Objective Objective
Menu
  • Soluções
    • CRM e Billing
    • Squads Ágeis
    • Experiência do Usuário & Design
    • DXP Liferay
    • Salesforce
  • Consultoria
    • Agilidade
    • Design Thinking e Inovação
    • DevOps
    • Testes automatizados
  • Insights
  • Quem somos
    • Institucional
    • Por que Objective?
  • Histórias de sucesso
  • Carreira
Objective Objective
Objective Objective
  • Soluções
    • CRM e BillingOtimize custos e evolua a gestão do seu faturamento recorrente com um CRM & Billing completo, robusto e customizado
      Saiba mais >
    • Experiência do Usuário & DesignCrie a melhor experiência para seus clientes através de metodologias colaborativas com nosso time especialista em UX e UI
      Saiba mais >
    • Squads ÁgeisSquads ágeis gerenciadas com metodologia Objective para inovação, sustentação de legados, transformação digital e mais
      Saiba mais >
    • DXP LiferayAumente vendas e engajamento de clientes e colaboradores com experiências omnichannel personalizadas
      Saiba mais >
    • SalesforceExtraia o máximo de benefícios da melhor plataforma de CRM com projetos de implantação e customização do Salesforce
      Saiba mais >
  • Consultoria
    • AgilidadeProve o valor da agilidade com uma cultura de adaptação contínua para atender à velocidade da transformação nos negócios
      Saiba mais >
    • DevOpsAcelere as entregas da área de TI e o Go To Market com um elevado grau de qualidade com consultoria especializada em DevOps
      Saiba mais >
    • Design Thinking e InovaçãoCrie estratégias para produtos ou serviços altamente relevantes para seus clientes focando em suas necessidades e desejos através de técnicas de Design Thinking conduzidas por uma consultoria especializada em conjunto com os seus stakeholders.
      Saiba mais >
    • Testes automatizadosConsultoria de Testes Automatizados e Qualidade de Software para maior agilidade e qualidade no desenvolvimento
      Saiba mais >
  • Insights
  • Quem somos
    • InstitucionalSomos uma multinacional brasileira criada por amigos desenvolvedores e consolidada com a soma de mais 300 especialistas
      Saiba mais >
    • Por que Objective?Nossa missão é construir relacionamentos duradouros, indo além de contratos comerciais com qualidade além das entregas
      Saiba mais >
  • Carreira
< Insights

Aplicação da metodologia Scrum em diversos cenários

  • Metodologias
28/10/2020

Já pensou que a metodologia Scrum não é única e exclusiva para projetos? Apesar de ela ser uma prática comumente utilizada para projetos, é possível aplicar Scrum em outros contextos, como nas tarefas do dia a dia. 

Neste artigo vamos trazer o Scrum sendo aplicado em algo que muitos amam: restaurantes! 

Vamos chamar nosso estudo de restaurante ágil, onde o cliente monta o seu prato de acordo com os ingredientes disponíveis no cardápio.

Para os amantes de alterações em pratos será possível realizar esse tipo de pedido no restaurante ágil, afinal Scrum é experimentação. Esse será um artigo introdutório e diferente.

Os papéis do Scrum

Para conseguir entender como é possível aplicar a metodologia Scrum em um restaurante, vamos começar com os papéis.

Hells Kitchen GIF

O Product Owner, ou PO, é a pessoa responsável por realizar a interface entre a área de negócios, entendendo suas necessidades e priorizando de acordo com as métricas da empresa, o que será entregue em cada sprint. 

Parece simples, mas o PO deve passar com clareza a informação que recebe de negócios ao time de desenvolvimento. No restaurante, o PO seria como o garçom, anotando o pedido do cliente.

Também é função do garçom/PO explicar ao seu cliente características daquele pedido que podem não estar claras, seja o apimentado do molho ou a ausência de um ambiente de teste que pode estender a duração do projeto. 

Digamos que o cliente opta por trocar em seu prato as batatas por purê.Se o PO não passar as informações com clareza ao Chef e aos Cozinheiros o cliente receberá seu prato com batatas! Isso gerará retrabalho e desconforto e é papel do PO entender e explicar com clareza.

