< Insights

10 Livros sobre Kanban para virar o seu mundo de ponta-cabeça

  • Metodologias

A minha jornada com Kanban começou em 2013 e, desde então, tenho lido vários livros sobre Kanban.

Neste post, vou listar 10 livros que acredito serem necessários para quaisquer pessoas do mundo Kanban ou que queiram entrar nele.

Divido esse post em 3 seções: Fundamentos, Praticando e Kanban e além. Os livros em cada uma das seções representam o modo como aprendi, minha opinião e observações sobre o método ao longo dos anos.

Livros sobre Fundamentos Kanban

A lista que segue são os livros que considero necessários para entender o que é o método Kanban e suas raízes.

Capa de quatro Livros sobre Kanban

1) Kanban – Successful Evolutionary Change for Your Technology Business – David J. Anderson

O primeiro livro não poderia ser outro senão este. Mais conhecido como “O livro azul”, tudo que você precisa saber sobre o Método Kanban está aqui.

Leitura obrigatória para qualquer pessoa que deseja entender o que é Kanban. Todos os princípios e práticas são descritos no livro junto com cases que te ajudam a entender o que David e sua equipe fizeram nas primeiras implementações de Kanban.

2) Lessons in Agile Management: On the road to Kanban – David J. Anderson

O primeiro livro detalha o Método Kanban; já este, conta ao leitor como David o construiu. Esse livro sobre Kanban é um compilado de posts de seu antigo blog, com algumas observações mais recentes em alguns deles.

É a história do Kanban escrita em papel e caneta. Conceitos, princípios, teorias, pessoas, situações e experiências que inspiraram David a criar o Método Kanban estão neste livro.

Portanto, se seu interesse é saber de onde o método se originou, esse é o livro pra você.

3) The Goal – Eliyahu M. Goldratt

Este livro mudou minha vida. O autor de forma simples e brilhante mostra a jornada do protagonista a aprender uma nova forma de gerenciar sua fábrica para salvá-la da falência iminente.

Usando o método Socrático, o protagonista é guiado por um mentor que vai progressivamente o auxiliando em sua jornada. Se você deseja entender o que é a Teoria das restrições e como usá-la, esse é o livro pra você.

4) The Principles of Product Development Flow – Donald G. Reinertsen

A bíblia do Fluxo. Tudo que você precisa saber sobre desenvolvimento de produtos Lean está neste livro.

Conceitos como custo do atraso, WSJF, teoria das filas, variabilidade no fluxo, tamanho de lote e um framework econômico que te ajuda a tomar decisões embasadas com dados andam lado a lado com o método Kanban.

O livro é estruturado em capítulos e princípios que fazem com que a navegação pelo conteúdo seja rápida e fluida.

Livros para práticas Kanban

imagem dividida entre três capas de livros sobre KanbanA lista que segue contém livros sobre Kanban que me ajudaram a introduzir e colocá-lo em prática.

5) Kanban in Action – Joakim Sunden & Marcus Hammarberg

O primeiro livro prático de Kanban que li. Oferece dicas rápidas, fácil de ler e recheado de práticas que você pode começar na segunda-feira.

Os autores contam histórias de experiências que tiveram introduzindo Kanban e os resultados que tiveram. É um bom livro pra começar.

6) Kanban from the inside – Mike Burrows

Este livro me fez olhar para o Método Kanban de um ângulo diferente. Mike introduziu os valores do Kanban nesse livro até então não presentes em nenhuma literatura.

A seção do livro mais interessante é a última, sobre STATIK. Na época que o livro foi lançado não existia muito conteúdo sobre o tema. Ele ensina a como rodar um workshop STATIK em um serviço, insights poderosos podem sair dessa leitura.

7) Practical Kanban – Klaus Leopold

Klaus Leopold compilou vários conceitos e princípios do Kanban em seu livro para dar uma base ao leitor, mas a pérola escondida de seu livro está no final.

Sua proposta de melhoria contínua na organização usando os Flight Levels é brilhante, assim como a prática de Block Clustering e sua parceria com Daniel Vacanti sobre previsibilidade.

Livros sobre Kanban além do básico

A lista que segue é composta por livros sobre Kanban que considero levarem-no a outros patamares. Aqui falaremos sobre coisas que transcendem o método.

Imagem dividida em três capas de livros sobre Kanban que abordam o Kanban Maturity Model

8) Kanban Maturity Model – Theodora Bozheva & David J. Anderson

Modelo de maturidade Kanban ou KMM é relativamente novo. Foi lançado esse ano, mas suas raízes datam dos primeiros anos de Kanban.

Todo seu conteúdo é puramente baseado em experiências e cases vistos no mundo real por coaches e treinadores Kanban.

É uma ferramenta extremamente útil para coaches Kanban e provê ações práticas como: introduzir novos conceitos e aparar as arestas dos que já estão em funcionamento.

9) Great Boss Dead Boss – Ray Immelman

Ao longo dos anos posso dizer que poucos livros me fizeram mudar a forma como vejo o mundo. Esse foi um deles. O trabalho de Ray sobre o tribalismo e como afeta as nossas vidas em comunidade é brilhante.

O livro usa o método Socrático assim como “A Meta de Goldratt”. O protagonista tem um mentor que o apresenta a uma nova forma de lidar com os conflitos internos da fábrica para salvá-la do fechamento.

10) AntiFragile – Nicholas Nassim Taleb

Antifrágil é um dos livros da série Incerto, junto com: Black Swan, Bed of Procrustes e Fooled by Randomness. Antifragilidade é o ponto onde ganhamos por fatores estressantes e eventos que causam danos ao nosso ambiente.

De acordo com o livro, deveríamos buscar mais do que apenas sermos resilientes ou robustos. Assimetrias, concavidade e convexidade são conceitos muito interessantes que são detalhados no livro.

Chegamos ao fim da lista de livros sobre Kanban. Se você, leitor, pegar um livro dessa lista para ler, sinto que meu objetivo foi cumprido!

Tem mais alguma sugestão de livros sobre Kanban para compartilhar? Deixe seu comentário abaixo.

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.