< Insights

Aplicação da metodologia Scrum em diversos cenários

  • Metodologias

Já pensou que a metodologia Scrum não é única e exclusiva para projetos? Apesar de ela ser uma prática comumente utilizada para projetos, é possível aplicar Scrum em outros contextos, como nas tarefas do dia a dia. 

Neste artigo vamos trazer o Scrum sendo aplicado em algo que muitos amam: restaurantes! 

Vamos chamar nosso estudo de restaurante ágil, onde o cliente monta o seu prato de acordo com os ingredientes disponíveis no cardápio.

Para os amantes de alterações em pratos será possível realizar esse tipo de pedido no restaurante ágil, afinal Scrum é experimentação. Esse será um artigo introdutório e diferente.

Os papéis do Scrum

Para conseguir entender como é possível aplicar a metodologia Scrum em um restaurante, vamos começar com os papéis.

Hells Kitchen GIF "what is going on?"

O Product Owner, ou PO, é a pessoa responsável por realizar a interface entre a área de negócios, entendendo suas necessidades e priorizando de acordo com as métricas da empresa, o que será entregue em cada sprint. 

Parece simples, mas o PO deve passar com clareza a informação que recebe de negócios ao time de desenvolvimento. No restaurante, o PO seria como o garçom, anotando o pedido do cliente.

Também é função do garçom/PO explicar ao seu cliente características daquele pedido que podem não estar claras, seja o apimentado do molho ou a ausência de um ambiente de teste que pode estender a duração do projeto. 

Digamos que o cliente opta por trocar em seu prato as batatas por purê.Se o PO não passar as informações com clareza ao Chef e aos Cozinheiros o cliente receberá seu prato com batatas! Isso gerará retrabalho e desconforto e é papel do PO entender e explicar com clareza.

Outro importante membro é o Scrum Master, ou SM. Ele é responsável por realizar as cerimônias definidas pela metodologia, acompanhar os projetos e apoiar a equipe em suas necessidades, sendo um facilitador. No restaurante ele seria simbolizado pelo Chef, onde ele junto aos cozinheiros devem entregar os pratos dos clientes de uma mesa ao mesmo tempo.

Entenda que o Chef é o responsável por acompanhar os pedidos de cada mesa, sendo essa uma sprint. Ele entenderá junto ao PO a solicitação do cliente, nesse caso ele quer purê e, junto aos cozinheiros, entregará o prato conforme esperado. 

Já o time de desenvolvimento é responsável pela entrega da funcionalidade, tal qual os cozinheiros serão responsáveis pelo prato. Junto ao SM eles mensuram o que é possível entregar em cada sprint.

Bem, os cozinheiros precisam entender muito bem os itens do menu, para quando o prato for pedido, esse ser montado de acordo com o solicitado pelo cliente. Forma, quantidade, temperatura, mudanças no cardápio. Tudo deve ser bem analisado e compreendido, para que a entrega supra o que foi solicitado no pedido inicial, compreendendo todas as mudanças de forma tranquila.

As cerimônias do Scrum

Através das cerimônias do Scrum conseguimos ver e entender o que cada pessoa está fazendo, as dificuldades e as melhorias contínuas no processo, todas as informações e suas respectivas entregas. 

Como as cerimônias se aplicariam ao restaurante? Continue lendo que você vai entender, e verá a importância delas, tanto na metodologia Scrum quanto no dia a dia e no restaurante.

O que é Sprint

Iniciemos com a Sprint. A Sprint é uma das cerimônias que possuem, comumente, um time box onde cada funcionalidade é entregue à área de negócios. 

Considere a sprint como o tempo que o cliente vai aguardar para receber seu prato principal, a priorização da ordem das entregas é definida pelo PO. Se o garçom anotou uma mesa antes da sua, não tem segredo, você receberá seu prato depois que eles entregarem a sprint anterior.

imagem de duas pessoas sentadas em uma mesa e um garçom vindo atendendo com um tablet na mão

Sprint Planning no Scrum

Como sabemos o que será entregue na Sprint? Neste momento entra a Sprint Planning, que é onde o PO anota as funcionalidades (pratos) solicitados pela área de negócio (cliente). 

