< Insights

Body Shop de TI ou SQUAD: do que minha empresa precisa?

  • Desenvolvimento de Software

Contratar um profissional de TI é cada vez mais desafiador para as empresas. O Brasil forma 46 mil profissionais na área por ano, mas são necessários 70 mil para suprir as necessidades do mercado, segundo dados da Brasscom. Por isso, é necessário adotar novos formatos de trabalho e contratação, como Body Shop de TI ou SQUAD.

Estes modelos de terceirização são cada vez mais utilizados, pois as empresas conseguem suprir as suas necessidades no setor de TI mesmo sem contratar profissionais da área de forma tradicional.

Para cada necessidade existe uma solução, desde as demandas mais simples e pontuais até as mais complexas. Entenda a seguir qual apresenta maior conexão com a sua necessidade para fazer a escolha certa.

O que é Body Shop de TI

O Body Shop ocorre quando uma empresa de TI aloca sua mão de obra especializada a clientes, incorporando temporariamente o desenvolvedor na equipe interna de TI, seja em um contrato por hora, por dia ou por projeto.

Essa prática surgiu na década de 90, quando o temido bug do milênio estava chegando. Houve nesta época uma grande demanda por especialistas em TI que pudessem ajudar a proteger os sistemas de possíveis problemas.

A Índia tinha bastante mão de obra especializada disponível na época. Então as empresas indianas começaram a ser requisitadas e enviaram seus funcionários temporariamente para países da Europa, Estados Unidos e Austrália.

Primordialmente, parecia que era uma oportunidade de ouro para o profissional alocado. Contudo, essa relação ficou conhecida pelos baixos salários praticados e pelo tipo de trabalho que lhes eram atribuídos, geralmente aqueles mais monótonos e mecânicos que ninguém queria fazer.

Mesmo depois de décadas, algumas empresas ainda torcem o nariz para o Body Shop de TI, pois segundo eles, a empresa contratada oferece ao colaborador a alocação, mas não lhe dá um plano de carreira ou oportunidades de desenvolvimento, o que leva também a alta rotatividade de colaboradores na função.

No entanto, há empresas sérias que utilizam o Body Shop de TI. Por exemplo, eles são úteis para manutenção de impressoras, servidores ou realizar backups. Funções que talvez sejam difíceis de fazer uma contratação em um mercado de trabalho com mão de obra tão escassa.

Vantagens do Body Shop para TI

  • Evita a necessidade de recrutamento e seleção de profissional;
  • Redução de custos e encargos de contratação;
  • Ideal para projetos e necessidades pontuais.

O que é SQUAD?

A palavra SQUAD vem do idioma inglês e significa esquadrão ou pelotão. A ideia é que os colaboradores trabalhem em pequenas equipes multidisciplinares para a execução de projetos. Então o cliente contrata uma equipe – um SQUAD – que pode desenvolver todo um projeto ou uma parte pela qual foi contratada.

Por exemplo, sua equipe de desenvolvimento precisa criar um aplicativo complexo, mas está com prazo apertado e com os profissionais ocupados em outras demandas. Nesse caso, você pode então contratar um SQUAD para uma ou mais etapas do projeto e agilizar a entrega.   

Apesar desse formato ter surgido na década de 70, foi com o Spotify que ganhou notoriedade e maior adoção.

Como funciona uma SQUAD? 

A Spotify denomina que este é um “não modelo” de gestão de projetos, pois é bastante flexível e aberto a mudanças.

O Squad pode contar com 3 a 10 pessoas no time, sendo um grupo autogerenciável e colaborativo. Todos podem dividir funções independente da área de atuação, o que permite que cada time decida como esse processo vai ocorrer, estipulando internamente prazos e soluções para cumprir o briefing.

Temos um artigo aqui no Blog que explica com mais detalhes o que é SQUAD e as vantagens de ter equipes multidisciplinares em seus projetos. Não deixe de ler!

Essa autonomia também proporciona ao time a liberdade para resolver problemas e a chance de pensar em processos inovadores que podem contribuir com futuros projetos da empresa.

Além de contratar uma equipe terceira de SQUAD para soluções pontuais, você já pensou na possibilidade de adotar esse “não modelo” em seu negócio? Afinal, contar com uma equipe multidisciplinar pode desenvolver talentos e trazer novas soluções para seu negócio. 

Vantagens da SQUAD

  • Ideal para projetos mais complexos;
  • Entregas são realizadas com mais agilidade;
  • Colaboradores se desenvolvem ao terem contato com diferentes projetos, times e formas de trabalho.

Afinal, Body Shop de TI ou SQUAD?

Apesar de ambos os modelos serem atrativos para a empresa que não possui nenhum e está interessada em fazer esse investimento, a nossa indicação é o Squad!

Em relação ao modelo Body Shop, a abordagem de Squads traz mais otimização e inovação para o processo, fator que tem sido cada vez mais necessário no mercado de tecnologia que exige atualizações e adaptações constantes e em escala.

Dores de cabeça com reposição de profissionais, pouco engajamento da equipe contratada com os projetos da empresa e falta de especialização são comuns nos contratos de Body Shop, enquanto a contratação de Squads apresenta valor agregado sobre os resultados devido à colaboração e ao aprendizado contínuo da equipe.

Se por um lado o modelo Body shop de TI espera que a demanda chegue para executar uma ação de resposta, o Squad procura antecipar as ações, visando a entrega do melhor resultado no menor tempo possível.

Outro fator de grande importância é que a troca de equipe ou colaborador do Body shop afeta diretamente no resultado do projeto, enquanto o Squad aprende e evolui através do pragmatismo, empirismo e ciclos curtos de feedbacks, deixando as reposições de profissionais muito mais transparentes e organizadas.

Os métodos adotados pelo Squad também favorecem o sentimento de pertencimento e comprometimento com os resultados da empresa. Esses resultados são analisados através de métricas bem estabelecidas, coletadas e estruturadas com as ferramentas mais adequadas para o projeto.

Hoje em dia, qualquer projeto novo apresentado ao mercado precisa funcionar em modelos preventivos e não apenas esperar que qualquer intercorrência aconteça para então reagir, porque isso gera perda de interesse do usuário final e quebra de contratos. Atualmente é fundamental que a empresa tenha um leque de ações para resolver os seus problemas de forma eficaz e eficiente.

O seu projeto precisa de uma solução mais robusta, com uma equipe multidisciplinar à sua disposição. O SQUAD, muito provavelmente, é a sua melhor escolha, trazendo mais agilidade e diferentes olhares para o desenvolvimento dos projetos de sua empresa.

Quer entender e tomar a melhor decisão? Conheça nosso modelo de Squads ágeis gerenciadas.

Sugira um artigo

    Para enviar o formulário é necessário o aceite das políticas.

    Insights do nosso time

    Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.