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Entenda o que é BPO – Business Process Outsourcing e suas vantagens

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O que é BPO? Você está focado no seu negócio ou está perdendo tempo e dinheiro com processos que fogem do seu Core Business?

É claro para todos que o contexto atual do Brasil, de grande recessão econômica e caos político, exige do mercado a busca incessante por redução de custos, aumento de produtividade e, principalmente, inovação. É aí que entra o BPO, ou Business Process Outsourcing.

O que é BPO?

O BPO é uma sigla utilizada para Business Process Outsourcing que, traduzido para o português, significa terceirização dos processos de negócios. 

Em resumo, trata-se de empresas que contratam outras empresas em determinada função e atividade que não são de especialidade da empresa contratante.

Esta é uma prática muito comum na Europa e Estados Unidos, e de forma muito simples pode se dizer que se trata da terceirização dos processos que fogem de sua alçada principal, deixando estas demandas nas mãos de empresas/profissionais especializados, experientes e capacitados nos mais variados temas como Contabilidade, Finanças, Governança e Tecnologia da Informação.

Isso garante maior qualidade nas entregas e, na grande maioria dos casos, considerável redução de custos; e, principalmente, permite que a empresa invista sua atenção no seu negócio.

Como o BPO (Business Process Outsourcing) pode ajudar a sua empresa?

O raciocínio é simples, toda empresa busca competitividade, correto? Mas como focar na melhoria contínua quando há diversas atividades secundárias que são essenciais para o sucesso e para alavancar o seu negócio? Para resolver esta questão é que se destaca o Business Process Outsourcing.

O BPO garante que a sua empresa siga investindo seu tempo naquilo que ela faz de melhor, enquanto a empresa terceirizada garante o aumento da eficiência e eficácia dos processos, é possível reduzir custos operacionais e oferecer serviços flexíveis e inovadores que possam atender a sua demanda e as mudanças necessárias. 

E tem mais, com o BPO, é provável que diminua o turnover de funcionários, reduzindo também os custos de recrutamento. 

Mas dentre tantos benefícios, é fundamental dar destaque a um: a capacitação de profissionais terceirizados. 

Quando se contrata uma empresa especialista para executar determinada atividade, serão profissionais altamente capacitados que realizarão as tarefas. Ou seja, além de garantir preços mais acessíveis, você terá uma equipe focada em determinada atividade.

Dentro do processo de BPO, utiliza-se muito a expressão “deixe que o padeiro faça o pão” , é uma forma de exemplificar o trabalho do terceiro e mostrar a sua importância. Afinal: Alguém entende melhor de pão do que o padeiro? A resposta para esta pergunta é bem simples, certo?

Portanto, deixemos que o Sr. Padeiro realize o que sabe de melhor, com o maquinário apropriado, com suas receitas testadas e aprovadas pelos clientes e com inovação constante nos seus novos sabores e produtos, enquanto você e sua equipe continuam focados no core do negócio.

BPO de Operation Support System e Business Support System

A Hughes Communications, líder mundial no fornecimento de serviços de rede e tecnologia de comunicação via satélite, optou pelo BPO de Operation Support System e Business Support System para o início da operação no Brasil em 2015.

Devido às diferenças de mercado e legislações, para o início da operação no país era necessário fazer a adaptação da plataforma sistêmica de gestão dos assinantes da Hughes nos EUA (Hughes Net). 

Analisando o cenário no qual a customização com enorme carga de integrações e desenvolvimento de novas regras de negócio exigiria maior investimento, a empresa optou por um sistema de Billing nacional, integrado e adaptado à realidade do negócio com a terceirização desse processo.  

O sistema de billing da Objective foi selecionado para realizar as atividades de faturamento, arrecadação, cobrança e monitoria de ordens de serviço de forma automatizada, reduzindo custos e aumentando a eficiência da empresa como um todo.

E para manutenção e suporte à operação da Hughes no Brasil, a Objective criou um serviço único, personalizado às necessidades específicas da empresa: o BPO OSS BSS (Business Process Outsourcing de Operation Support System e Business Support System). Um time alocado, focado em cada atividade relacionada ao ciclo de vida de um contrato da Hughes.

Atualmente, a operação da Hughes no Brasil já superou a marca dos 8 zeros em faturamento recorrente anual e conta com a parceria para continuar crescendo em escala e batendo suas metas para os anos vindouros.

Quer saber mais como o Business Process Outsourcing pode transformar o seu desenvolvimento de software? Leia nosso artigo e entenda qual é o momento certo para você terceirizar.

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