< Insights

UX Writing: O que é, como aplicar e como impacta nos negócios

  • User Experience e Design Thinking
  • Artigo

O UX Writing chegou para mostrar como a estratégia de conteúdo vai além da escrita e é capaz de mudar a percepção do usuário, garantindo uma jornada agradável de uso nas interfaces da sua empresa, com um único objetivo: encantar e transmitir valor ao cliente final por meio de informações textuais.

Nesse artigo, iremos abordar sobre o que é UX Writing, suas principais características, vantagens, exemplos e como impacta no seu negócio. 

O que é UX Writing?

User Experience Writing ou Escrita de Experiência do Usuário é o ato de criar estratégia de conteúdo para interfaces de modo a proporcionar uma experiência textual que guie o usuário pelas interfaces e garanta uma jornada agradável de uso. 

O principal objetivo do UX Writing é estabelecer uma comunicação eficiente entre a interface e as pessoas que interagem com ela. Nesse sentido, escrever para a experiência do usuário contempla não somente os textos descritivos e tutoriais, mas também os botões, menus e mensagens de erro, por exemplo.

O que faz um UX Writer?

O UX Writer será a pessoa responsável por entender a semântica dos termos relacionados à sua persona de foco e entregar uma escrita precisa e padronizada.

Mas para isso, o profissional precisa trabalhar junto com os demais times e desenvolver soluções em texto para os usuários, realizando pesquisa, análises e desenvolvendo estratégias para melhorar a experiência textual de interfaces. 

Além disso, o UXW atua fortemente com design instrucional, focado no direcionamento do uso da interface, como no caso de FAQ, ajuda, passo a passo, alertas, perguntas frequentes, etc. 

Mais do que os textos comuns, eles também são os responsáveis pelo micro texto, com foco em botões, itens do menu, títulos, notificações, frases curtas de grande impacto, além de chatbot e assistente de voz. 

Tudo isso com um único objetivo: guiar os usuários nas páginas, a fim de auxiliá-los para realizar ações e conversões alinhadas com as estratégias da marca, orientando sobre as melhores formas de navegação.

Quais os principais objetivos do UX Writing?

Agora que entendemos sobre o que se trata a técnica do UX Writing e o que um UX Writer deve realizar no dia a dia, conheça os objetivos que são alcançados:

Usabilidade de texto

É sempre importante imaginar como um elemento de texto se comporta em um espaço de tela gráfica e como ele pode ser otimizado para auxiliar o usuário a avançar no uso de um produto para resolver uma necessidade.

Semântica

Obter a informação do modo que o usuário se comunique e quais são seus dialetos, ajuda a tornar a experiência dele mais personalizada, assertiva e otimizada.

Arquitetura da informação

A arquitetura da informação é uma característica de extrema importância para o entendimento final do usuário e a otimização do recebimento da informação desejada. Portanto, promover acessibilidade, escrevendo bem para se fazer entendível também é uma função do UXW.

Utilidade

Para serem eficazes, os dados usados ​​em um conteúdo devem ser úteis para o receptor. Isso significa que qualquer informação deve ajudar o destinatário a concluir sua tarefa atual.

Posicionamento de Marca

O fortalecimento do posicionamento, com o uso correto do tom de voz, faz com que os usuários se identifiquem e reconheçam a marca. O UXW trabalha para expressar a identidade da marca por meio dos conteúdos e padronizar a linguagem em todos os materiais.

Vantagens em incluir UX Writing em interfaces

Aqui, separamos alguns benefícios em ter um UXW em seus projetos. Confira:

Satisfação dos usuários

A parceria entre um UX e um UXW designer enriquece a experiência do usuário. Ter a junção dos elementos visuais com os elementos textuais, torna-os mais assertivos para o objetivo final do produto.

Por exemplo: Sabe quando um UX monta uma interface incrível, mas não sabe bem como deve comunicar textualmente as ações? É neste momento que entra a participação do UXW! 

No exemplo abaixo, o primeiro alerta não ajuda o usuário a saber a razão pela qual ocorreu o erro ou como corrigi-lo. No alerta correto, é descrito quais são os erros e o que deve-se fazer para prosseguir.

Técnica de UX Writing.

Padronização e Posicionamento

Writers são como a cola entre diferentes áreas de produto. Ajudam a promover a consistência e padronização em todo o produto, especialmente quando se trata de linguagem. Caso tenha um mesmo botão com nomenclaturas diferentes na interface, é papel do UXW identificar e corrigir o problema. 

Abaixo, temos dois botões com a mesma função, porém com termos diferentes. É necessário que haja padronização na linguagem da interface, utilizando apenas um termo em todas as páginas.  

Além disso, considerando vários cenários dentro de uma interface, o Writer ajuda a definir os tons para diversas situações: erro, sucesso, comentários, legendas, orientações, etc.

Como por exemplo, uma determinada ação em uma interface pode alterar todo um ecossistema. Ficou na dúvida de como descrever ao usuário? É aqui que o UX Writer pode te ajudar.

Técnica de UX Writing.

Sabemos também que na maioria das vezes, a construção de frases curtas e impactantes que casem com determinada marca, não é uma tarefa fácil. Nesses casos o UXW trabalha para chegar em um tom adequado nas frases de impacto, de forma curtas e objetivas, com instruções necessárias para o usuário saber como prosseguir. 

O UX desenvolve a estrutura visual e o UXW entra com a parte textual. Esse trabalho em conjunto aumenta ainda mais a qualidade da entrega!

Linguagem e Pontuação

Na correria do dia a dia, é natural deixar passar alguns erros ortográficos, de pontuação e até mesmo de concordância. O Writer se torna responsável por revisar e apontar melhorias para aumentar a qualidade da entrega, sempre focado no objetivo de melhor experiência ao usuário final, direcionando para a conversão correta.

Técnica de UX Writing.

A sua empresa precisa de UX Writing?

A experiência textual é extremamente importante em todas as etapas de utilização dos produtos. Desde o primeiro contato com o sistema, passando pela adaptação de uso à alta produtividade. Por isso, o foco do profissional de UXW é trazer a melhor experiência ao usuário final, visando aumentar a satisfação de uso, aumentar a fidelização da marca, entregar um produto de qualidade, e consequentemente, gerar aumento de receita e valor ao negócio.

Mas lembre-se: o UXW não é marketing de conteúdo, mas impulsiona a ação, aumenta o tráfego dentro do produto e incentiva os usuários a avançar, explorar e agir. 

Agora, para que a estratégia de UXW seja aplicada de maneira eficaz, os times precisam estar em sintonia, compartilhando ideias e trabalhando juntos para buscar uma melhor experiência.

Em uma equipe multidisciplinar, como na Objective, cada profissional consegue desempenhar seu papel com maestria. É essencial a colaboração entre as equipes, pois faz com que a jornada que o usuário irá percorrer seja agradável e efetiva. Conheça nosso serviço de UX Writing e saiba como podemos pode te ajudar.

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.