< Insights

Como escalamos metodologia ágil utilizando fluxo unificado?

  • Metodologias

Por meio da adoção de metodologias ágeis tornou-se possível ter uma área com entregas contínuas, mais agilidade e menos gargalos no dia a dia, adequando-se aos novos paradigmas do mercado atual.

Mas quando a empresa tem um crescimento, é natural perder o controle de alguns elementos.

Sendo assim, para esses casos, é importante saber como escalar metodologias ágeis em uma empresa de desenvolvimento de software por meio do fluxo unificado.

O que é o fluxo unificado?

O fluxo unificado é um modelo que se baseia no método Kanban. Seu objetivo é conseguir tratar os fluxos de uma maneira mais inteligente e saber como lidar com possíveis problemas com mais facilidade, principalmente quando há um aumento em escala na demanda ou nos times.

De forma simples, trata-se de permitir que, por ferramentas adequadas, múltiplos times consigam trabalhar em múltiplos projetos (ou demandas diversas) por meio de um fluxo compartilhado entre todos os times. Isso é feito por um backlog único e buscando um equilíbrio de carga de trabalho, que não gere excesso e falta de tarefas para os diferentes times.

Qual é a importância de escalar a metodologia ágil na empresa?

As metodologias ágeis, por si só, já têm uma grande importância para a adoção de uma TI mais moderna e eficiente. Contudo, não basta parar por aí: é preciso ir além e escalar seu uso na empresa. Listamos, a seguir, alguns pontos que evidenciam essa importância.

Minimização de atrasos

Um dos principais pontos que ocorre quando há um excesso de demandas é fazer com que os times tenham gargalos em suas atividades cotidianas e gere, consequentemente, atrasos. Quando há o escalonamento, é possível adequar as tarefas aos times, incluindo adicionar tempos não comprometidos com entregas, para permitir ações de emergência quando necessário.

Aumento da satisfação do cliente

Cumprir prazos e fazer entregas de qualidade, em fluxo contínuo, é um dos pontos que mais geram satisfação ao cliente. Ao escalonar as atividades no cenário de metodologias ágeis, seus colaboradores não se sentirão sufocados ou pressionados para entregar rapidamente. Assim, é possível não só atender, mas superar as expectativas do cliente.

Aumento da participação no mercado

Outro ponto importante é que, com o escalonamento adequado, é possível aumentar a participação do negócio no mercado com mais cuidado. Dessa forma, é possível garantir um aumento no número de projetos conquistados, sem colocar em xeque a eficiência e o nome do seu negócio.

Escala de eficiência com adaptação dinâmica

As metodologias ágeis em geral, direcionam o modelo de trabalho para pequenas equipes, com entregas contínuas de forma incremental.

Esse modelo, embora realmente seja muito eficiente e um dos melhores direcionadores para a satisfação do cliente, costuma ser incompatível com estruturas que precisem de diversos times alocados e planejamento dinâmico com mudança de foco de mercado.

Escalar metodologias ágeis utilizando o fluxo contínuo permitirá que a alta eficiência interna dos times seja aproveitada por toda a organização. O propósito de cada equipe não mais é a entrega individual, mas sim a sustentabilidade da própria empresa olhando para todo o portfólio de produtos e todos os clientes atendidos.

Como utilizar o fluxo unificado para escalar a metodologia ágil?

O fluxo unificado, quando bem implementado, permite escalar a metodologia ágil para continuar permitindo entregas mais rápidas no dia a dia. Veja algumas de suas práticas a seguir.

Sistema puxado

O time puxa atividades para execução somente quando tiver espaço disponível, respeitando o fluxo de trabalho e evitando gargalos ou o excesso de tarefas.

Limite de WIP forte

Estabelece-se um limite de atividades que o time pode executar, de forma a evitar sobrecargas. Assim, caso tenha chegado ao limite, ele não poderá puxar mais nenhuma tarefa no board.

Filas compartilhadas

Todos os envolvidos nos times terão o backlog compartilhado, consumindo tarefas de filas comuns.

Compartilhamento de conhecimento de forma sistêmica

É a definição de ações que permitam a difusão do conhecimento de forma contínua nos negócios, mesmo com o crescimento dos times.

Gestão de cargas

É fundamental que essa parte seja realizada, para que seja feito o balanceamento de demandas e capacidade dentro de cargas definidas.

Assim, é possível garantir uma mudança de foco com agilidade e fluidez caso seja preciso, devido a uma demanda urgente.

Slack

O conceito de slack auxilia na flexibilização de mudanças de foco. Ele permite, assim, equilibrar as folgas para a capacidade para atendimento a demandas urgentes, redirecionamentos ou atividades de melhoria. Se há uma demanda de 6 slots de trabalho, por exemplo, é fundamental que a capacidade da equipe seja de 8 slots.

Automação

A automação agiliza processos e permite gerar padronização nos processos, algo fundamental para evitar a concentração de conhecimento e tarefas na mão de poucas pessoas.

Assim, em resumo, podemos citar estas medidas para auxiliar você na implementação do fluxo unificado para escalar metodologia ágil:

  • escolha uma ferramenta (ou um set) de gestão visual para melhorar a identificação do fluxo;
  • aplique o sistema puxado, tal como falamos anteriormente;
  • é fundamentar o uso de filas compartilhadas;
  • aplique práticas que permitam a transferência de conhecimento (como o pair-programming e moving people around);
  • aplique automações, que indiquem os melhores momentos para determinadas ações;
  • implemente testes automatizados no DevOps.

Quando você deve buscar escalar a metodologia ágil na sua empresa?

Fato é: nem sempre o crescimento do negócio ocorre de acordo com o que planejamos inicialmente.

Em muitos momentos, os times e negócios crescem em escala, mas de uma forma muito mais rápida do que esperávamos. Daí, algo que poderia ser positivo (um grande crescimento) gera problemas, principalmente pelos seguintes motivos:

  • gargalos gerados nas filas de task, afinal, se as demandas aumentam e não há o acompanhamento por parte dos times, é natural que esses gargalos se intensifiquem, gerando aumento de tarefas paradas na fila;
  • diminuição da interação, caso o crescimento dos times não seja acompanhado de medidas de integração. Com isso, dificulta-se, também, a transmissão de conhecimento e a realização das atividades de forma menos colaborativa do que anteriormente;
  • há um descompasso nos times, pois muitas áreas ficam com demandas enormes por muito tempo, enquanto outras ficam com pouco trabalho, já que boa parte das ações estão retidas nos gargalos presentes ali.

O importante é adotar medidas de escalar metodologias ágeis com o fluxo unificado o quanto antes, afinal, quando as demandas aumentarem, os processos já estarão dados.

Assim, será muito mais complexo implementar as mudanças necessárias. Nesse caso, você já estará preparando o seu negócio, de antemão, para um cenário possível, evitando ser pego de surpresa.

Para isso, conte com a Objective na implementação da adoção do fluxo unificado alinhado às metodologias ágeis.

Sugira um artigo

    Para enviar o formulário é necessário o aceite das políticas.

    Insights do nosso time

    Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.