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Kanban Maturity Model: objetivos, níveis de maturidade e benefícios

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O Kanban Maturity Model (KMM) é um guia que conecta valores culturais e práticas de gestão dentro do contexto atual da empresa para direcionar os esforços para um nível mais alto de performance de forma alinhada com os objetivos de negócios da organização.

As empresas que adotam o Kanban Maturity Model têm o objetivo de evoluir em suas boas práticas e seus sistemas de produção, tornando-os melhores e mais fluídos. 

Ou seja, elas querem evoluir em seus processos de negócios. Por meio dele, as empresas identificam seu nível de maturidade e aplicam práticas que são adequadas para determinado cenário. Assim, com o passar do tempo e amadurecimento, adota-se novas práticas. 

Com base em três pilares – cultura, práticas e resultados -, o KMM sugere práticas após a primeira análise, que permitem modificar a cultura e os resultados de forma evolutiva para a empresa.

Quanto mais madura a empresa está em relação aos três pilares do KMM, menor é o seu risco diante do mercado e maior a qualidade do seu produto ou serviço, e por consequência, maior a satisfação do cliente. 

De onde surgiu o Kanban Maturity Model?

O KMM é um compilado das diversas experiências de implantação do método em empresas grandes, médias e pequenas. Ele foi elaborado pela equipe técnica liderada por David J. Anderson e Teodora Bozheva, da Kanban University.

Baseado no conceito de democratizar o método, empresas foram analisadas e observadas por este grupo de estudo, e tiveram suas características comparadas e pontuadas para posteriormente serem colocadas em uma classificação. 

Benefício do Kanban Maturity Model

A partir do momento em que ele é implantado, os resultados e a qualidade são visíveis. Ou seja, o nível de maturidade do seu negócio vai aumentar, gerando valor ao cliente e agregando valor à empresa.  

Com a implantação do método é possível melhorar sua produtividade, seu tempo de entrega e reduzir os riscos diante do mercado. Em outras palavras, é ser ágil nos processos, eliminando os gargalos. 

Dessa forma, a capacidade e a organização processual alinhadas ajudam com o crescimento orgânico e duradouro.

Por meio do Kanban Maturity Model, a empresa organiza e agiliza o trabalho das equipes, reduz a carga de trabalho devido à organização, o cliente fica satisfeito com o que recebe e a empresa consegue conquistar resultados econômicos e financeiros. 

Porém, além desse benefício geral em usar o KMM, a empresa tem benefícios e resultados específicos conforme o nível de maturidade.

Como implantar o Kanban Maturity Model

Primeiramente, vale destacar aqui que não é um processo fácil e simples de ser realizado. Dificilmente uma empresa imatura consegue identificar qual o seu nível sem a ajuda de um especialista. 

De qualquer forma, o primeiro passo realizado é visualizar todo o trabalho que é feito na empresa. 

Daí por diante o profissional responsável pela sua implementação precisa mapear o fluxo de trabalho e identificar os gargalos. 

Simplificando, é uma forma sistêmica de como os departamentos funcionam para otimizar suas rotinas. 

Para isso, é preciso posicionar a empresa e identificar em que ponto de maturidade ela está. O Kanban Maturity Model é dividido em 7 níveis de maturidade, sendo assim, ele vai de 0 a 6. 

Ao final dessa identificação em qual nível sua empresa está, é o momento em que entra a definição de quais práticas são corretas para seu cenário, implantá-las e acompanhar as mudanças evolutivas. 

Níveis de maturidade do Kanban Maturity Model

O KMM foi influenciado pelo Capability Maturity Model Integration (CMMI), um modelo de avaliação de processos, e em outros semelhantes, para chegar aos 7 níveis determinados que existem hoje.

Dessa forma, o 0 representa empresas que estão  iniciando sua jornada de evolução de maturidade. Neste nível, a empresa busca aperfeiçoar a qualidade dos produtos ou serviços. 

Já o nível 6 mostra que a empresa está em maturidade avançada, chegando a um patamar estratégico. Essa empresa consegue avaliar oportunidades e riscos, por exemplo. 

Nível O “abstrato” 

É preciso gestar o indivíduo de acordo com suas atividades pessoas. Aqui a empresa é classificada como frágil e não possui modelo definido de trabalho.

Nível 1 “emergente”

Uma gestão adequada traz benefícios para a empresa, pois ela gera valor, mostra uma estrutura organizacional e de transparência nas atividades. 

Neste nível a empresa ainda permanece sendo frágil diante do mercado, mas já começa a pensar em modelos de processos para o seu trabalho. 

Nível 2 “definido”

Neste nível entram os processos básicos de trabalho implementados pela empresa e são eles que estabelecem a forma organizacional de como ela executa o trabalho. Porém ainda existem falhas perceptíveis nos resultados. 

Ou seja, a empresa ainda possui um modelo de negócio frágil, mas já está em evolução.

Nível 3  “gerenciamento”

Existe uma definição mais bem definida dos processos, onde os resultados são alcançados de acordo com as expectativas do cliente. 

Neste nível, a empresa aponta modelos operacionais e passa a ser resiliente diante do mercado. 