Outro importante membro é o Scrum Master, ou SM. Ele é responsável por realizar as cerimônias definidas pela metodologia, acompanhar os projetos e apoiar a equipe em suas necessidades, sendo um facilitador. No restaurante ele seria simbolizado pelo Chef, onde ele junto aos cozinheiros devem entregar os pratos dos clientes de uma mesa ao mesmo tempo.

Entenda que o Chef é o responsável por acompanhar os pedidos de cada mesa, sendo essa uma sprint. Ele entenderá junto ao PO a solicitação do cliente, nesse caso ele quer purê e, junto aos cozinheiros, entregará o prato conforme esperado. 

Já o time de desenvolvimento é responsável pela entrega da funcionalidade, tal qual os cozinheiros serão responsáveis pelo prato. Junto ao SM eles mensuram o que é possível entregar em cada sprint.

Bem, os cozinheiros precisam entender muito bem os itens do menu, para quando o prato for pedido, esse ser montado de acordo com o solicitado pelo cliente. Forma, quantidade, temperatura, mudanças no cardápio. Tudo deve ser bem analisado e compreendido, para que a entrega supra o que foi solicitado no pedido inicial, compreendendo todas as mudanças de forma tranquila.

As cerimônias do Scrum

Através das cerimônias do Scrum conseguimos ver e entender o que cada pessoa está fazendo, as dificuldades e as melhorias contínuas no processo, todas as informações e suas respectivas entregas. 

Como as cerimônias se aplicariam ao restaurante? Continue lendo que você vai entender, e verá a importância delas, tanto na metodologia Scrum quanto no dia a dia e no restaurante.

O que é Sprint

Iniciemos com a Sprint. A Sprint é uma das cerimônias que possuem, comumente, um time box onde cada funcionalidade é entregue à área de negócios. 

Considere a sprint como o tempo que o cliente vai aguardar para receber seu prato principal, a priorização da ordem das entregas é definida pelo PO. Se o garçom anotou uma mesa antes da sua, não tem segredo, você receberá seu prato depois que eles entregarem a sprint anterior.

Sprint Planning no Scrum

Como sabemos o que será entregue na Sprint? Neste momento entra a Sprint Planning, que é onde o PO anota as funcionalidades (pratos) solicitados pela área de negócio (cliente). 

Através de uma reunião, é explicado o que foi solicitado e o time de desenvolvimento, junto ao SM, diz o que é possível ou não entregar naquela Sprint.

Entendendo como isso se aplica ao restaurante, não é possível entregar um prato onde ele solicita que o feijão seja branco e o arroz preto dentro de uma Sprint, se os itens já não estiverem no menu. 

Outro exemplo é a ordem das entregas da Sprint onde, aplicada a situação do restaurante, o garçom pode trazer o suco primeiro, depois a entrada, seguido do prato principal e, por fim, a sobremesa. Mas dependendo do desempenho do time/cozinheiros, ele consegue trazer tudo junto.

Daily no Scrum

Uma das cerimônias mais tradicionais é a daily, ou reunião diária, onde o time de desenvolvimento e o SM reportam o que foi feito, o que será entregue no dia e quais são os impeditivos ou problemas encontrados para concluir a entrega. 

Pense que, dentro da cozinha do restaurante, uma “daily” acontece a todo momento. O SM/chef está sempre perguntando o andar das entregas, para conseguir reportar ao PO/garçom e o time de desenvolvimento/ cozinheiros está a todo momento informando o andamento de tudo e, se encontram alguma dificuldade, essa é reportada.

Sprint Review no Scrum

Continuando com esse rápido descritivo das cerimônias da metodologia Scrum, temos a Sprint Review, onde todos são reunidos para falar a respeito do que foi entregue durante a Sprint e, caso necessário, adaptar o produto a ser entregue.

No restaurante, isso acontece a cada mesa entregue, indicando que finalizou a entrega e reportando o sucesso ou algum problema que foi encontrado.

Também pode ocorrer na finalização da refeição, quando os clientes informam seus elogios ou críticas, sugestões ou considerações finais antes de pagar, pedir a sobremesa ou simplesmente ir embora. Após essas opiniões, analisa-se o que é necessário adaptação ou melhoria para a próxima Sprint/refeição.

