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Pandemia e Agilidade: Como a Remessa Online passou a fazer entregas de valor mais rápido e com mais qualidade

  • Squads ágeis

Durante a pandemia do coronavírus (2020) a Remessa Online, assim como diversas outras empresas brasileiras, teve que se reinventar. Para isso, eles confiaram no trabalho da Objective, com o objetivo de melhorar a qualidade e velocidade de suas entregas. O trabalho começou em Novembro de 2020, contando com 20 profissionais e continuamos nessa jornada até hoje. 

Contexto inicial

A Remessa Online é uma plataforma brasileira que oferece soluções de envio e recebimento de dinheiro do exterior. Desde o seu lançamento, em 2016, teve como foco principal atender as demandas das Pessoas Físicas brasileiras que precisavam enviar valores para uma conta corrente no exterior.

Com a chegada da pandemia e a necessidade de reinvenção e adaptação das empresas, surgiu uma grande oportunidade para expandir o atendimento para Pessoas Jurídicas. A crise ocasionada pelo covid-19 acarretou em uma grande desvalorização do real frente às moedas estrangeiras, tal como o Euro e o Dólar, e também uma onda de demissões em massa nas empresas brasileiras. 

Muitos profissionais brasileiros especializados ficaram disponíveis no mercado estruturados pelo novo modelo de trabalho remoto e, por serem uma mão de obra qualificada e mais barata para empresas estrangeiras, que se viram beneficiadas com a valorização de sua moeda, houve uma contratação em massa pelas empresas no exterior para prestarem serviço remotamente como microempreendedores (MEI). Com isso, a Remessa Online viu a oportunidade de usar seu produto para Empresas, com o objetivo de ajudar essas pessoas, que estão atuando como PJ, a enviar e receber valores do exterior através de sua empresa com transparência, eficiência e segurança.

O desafio

Nesse momento, o produto da Remessa Online para Empresas ainda se encontrava em um estágio bastante embrionário. Havia, então, a necessidade desenvolver as funcionalidades que já constavam na plataforma de Pessoa Física o mais rápido possível para poder aproveitar a oportunidade do mercado antes dos concorrentes. 

O objetivo da contratação da Objective foi acelerar as entregas de valor de acordo com a cultura voltada a experimentos da Remessa, melhorando o fluxo de validação de hipóteses (Upstream e Downstream). Alguns problemas operacionais da esteira de desenvolvimento também foram apontados, esses foram: 

  • baixa qualidade;
  • pouca escalabilidade, e;
  • dificuldade na manutenção do código legado.

Esses que não eram pontos focais, mas que também possuíam expectativas de serem melhorados, e por isso foram adicionados à jornada.

A jornada

Iniciamos a parceria em novembro de 2020 com uma squad (no contexto chamado de hive, como uma brincadeira com o surgimento da Remessa Online e a BeeTech). Nesse momento a equipe era composta por: um Gerente de Projetos, um Agile Coach, um Tech Lead, um Product Owner, cinco devs e dois testers, com o apoio de um Product Manager e um Product Designer por parte da Remessa.

Conforme os resultados foram sendo percebidos aumentamos os times e hoje estamos com quatro Squads/ hives, compostos por: um Gerente de Projetos, um Agile Coach, dois Tech Leads, dezessete devs e dois testers, com o apoio de quatro Product Managers, quatro product Designers e um UX Writer por parte da Remessa.

Essa jornada de um ponto a outro pode ser dividida em três grandes desafios que veremos a seguir.

Os Desafios

Primeiro desafio: Upstream Travado

O primeiro passo dado nessa jornada foi garantir a transparência e a comunicação entre Remessa e Objective. Esse objetivo foi dado através de ciclos de feedbacks para tomadas de decisão contínuas e estruturadas. Com ações de priorização e refinamento, tratamos algumas causas-raiz do problema: itens muito grandes, dificuldade de priorização, indisponibilidade dos stakeholders e desalinhamento dos processos de User Research/UX/UI.

Segundo desafio: Estabilização do Downstream

Com o Upstream fluindo o desafio era começar a fazer as entregas de valor. Para isso, implantamos gestão visual e Kanban Meetings para acompanhamento e evolução das atividades do time, bem como uma Operations Review semanal.

Após demonstrarmos as vantagens de trabalhar com gestão de fluxo e sistema de trabalho puxado, introduzimos métricas de fluxo nas Operations Reviews para mostrarmos nossa evolução e começarmos a trabalhar com previsibilidade de entregas para o time da Remessa.

No nível operacional, sempre trabalhamos com programação em par, TDD, refatoração, padrão de código, integração contínua e testes de aceitação.

Terceiro desafio: Gargalo em QA

Conforme aumentamos o número de devs de cinco para dezessete sem aumentar também os testers, geramos um gargalo na etapa de homologação. Isso culminou no aumento do Lead Time e consequente diminuição do Throughput e piora na eficiência de fluxo.

Para tratar essa disfunção, implementamos teste de alfa cruzado e um controle de WIP forte, o que estamos vendo resultados que veremos a seguir.

Resultados e Melhorias

Para finalizar, durante o nosso processo pudemos perceber alguns resultados e melhorias do projeto. Trouxemos aqui separados em quatro partes.

Resultados de negócio (eficácia):

  • Novos usuários por mês: aumento de 170%;
  • Novos clientes realizando a primeira operação por mês: aumento de 158%;
  • Clientes recorrentes por mês: aumento de 164%;
  • Quantidade de operações por mês: aumento de 150%.

Resultados de processo (eficiência):

  • Lead time com 85% de certeza: redução de ~50% (de 41 para 21 dias);
  • Throughput: aumento da taxa média mensal em 100% (de 15 para 30);

* Os dados são através da comparação entre os 5 meses iniciais com os últimos 11 meses (até março/2020).

Melhorias Upstream 

  • Comunicação upstream + downstream;
  • Tomada de decisão de entrega de maior valor para o negócio;
  • Padronização da granularidade das entregas;
  • Validações mais rápidas das hipóteses de negócio.

Melhorias Downstream

  • Previsibilidade;
  • Visibilidade do trabalho em andamento, dos gargalos e das dependências;
  • Qualidade do código legado e da plataforma (mais estável, menos bugs);
  • Delivery mais rápido.

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