< Insights

Você considera épicos no seu WIP?

  • Metodologias
  • Artigo

Tradicionalmente as pessoas consideram que o Quadro A tem WIP zero e o B tem WIP 2, levando a crer que o Quadro B teria mais trabalho em progresso. Isto seria verdade se você considerasse somente tarefas ou histórias, mas não se você considerar épicos.

Neste artigo vamos analisar outra faceta do controle do WIP (Work In Progress, ou trabalho em progresso), e entender porque o quadro A pode ter um WIP geral maior que o quadro B.

Saiba como o Quadro A pode ter WIP maior que o Quadro B

A limitação do WIP é muito importante, pois segundo o livro Kanban Essencial (pg 13):

“Introduzir e respeitar limites no WIP transforma um sistema de “empurrado” em “puxado”, no qual novos itens não são iniciados até que o trabalho seja concluído. Ter muito trabalho parcialmente completo é um desperdício…”

Há muitas variáveis para considerar em um WIP, e que vão além de uma limitação por colunas no quadro kanban. Para entender melhor, precisamos ver o conceito em manufatura.

WIP em produção e cadeia de suprimentos

De acordo com o Investopedia:

“O termo trabalho em andamento (WIP) é um termo de gerenciamento da cadeia de suprimentos e produção que descreve produtos parcialmente acabados aguardando conclusão. WIP se refere às matérias-primas, mão de obra e custos indiretos incorridos para produtos que estão em vários estágios do processo de produção.”

Este termo abrange matéria prima, não tratada, além do trabalho efetuado e sobrecarga. Ou seja, o simples fato de uma fábrica de suco mover laranja e água do inventário de matérias primas já deve ser incluído no inventário de WIP do balanço patrimonial. Como referência veja o livro Cost Accounting, de Karen Farmer e Amy Fredin, pg 2-23.

épicos no wip
Componentes de um inventário WIP

importante entender este conceito para entender o que faria o quadro A ser considerado o pior de todos.

WIP do quadro A

Supondo que um pintor de casas assumiu o compromisso de pintar o interior de três casas – uma na zona sul, outra na zona norte e outra na zona leste. Neste mesmo dia, ele aproveitou uma promoção e comprou o material necessário para os três imóveis, e mandou fazer a cor das tintas como pedido pelos clientes. Neste momento, ele puxou para pronto o cartão de comprar materiais, e mais nada.

épicos no wip
Entenda por que o quadro A tem o pior cenário de WIP

Seguindo o conceito tradicional o WIP dele seria zero, pois há zero cartões na coluna “Em Progresso”. Seguindo o conceito de produção ele já está com três imóveis em andamento.

Ele até pode ter vantagens financeiras, pois aproveitou uma promoção, mas ele não está considerando o “custo do dinheiro”. Imagine uma empresa que fatura milhões de reais, qual é o impacto disso? Neste caso o WIP não seria contabilizado apenas pelo quadro, mas pelo investimento em matéria prima.

épicos no wip
Exemplo de quadro com atividades e épicos

WIP do quadro B

O que aparentemente seria o pior cenário pode no final das contas ser o melhor. Supondo que enquanto espera uma parede secar ele trabalha em outra. Contando os itens na coluna Fazendo ele teria um WIP de 2 itens.

épicos no wip
WIP do quadro B

Se ele comprar o material logo antes de iniciar os trabalhos para cada casa, e trabalhar uma casa de cada vez, ele terá o menor tempo entre desembolso do material e faturamento do serviço. Isto significa que ele poderá realizar algum benefício mais cedo, em relação ao gasto para compra dos materiais.

épicos no wip
Outro exemplo de quadro com atividades e épicos

Relacionando com desenvolvimento de software

Se você trabalha em uma área que cada cartão representa de fato uma entrega, a sua forma de calcular o trabalho em progresso pode ser muito simples. Se cada história representa um novo release em produção, curta e aproveite. Isto também pode ser o caso de um time de suporte, respondendo a chamados de usuários.

Um exemplo contrário pode ser um desenvolvimento de software em que são necessárias várias histórias antes de uma entrega de valor. Estas histórias impactam em vários pontos de sistemas distintos e complicados, dificultando muito entregas tão curtas.

Não conte apenas quantos cartões estão na coluna Fazendo, mas também quantos épicos estão em andamento ao mesmo tempo. Ter vários épicos em andamento significa que você está paralelizando diversos desenvolvimentos e levará mais tempo para realizar algum benefício. 

Conclusão

Não há nada de errado em introduzir e respeitar os limites de WIP por coluna de um quadro Kanban, mas a definição de trabalho em progresso pode ser mais complexa que supõe nossa vã filosofia.

Quando o WIP é calculado apenas sobre tarefas (ou histórias) de um time, a visão é um pouco limitada. Os custos e esforços são muito maiores e difíceis de controlar quando o cálculo é feito a nível macro, sobre épicos ou iniciativas. Por isso é tão importante considerar épicos no seu WIP.

E até mesmo o conceito de sistema puxado pode ir além de permitir o trabalhador puxar de uma coluna para outra. Imagine uma fábrica de automóveis, com milhares de fornecedores, com “fornecedor do fornecedor do fornecedor”. O sistema puxado deve ser aplicado aos épicos e iniciativas também.

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.