Retrospectiva no Scrum

E, finalmente, a retrospectiva! A retrospectiva no Scrum seria como o fim do expediente, no qual todos se reúnem para falar o que foi feito, o que devem continuar fazendo ou parar de fazer, sugerir melhorias para o próximo projeto ou próximo expediente do restaurante.

Muito parecida com as reuniões com chef, garçons e cozinheiros que ocorre no início e/ou fim do expediente.

Refinamento no Scrum

Aí você me pergunta, mas e o refinamento? Na metodologia Scrum temos o refinamento do que será entregue para estimar cada Sprint.

O cardápio do restaurante é a cerimônia de refinamento, onde todos os pratos são quebrados em pequenas partes para melhor compreensão dos envolvidos. Assim, o PO sabe exatamente o que será entregue para a área de negócios, os desenvolvedores sabem o que fazer e o SM sabe o que ele tem que coordenar.

Continuando no exemplo do restaurante, o resultado de algumas Reviews/Retrospectivas podem alterar o cardápio, tal qual a cerimônia de refinamento pode alterar o modus operandi do time.

“Próximo pedido??”

Agora que exemplificamos como funciona a metodologia Scrum em cenários outside IT, entendemos que claramente ela não se aplica somente a projetos, e sim a outras situações do dia a dia. 

Então, por que você não tenta aplicar isso ao seu negócio, ou em sua casa? Lembrando que metodologias não são ditatoriais, você pode utilizar-se das melhores práticas dela.

Da próxima vez que for a um restaurante, um café, uma loja ou um bar, lembre desse artigo e pense em como funciona a metodologia Scrum no contexto encontrado. Aproveito para compartilhar um eBook sobre os principais frameworks do ágil: “Kanban, Scrum e XP: da teoria à prática”


Fontes das imagens:
(1) mundo-nipo.com
(2) blog.isybuy.com
(3) restaurateurnews.com
(4) ugsrp.com

Fontes dos gifs:
(1) ghiphy.com
(2) pinterest.com

Sobre o autor

Consultora Àgil Deborah Colombari
Agile Coach na Objective, trabalha há quase 10 anos em gerenciamento de projetos com diferentes modelos, como Scrum, PMI e ITIL. Atua em diversas posições nacional e internacionalmente.
Deborah Colombari
Consultora Ágil |
0

Sugira um artigo

    Para enviar o formulário é necessário o aceite das políticas.

    Insights do nosso time

    Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.
    Tela de computador aberta em uma reunião, ao lado a escrita " Dicas para daily meeting distribuídas"
    • Metodologias
    Dicas para Daily Meeting distribuídas
    Saiba mais >
    Pessoas em uma reunião e ao lado a escrita "Aplicação da metodologia Scrum em diversos cenários"
    • Metodologias
    Aplicação da metodologia Scrum em diversos cenários
    Saiba mais >
    Vários post-its colados em uma parede e ao lado a escrita "Metodologia Scrum: saiba como aplicá-la e seus diferenciais"
    • Metodologias
    Metodologia Scrum: saiba como aplicá-la e seus diferenciais
    Saiba mais >
    Cadastre-se e receba mais insights do nosso time!

    Cadastre-se e receba mais insights do nosso time


      Para enviar o formulário é necessário o aceite das políticas.

      Acompanhe

      • /in/objectivebr
        /in/objectivebr
      • objectivebr
        objectivebr
      • @objectivebr
        @objectivebr
      • Objective Solutions
        Objective Solutions

      Links úteis

      • Software >
      • Consultoria >
      • CRM e Billing >
      • Histórias de sucesso >
      • Entre em contato >
      • Insights >
      • Carreira >
      • Institucional >
      • Porque Objective >

      Nossos escritórios

      • São Paulo | SP
        R.: Peixoto Gomide, 996
        6º and. - Cerqueira César
        (11) 3139-1900
      • Curitiba | PR
        Av.: João Gualberto,1740
        9º andar - Juvevê
        (41) 3122-9100
      • Maringá | PR
        Horácio Racanello, 5355
        Sl 1 - Zona 7
        (44) 3032-9150
      • Chicago | USA
        222 Merchandise Mart
        Plaza Suite 1225
        Chicago - Illinois - 60654
      Objective
      Todos os direitos reservados
      -
      Objective Solutions 2020 | Política de privacidade >

      Ao navegar neste site, você concorda que podemos armazenar e acessar cookies em seu dispositivo. Isto permitirá que você acesse completamente todas as funcionalidades.