Nível 4 “gerenciado quantitativamente”

Os processos são utilizados de forma consistente e isso torna a empresa apta para o propósito. Aqui o foco são os resultados econômicos, baseados em indicadores de previsibilidade. 

Ainda tem um modelo de negócio frágil, mas permanece com seus modelos operacionais e é robusta diante das dificuldades de mercado. 

Nível 5  “em otimização”

Neste nível a empresa está apta ao propósito de acordo com a perspectiva de todos os interessados. 

Ela não é classificada como de risco, já que passa a ser anti-frágil. Ou seja, ela é líder de mercado. Dessa forma, o foco é múltiplo:

  1. otimizar a eficiência;
  2. melhorar os resultados econômicos;
  3. aumentar a produtividade sem sacrificar a qualidade;
  4. elevar as margens;
  5. elaborar orçamentos premium para classes de serviço ou qualidade dessa categoria;
  6. minimizar custos;
  7. otimizar o valor do trabalho por meio de uma capacidade superior de priorização e triagem.

Nível 6 “congruente”

Podemos afirmar que a empresa é sólida e seu crescimento é sustentável. São, de fato, empresas consolidadas, pois seus negócios mudaram de acordo com a evolução de mercado. 

São empresas que se reinventaram e entregaram o que era necessário. Ela consegue fazer suas perguntas estratégicas e as respostas fazem parte do planejamento de um negócio duradouro.  Neste nível a empresa consegue gerenciar os riscos, avaliar o mercado, mitigar e resolver. 

Objective e o modelo Kanban Maturity Model

A Objective é referência quando se fala em Kanban Maturity Model, já que é citada por grandes especialistas na área. Um deles é Rodrigo Yoshima, que em seu próprio curso classifica a Objective como nível 4 em maturidade no modelo Kanban Maturity Model. 

Tanto acreditamos nessa prática que além de aplicar dentro de casa, faz parte do processo de Transformação Ágil que entregamos para as empresas.

Quando começamos o processo de consultoria, o primeiro passo realizado é o Aassessment Ágil, no qual utilizamos algumas avaliações, por exemplo KMM, o DevOps, Lean, válvulas de software, entre outros modelos mapeáveis. 

Resultado: o conjunto das características da empresa, alinhado com os modelos de maturidade dão resultado a avaliação do assessment da Objective.  

Dessa forma, classifica-se por similaridade as empresas, e a observação das empresas em determinado nível, faz ter uma previsibilidade de como serão os resultados obtidos. Nada é previamente criado, os resultados sempre são entregues por observação. 

Após a avaliação e levantamento de práticas para melhorar os processos, é reavaliado as características da cultura organizacional para análise de ganhos previstos, elevação do patamar e comprovação da efetividade do trabalho da consultoria. 

Outro ponto que vale destacar é que o KMM é um modelo pragmático, as práticas que ele propõe são muito direcionadas para tomada de decisão baseada em dados

Isso resulta em uma prática de medições, que vai aprofundando as métricas gradualmente conforme evoluímos nos níveis. 

Abaixo, separamos um caso que utilizamos aplicações do KMM na empresa e conseguimos bons resultados.

Case de sucesso Objective com aplicação KMM

Com a consultoria ágil e squads da Objective, o aplicativo de uma empresa de telefonia alcança maior número de clientes.

O desafio era de evoluir na transformação digital e, através do aplicativo, prover aos seus clientes uma experiência mais amigável e instintiva, que gerasse maior engajamento no uso dos canais digitais e economia nos canais tradicionais de atendimento. 

Sem deixar de lado o foco principal: integração entre sistemas e melhoria de processos para maior velocidade no time to market.

Com o aplicativo já em desenvolvimento, a empresa encontrou na Objective um parceiro que desse continuidade a esse trabalho garantindo, não apenas a interface e design ideais para os usuários, mas também a integração com os sistemas legados e mais velocidade em lançamentos futuros.

A Objective atua com times multidisciplinares, com consultores ágeis, desenvolvedores (back e front-end) e UX designers, desde o discovery ao desenvolvimento do aplicativo, focando na entrega de valor ao invés da entrega de tarefas

Em menos de um ano, o aplicativo alcançou cerca de 5 milhões de downloads, triplicando o número de usuários, com alta aceitação pela usabilidade. 

Além de maior produtividade para as equipes técnicas com qualidade no desenvolvimento e alta disponibilidade da aplicação.

Quando aplicar o Kanban Maturity Model

Por fim, uma dúvida que muitas empresas têm: Quando aplicar o KMM?

Cada empresa tem a sua própria cultura, portanto, dificilmente você terá uma receita de bolo pronta com os passos a seguir e em qual momento tomar cada decisão, seja com o KMM ou outro método de avaliação. 

Converse com nossos especialistas para entender qual o contexto da sua empresa e como a aplicação do método ajudará. Aproveite para conhecer mais os cases de sucesso da Objective em diferentes empresas e segmentos de atuação. 

Dessa forma, você terá uma visão ampla dos impactos do Kanban Maturity Model e da consultoria personalizada da Objective na sua empresa.  

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