Através de uma reunião, é explicado o que foi solicitado e o time de desenvolvimento, junto ao SM, diz o que é possível ou não entregar naquela Sprint.

Entendendo como isso se aplica ao restaurante, não é possível entregar um prato onde ele solicita que o feijão seja branco e o arroz preto dentro de uma Sprint, se os itens já não estiverem no menu. 

Outro exemplo é a ordem das entregas da Sprint onde, aplicada a situação do restaurante, o garçom pode trazer o suco primeiro, depois a entrada, seguido do prato principal e, por fim, a sobremesa. Mas dependendo do desempenho do time/cozinheiros, ele consegue trazer tudo junto.

Daily no Scrum

Uma das cerimônias mais tradicionais é a daily, ou reunião diária, onde o time de desenvolvimento e o SM reportam o que foi feito, o que será entregue no dia e quais são os impeditivos ou problemas encontrados para concluir a entrega. 

Pense que, dentro da cozinha do restaurante, uma “daily” acontece a todo momento. O SM/chef está sempre perguntando o andar das entregas, para conseguir reportar ao PO/garçom e o time de desenvolvimento/ cozinheiros está a todo momento informando o andamento de tudo e, se encontram alguma dificuldade, essa é reportada.

Sprint Review no Scrum

Continuando com esse rápido descritivo das cerimônias da metodologia Scrum, temos a Sprint Review, onde todos são reunidos para falar a respeito do que foi entregue durante a Sprint e, caso necessário, adaptar o produto a ser entregue.

No restaurante, isso acontece a cada mesa entregue, indicando que finalizou a entrega e reportando o sucesso ou algum problema que foi encontrado.

Também pode ocorrer na finalização da refeição, quando os clientes informam seus elogios ou críticas, sugestões ou considerações finais antes de pagar, pedir a sobremesa ou simplesmente ir embora. Após essas opiniões, analisa-se o que é necessário adaptação ou melhoria para a próxima Sprint/refeição.

Retrospectiva no Scrum

E, finalmente, a retrospectiva! A retrospectiva no Scrum seria como o fim do expediente, no qual todos se reúnem para falar o que foi feito, o que devem continuar fazendo ou parar de fazer, sugerir melhorias para o próximo projeto ou próximo expediente do restaurante.

Muito parecida com as reuniões com chef, garçons e cozinheiros que ocorre no início e/ou fim do expediente.

imagem com uma roda de sete pessoas que representam uma equipe de restaurante

Refinamento no Scrum

Aí você me pergunta, mas e o refinamento? Na metodologia Scrum temos o refinamento do que será entregue para estimar cada Sprint.

O cardápio do restaurante é a cerimônia de refinamento, onde todos os pratos são quebrados em pequenas partes para melhor compreensão dos envolvidos. Assim, o PO sabe exatamente o que será entregue para a área de negócios, os desenvolvedores sabem o que fazer e o SM sabe o que ele tem que coordenar.

Continuando no exemplo do restaurante, o resultado de algumas Reviews/Retrospectivas podem alterar o cardápio, tal qual a cerimônia de refinamento pode alterar o modus operandi do time.

“Próximo pedido??”

Agora que exemplificamos como funciona a metodologia Scrum em cenários outside IT, entendemos que claramente ela não se aplica somente a projetos, e sim a outras situações do dia a dia. 

Então, por que você não tenta aplicar isso ao seu negócio, ou em sua casa? Lembrando que metodologias não são ditatoriais, você pode utilizar-se das melhores práticas dela.

Da próxima vez que for a um restaurante, um café, uma loja ou um bar, lembre desse artigo e pense em como funciona a metodologia Scrum no contexto encontrado. Aproveito para compartilhar um eBook sobre os principais frameworks do ágil: “Kanban, Scrum e XP: da teoria à prática”

imagem com um celular e a frase para baixar um ebook "kanban, scrum e xp da teoria à prática" com botão de clique aqui e baixe gratuitamente

Fontes das imagens:
(1) mundo-nipo.com
(2) blog.isybuy.com
(3) restaurateurnews.com
(4) ugsrp.com

Fontes dos gifs:
(1) ghiphy.com
(2) pinterest.com

Sugira um artigo

    Para enviar o formulário é necessário o aceite das políticas.

    Insights do nosso time

    Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.