< Insights

Automação: uma medida preventiva para redução do churn e da taxa de inadimplência

  • Inovação e Gestão

O suporte de sistemas tecnológicos para promover automação é uma das grandes vantagens da tecnologia nos tempos atuais. A partir da aplicação desse conceito, as empresas são capazes de superar alguns problemas que enfrentam, como falta de integração, falta de eficiência e demora para resolver as tarefas.

Especificamente, podemos falar da automação para redução de inadimplência e redução do churn. Ambos os objetivos são muito importantes para que as companhias cresçam, desenvolvam seus negócios e consigam fidelizar seus clientes, de modo que eles mesmo cooperem com a aquisição de novas pessoas.

Para aprofundar na relação entre automação, diminuição na inadimplência e redução do churn, acompanhe os tópicos que desenvolvemos a seguir. Boa leitura!

Como a automação pode ser aplicada na empresa?

A transformação digital é um conceito fincado na ideia de automação global e irrestrita em empresas. Com ela, ocorre uma digitalização dos principais processos, de modo a gerar agilidade para o dia a dia e proporcionar otimização do uso de recursos e diminuição dos erros. O grande destaque é que a automação pode ser alcançada de diferentes formas.

É possível implantar essa solução na gestão do financeiro, na gestão do marketing e vendas, no controle dos documentos do RH, entre outros. Da mesma forma, companhias obtêm resultados interessantes na logística, no atendimento ao cliente, na gestão de projetos e no setor de tecnologia. Os sistemas passam a cooperar com os membros, de modo que o trabalho se torna mais leve para eles.

Seja na emissão de documentos, seja no controle deles, a automação desempenha um papel fundamental. Ao gerar segurança e agilidade, os softwares ajudam a superar os desafios envolvidos nesse tipo de atividade.

Por outro lado, o fluxo operacional se torna ágil e sem retrabalho. Há uma precisão maior, o que movimenta a máquina de resultados e leva a empresa para frente. Automatizar em diversas áreas também proporciona integração dos processos e dos dados e ajuda a otimizar a experiência dos clientes.

Como a automação pode auxiliar na redução do churn e taxa de inadimplência?

Um dos usos mais interessantes da automação certamente é o que produz redução do churn de clientes e da taxa de inadimplência. Falando especificamente em empresas que trabalham com o modelo de economia de recorrência, é crucial ter esse apoio tecnológico.

Quando falamos em minimizar inadimplência, soluções automatizadas operam de forma proativa. Permite que haja um controle da cobrança, seguindo uma régua de cobrança, de forma autônoma. Ou seja, os colaboradores nem precisam se preocupar com os pagamentos de cada cliente, pois o sistema já se encarrega de realizar os lembretes e oferecer opções de pagamento.

Além disso, a automação oferece possibilidades de autoatendimento, o que é essencial para que o consumidor tenha uma experiência incrível. Com isso, toda burocracia envolvida nos pagamentos é eliminada, o que é importante para que o cliente se sinta livre e detenha flexibilidade para cumprir os seus compromissos.

Com diferentes métodos de pagamento, como o débito automático, o cliente dispõe de uma opção que nem mesmo requer sua ação direta. Ele não tem como esquecer a data de pagamento e nem precisará se preocupar muito com isso. Em outros casos, há emissão automática de boletos, o que também ajuda bastante.

Com relação ao combate do churn, a automação é crucial para atuar na satisfação e fidelização dos clientes. Com processos mais ágeis para pagamento de mensalidades, por exemplo, além de diversas opções de pagamento, fica mais fácil solucionar desafios e imprevistos que os consumidores enfrentam. Assim, eles entendem que vale a pena permanecer na base de clientes daquela organização.

Além disso, é possível garantir que chamados de suporte sejam solucionados rapidamente. Com essa assistência proativa e sempre disponível, o contratante terá menos motivos para desistir da empresa por uma questão de má experiência. O atendimento também é crucial para otimizar o customer success, principalmente nos primeiros meses de uso.

Com essas soluções, as empresas melhoram a capacidade de previsibilidade e de crescimento. Com menos inadimplência e churn, é possível projetar o fluxo de caixa futuro e planejar possíveis ações, bem como transmitir segurança para os stakeholders.

Além disso, a manutenção da base de clientes fiéis é fundamental para que a empresa consiga crescer e ter recursos para novas oportunidades a fim de expandir os negócios.

Como implantar a automação?

Vamos comentar agora alguns passos necessários para implantar a automação de processos em uma organização.

A primeira recomendação é o mapeamento de processos. Esse levantamento ajuda a esclarecer quais são as operações internas e como elas se correlacionam. A partir disso, desenha-se um fluxo operacional e estabelece-se a cadeia que será automatizada. Com essa visão ampla, a empresa consegue tomar decisões mais seguras.

O que é fundamental para o segundo passo: aplicação gradual. O ideal é adotar automação em uma área e observar os resultados, a fim de entender o que pode ser melhorado. A partir do monitoramento dos indicadores e do estudo dos pontos fortes e fracos, a organização é capaz de replicar a solução para outros campos.

Por exemplo, sua empresa pode tentar alcançar o combate à inadimplência com a automação de algumas ações aos poucos. Pode-se implementar cobrança automática, inicialmente. Em seguida, outras estratégias como o débito automático podem ser aplicadas. Ao fim de cada adoção, é necessário olhar as métricas e verificar se há necessidade de expandir a solução com novas funcionalidades ou não.

Outra dica que deve ser considerada é o engajamento do time interno. A participação dos membros é imprescindível para garantir a solução e a devida inserção das ferramentas automatizadas no ambiente interno. Afinal, os colaboradores terão que utilizar essas aplicações e lidar com elas diariamente.

A automação é um dos pilares tecnológicos da modernidade. Trata-se de usar tecnologias de uma forma eficiente para digitalizar e integrar processos, de modo a eliminar gargalos de tempo, retrabalho, custos altos, erros e outras questões.

Nesse sentido, vimos como a automação ajuda na redução dos riscos de inadimplência e na minimização dos churn rates. Essas otimizações são imprescindíveis para que as empresas se mantenham saudáveis e sólidas no mercado.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, assine a nossa newsletter e fique de olho em nossas novidades!

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.