      Mais informações.
      Política de CookiesRedes SociaisRD StationGoogle AdsGoogle Analytics

      Política de Cookies

      Este site utiliza cookies e scripts externos para melhorar a sua experiência. A sua esquerda se especifica quais cookies e scripts são utilizados e como eles afetam a sua visita. Você pode alterar a sua configuração a qualquer momento.

      Para saber mais sobre a nossa Política de Privacidade, acesse: https://www.objective.com.br/politica-de-privacidade.

      Nota: Essa configuração só será aplicada ao navegador e dispositivos usados atualmente.

      NOTE: These settings will only apply to the browser and device you are currently using.

      Redes Sociais

      Cookies de redes sociais podem ser armazenadas no seu navegador enquanto você navega pelo blog, por exemplo, quando você usa o botão de compartilhar um artigo em alguma rede social.

      As empresas que geram esses cookies correspondentes as redes sociais que utiliza este blog tem suas próprias políticas de cookies:

      Cookie do Linkedin, segundo o disposto em sua Política de cookies.
      ->https://www.linkedin.com/legal/cookie-policy?trk=hp-cookies

      Cookie de Facebook, de acordo com o disposto em sua Política de cookies.
      ->https://www.facebook.com/policies/cookies/

      Cookie do YouTube, de acordo com o disposto em sua Política de cookies.
      ->https://policies.google.com/technologies/cookies?hl=pt

      Cookie de Instagram, segundo o disposto em sua Política de cookies.
      ->https://help.instagram.com/1896641480634370?ref=ig

      Cookie do Twitter, de acordo com o disposto em suas Regas e políticas
      ->https://help.twitter.com/pt/rules-and-policies/twitter-cookies

      Assim, as implicações de privacidade serão em função de cada rede social e dependem da configuração de privacidade que tenha nessa rede.

      Em nenhum caso podemos obter informações de identificação pessoal de cookies.

      RD Station

      O RD Station Marketing faz uso de cookies no navegador dos visitantes de cada cliente para conseguir monitorar comportamentos e otimizar a experiência de navegação.
      Para saber mais sobre os cookies utilizados, acesse: https://ajuda.rdstation.com.br/hc/pt-br/articles/360043909071-Orienta%C3%A7%C3%B5es-sobre-o-uso-de-cookies

      Google Ads

      O Google Ad sutiliza cookies para exibir anúncios personalizados neste site. Você pode desativar o uso do cookie DART através do anúncio do Google ou acessando diretamente este link https://support.google.com/adsense/troubleshooter/1631343?hl=pt-BR.

      Usamos empresas de publicidade de terceiros para veicular anúncios quando visita o nosso website. É possível que estas empresas utilizem a informação que recebem de suas visitas a este e a outros websites (sem incluir o seu nome, endereço, endereço de e-mail ou número de telefone) para lhe fornecer anúncios sobre produtos e serviços que lhe são de interesse.

      Ao usar este site, você concorda com o processamento de dados pelo Google na forma e para os fins indicados.

      Google Analytics

      Em particular, este site utiliza o Google Analytics, um serviço de análise web fornecido pela Google, Inc. com sede nos Estados Unidos, com sede em 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, ca 94043.

      Para a prestação destes serviços, o Google utiliza cookies que coletam informações, incluindo o endereço IP do usuário, que será transmitida, tratada e armazenada pelo Google nos termos fixados na web Google.com. Isso inclui a possível transmissão de tais informações a terceiros por motivos de exigência legal ou quando estes terceiros processem a informação por conta do Google.

      Para consultar o tipo de cookie utilizado pelo Google, além do cookie do Google+ e Google Maps na url abaixo:
      >>>https://policies.google.com/technologies/types?

      Ok, entendi!