< Insights

Governança de TI: entenda mais sobre o assunto

  • Inovação e Gestão

A governança de TI é um conjunto de práticas essenciais para alcançar o sucesso. Os ativos digitais se tornaram uma peça-chave para o crescimento das empresas no mercado — não apenas isso, mas para se destacarem competitivamente. Por isso, o setor de TI atua funciona como um alicerce para as organizações que dependem de soluções tecnológicas para produtos e distribuir os seus serviços e produtos.

Para alcançar resultados mais expressivos, é necessário um alinhamento de tecnologia e modelo de negócio da empresa, junto a uma gestão de recursos eficientes. Com isso, a governança de TI se tornou um conjunto de práticas indispensável para as organizações conquistarem uma qualidade superior nos seus processos.

O que é a governança de TI?

Ela faz parte integral da governança corporativa em uma empresa. Isso significa que esse processo envolve meios eficazes de alinhar as estratégias de TI às estratégias do seu negócio. Assim, são usados diversos métodos, políticas, regras e processos que funcionam como uma espécie de alicerce para que a sua organização alcance metas e objetivos, conquistando retorno, segurança e conformidade como consequências positivas.

Com isso, é possível afirmar que a governança de TI atua como um mecanismo de controle para as empresas. Assim, ela fica responsável por estabelecer as regras e políticas necessárias para direcionar todos os processos de TI no negócio. Isso significa que todos os envolvidos devem adotá-la — incluindo os usuários de sistema, gerentes, gestores, auditores e diretores.

O monitoramento de normas é um processo indispensável para que a empresa consiga alcançar os seus objetivos estratégicos, reduzindo os riscos para o negócio. Há quem confunda gestão de TI com a governança de TI. Por isso, é necessário diferenciar esses dois conceitos.

A diferença entre gestão de TI e governança de TI

Na gestão de TI, temos a responsabilidade da equipe mantendo o desempenho superior do setor. Isso significa que existe toda uma manutenção sobre o relacionamento da empresa com o público, além da gestão do próprio time.

Na governança de TI, temos todo o processo de definição sobre o setor de Tecnologia da Informação. Assim, é possível verificar se todas as diretrizes e políticas estabelecidas foram seguidas corretamente. É aqui que é possível definir os processos e assegurar que eles vão ser seguidos como o planejado, além de atribuir papéis e responsabilidades.

Quais são as principais vantagens da governança de TI?

Uma governança de TI implementada com padrões e processos bem definidos oferece benefícios consideráveis às empresas. Confira as principais vantagens desse processo.

Mais segurança para dados sigilosos

Ao contar com as práticas de uma governança de TI, as empresas têm mais tranquilidade em relação à proteção e segurança dos seus dados.

Esse processo é indispensável para negócios que dependem de informações sigilosas e que precisam de garantia sobre a integridade desses dados.

A governança de TI bem implantada evita o vazamento de informações sobre a organização e os seus clientes, reduzindo riscos e danos que esse tipo de cenário pode ocasionar.

Otimização das ferramentas de TI

Outro ponto de destaque de uma boa governança de TI é sobre o uso das ferramentas do setor de Tecnologia da Informação da empresa. Assim, é possível assegurar o funcionamento correto de todos os seus recursos tecnológicos, possibilitando um desempenho melhor.

Esse processo tem como objetivo garantir a eficiência sobre o uso das ferramentas, reduzindo riscos de falhas e bugs que podem comprometer o seu desempenho. Com isso, as chances de comprometer a sua infraestrutura e o sistema são bem menores, permitindo um funcionamento constante.

Maior entrega de valor

A importância de uma governança de TI nas empresas é clara ao analisar o resultado apresentado durante a entrega de um serviço ou produto. Alinhar os seus projetos de acordo com as diretrizes e as políticas estabelecidas é indispensável para agregar valor ao seu negócio.

Isso é imprescindível para ter uma produtividade superior, ser capaz de reduzir custos e ter mais controle sobre toda a operação dos processos. A governança de TI é essencial em uma entrega maior de valor, dando destaque ao seu negócio no mercado.

Melhor gerenciamento de recursos

O controle sobre os recursos é um processo primordial para qualquer tipo de negócio, independentemente do seu tamanho. A escassez é um cenário real caso haja uma falta de planejamento e organização. Com uma governança de TI, esse tipo de situação pode ser contornado.

Ao avaliar os recursos disponíveis, é possível utilizá-los de forma consciente. Isso significa que a empresa pode planejar novos investimentos de acordo com suas necessidades e expandir o negócio.

Mais competitividade

A sobrevivência no mercado depende de quão competitivo é o seu negócio. Conquistar um diferencial e se destacar pode parecer um processo trabalhoso e quase impossível, mas com uma governança de TI, é possível alcançar o sucesso.

O alinhamento das estratégias corporativas com as diretrizes e políticas estabelecidas gera um grande diferencial competitivo para o seu negócio. Assim, o seu setor de Tecnologia da Informação tem a capacidade de auxiliar a empresa e gerar oportunidades essenciais para o seu crescimento.

Entre eles, podemos destacar processos otimizados, custos reduzidos e mais segurança. Com isso, já é possível impulsionar o seu negócio no mercado, deixando a sua empresa à frente da concorrência.

Aumento do ROI

Investir em algo e não ter um retorno satisfatório é uma grande frustração e pode prejudicar o crescimento de qualquer negócio. Uma governança de TI bem implementada atua como uma grande aliada nessa questão. Ela oferece mais retorno sobre as suas iniciativas de tecnologia, o que acaba impactando diretamente no aumento do ROI no setor de TI da empresa.

Agora você já sabe a importância e os benefícios da governança de TI em uma empresa. Procure estudar mais sobre o tema, pois quanto mais informações você tiver à sua disposição, mais prática será a implementação no seu negócio. É muito importante entender como a governança de TI funciona, de forma a garantir padrões e processos bem definidos na sua organização.

Gostou de aprender sobre o assunto? Aproveite para nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro de mais materiais como este. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.