< Insights

Qual o papel do profissional Tech Lead?

  • Metodologias

Com as profissões cada vez mais conectadas à área da tecnologia, o mundo dos negócios passou a desenvolver novas atribuições a diversos profissionais dos times que adotam a Metodologia Ágil, um deles é o Tech Lead

Muita gente não sabe o que faz um Tech Lead, por se tratar de uma posição recente encontrada na área da tecnologia, mais precisamente entre desenvolvedores. Mas é importante saber o que é, qual seu papel, como é executada essa liderança técnica e a importância de seu trabalho dentro e fora do trato com o time, onde é essencial para atingir promissores resultados dentro do mundo de negócios de TI.

Neste texto, você vai conhecer mais sobre as atividades desempenhadas por esse profissional, além de entender como a contratação ou formação de um Tech Lead pode ser útil para o seu negócio. Confira! 

O que é Tech Lead?

O Tech Lead é um profissional que atua na área de desenvolvimento de software e que é responsável por liderar um ou mais times de desenvolvedores. Uma de suas características é apresentar soluções inovadoras na área da tecnologia, que mostram resultados efetivos para o projeto. Dessa forma, esse profissional, além solucionar problemas tecnológicos, também atua de forma proativa na liderança da equipe.

Além de trabalhar em melhorar os conhecimentos técnicos do time, no estudo e aplicabilidade de novas soluções, esse profissional serve como escudo do time e ponte de comunicação com o cliente. Ele é a bússola que guia o time técnico na direção da melhor solução.

Qual o papel do profissional Tech Lead?

O profissional é atribuído a diversas tarefas, para que ele consiga desempenhar não só seu papel como desenvolvedor, mas também como figura de liderança. Conheça algumas dessas atividades que são desenvolvidas pelo Tech Lead e algumas que podem ser atribuídas a ele:  

  • Pode entender junto ao PO cada cliente do negócio e cada nuance do projeto de forma estratégica e aprofundada, sempre com o olhar técnico;
  • Conhecer os riscos do negócio para garantir que não impactem os resultados do empreendimento;
  • Estabelecer normas e requisitos para a equipe, visando o funcionamento efetivo das atividades do time;
  • Motivação da equipe para a realização de projetos;
  • Entender as necessidades de cada membro da equipe para ajudá-los no melhor desenvolvimento de suas atividades;
  •  
  • Propor ferramentas e técnicas para otimizar os processos de trabalho do time;
  • Ser o canal com outros times técnicos, sejam internos ou do cliente (DEVOPS, por exemplo).
  • Promover atividades e técnicas para a equipe, visando a melhoria e aprimoramento dos conhecimentos, por exemplo, mapeamento de débitos técnicos, gitflow, estimativas, definições técnicas, entre outros;
  • Propor alternativas viáveis e acessíveis para o andamento do projeto, mas sempre escutando o time de forma direta, considerando seus conhecimentos e multiplicando-os.

Para que serve um Tech Lead?

Todo time precisa de uma liderança confiável, alguém que o time possa contar em momentos de dúvidas. Quando o assunto é desenvolvimento, o Tech Lead é essa figura. Ele dotado de estratégias e habilidades que ajudam o time de uma empresa a apresentar resultados mais efetivos.As vezes ele é dotado de tamanho conhecimento técnico que vê-lo codificar pode trazer uma luz ao desenvolvedor. De uma forma ou de outra, o Tech Lead é a figura de confiança do time e seu escudo e voz com o cliente.

Esse profissional atua desde o entendimento de gargalos, propondo soluções ou encontrando-as junto do time, até o treinamento de desenvolvedores de baixa senioridade e multiplicação de conhecimentos de DEVs mais experientes. O TL é o braço direito do gestor do projeto, munindo o mesmo com informações técnicas, problemas, riscos e mesmo prazos. Ele é a ponte e tradutor com os times de UX, DEVOPS, QA, FO e todas as frentes técnicas. 

Dessa forma, a empresa que tem esse profissional pode contar com soluções inovadoras no desenvolvimento de projetos, além de uma maior garantia de melhores resultados nas entregas ou identificação antecipada de problemas que possam ocorrer..

O que um Tech Lead faz?

O Tech Lead, realiza funções diversas,  desde incentivar assuntos técnicos, com objetivo de obter resultados efetivos na equipe; realizar reuniões para iniciar algum projeto; apresentar os códigos e técnicas; e, também, solucionar dúvidas do trabalho a ser realizado pela equipe.

Outra atribuição do Tech Lead, são os feedbacks que esse profissional faz, contribuindo para que todos do time evoluam nos processos, a exemplos de dicas e pontos fortes e fracos do projeto. 

Para realizar essa atividade, é importante que o Tech Lead conheça a equipe responsável, como seus pontos positivos e negativos, para garantir bons resultados. 

A aplicação de métricas no dia a dia do time do projeto, tal qual a explicação das mesmas para o time, é uma das possíveis atribuições que um Tech Lead que trabalha com agilidade pode exercer. Esse profissional utiliza-se de métricas não apenas no andamento do processo, mas para mensurar a efetividade do trabalho e  também das ferramentas utilizadas no projeto. Embasar-se em dados para a tomada de decisões e curso de ação diferenciam bons líderes de líderes egocêntricos, e isso se aplica também aos Tech Leads.

Quando contratar um Tech Lead?

Não há momento para não se contratar um Tech Lead. Ter uma liderança técnica e não apenas alguns desenvolvedores soltos e sem direção é o que pode diferenciar sucesso de fracasso. Entender o momento atual de seu negócio e os desafios que seus colaboradores têm ao desempenhar as funções de desenvolver softwares pode ser um dos caminhos para compreender a hora ideal para contratar este profissional, pois seu papel trará maior qualidade e refinamento ao time além de informações técnicas necessárias para as tomadas de decisões que não lhe cabem.

Portanto, se há um time de desenvolvimento, há espaço para um Tech Lead desde que o mesmo tenha visão, conhecimento técnico, um mínimo de liderança e saiba aplicar os processos definidos para o projeto.

Por que contratar um Tech Lead?

O único momento em que a pergunta “Por quê contratar um Tech Lead?” se torna efetiva é quando já se tem potenciais Tech Leads dentro de casa. Pois em muitas situações é melhor desenvolver alguém do que trazer alguém externo, pois esse profissional interno muitas vezes já possui o respeito dos desenvolvedores, tornando sua liderança um pouco mais efetiva. Se você deseja potencializar os resultados de seu negócio voltado à área da tecnologia e não possui esse profissional dentro de casa,  contratar um Tech Lead pode ser uma alternativa viável, 

Com soluções aliadas à tecnologia, ao planejamento e ainda com as habilidades deste profissional, os projetos serão melhor definidos e poderão alcançar resultados de excelência. 

Habilidades esperadas de um Tech Lead

O Tech Lead é dotado de uma característica principal para a execução desse cargo, que é a capacidade de liderança técnica. Por isso, esse profissional tem uma percepção excelente tanto de riscos futuros quanto para o projeto, além de conhecer cada um dos membros da equipe. 

Esse profissional, é referência na área de tecnologia, mais precisamente de desenvolvimento. Não caberá a ele definir um prazo, mas sim liderar o time a perseguí-lo. Não caberá a ele definir o escopo do projeto, mas sim entender e aplicar tudo o necessário para fazer a maior entrega de valor possível. Para isso, domina técnicas e habilidade para colaborar com os integrantes da equipe. 

Habilidades de comunicação, persuasão e criatividade também são algumas das suas características, além de  responsabilidades, bom relacionamento interpessoal e equilíbrio emocional que um profissional de ponta deve ter.

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.