máxima: “não se pode melhorar o que não se pode medir”. Sendo assim, em projetos kanban devem ser adotadas métricas para avaliar a evolução do modelo. Só para dar um exemplo de métricas do Kanban:

Lead time médio: É o tempo, geralmente em dias, desde o início de uma história até a sua entrega.
X
Throughput: É a quantidade de tarefas entregues em um determinado período de
tempo

Vale ressaltar que você não precisa – e nem deve – ficar preso apenas ao método Kanban, ou seguir suas regras nos mais mínimos detalhes. Há muitos meios de se dar um boost nos processos de desenvolvimento de softwares, portanto, a nossa dica é que você leve em consideração os aspectos únicos do seu negócio para escolher a metodologia que mais se adequa ao seu negócio.

Ah, antes de tomar a decisão final, leia alguns livros sobre Kanban e converse com especialistas no assunto, de forma que seja possível ver na prática como funciona as Metodologias Ágeis.

Se você está no processo de implantação do Kanban, mas ainda encontra desafios na mudança cultural da sua empresa ou equipe, fale com nossos especialistas e veja como podemos te ajudar.

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.