< Insights

As etapas de uma consultoria e o que você pode esperar de resultados

  • Metodologias

As etapas de uma consultoria precisam ser bem compreendidas por parte das empresas contratantes para que seja possível direcionar corretamente a resolução de um determinado problema que a prejudique, além de esclarecer as otimizações que podem ser implementadas.

A consultoria tem como significado um serviço oferecido por uma empresa ou profissional com o objetivo de levantar as necessidades do cliente através de uma série de análises e, por fim, identificar de que forma será solucionado o problema.

Ao contratar uma consultoria é essencial entender que de forma alguma ela irá assumir o controle de sua empresa, mas sim fornecer um auxílio para que os respectivos gestores possam tomar a melhor decisão.

Quais são as etapas de uma consultoria?

Definir as etapas de uma consultoria pode variar de especialista para especialista, mas o conceito e a finalidade sempre será o mesmo: entregar o melhor resultado ou o melhor caminho para a resolução de um determinado problema. Para isso, a Objective possui uma oferta de consultoria focada em transformação ágil, com alguns caminhos pré estabelecidos que vamos apresentar a seguir.    

1.    Assessment (avaliação)

Na primeira etapa é avaliado o contexto da empresa. A ideia é que a consultoria possa gerar um diagnóstico com uma visão 360º dos aspectos culturais, técnicos, organizacionais e de negócios. Esses dados são obtidos através de entrevistas, formulários de pesquisa e análises de dados.

Faça o Self Assessment para entender o nível de maturidade organizacional da sua empresa em relação ao mercado. New call-to-action

2.    Roadmap (Roteiro, ou “mapa da rota” traduzido de forma literal)

Neste momento são definidos os pontos de alavancagem priorizados de acordo com a eficácia. O objetivo aqui é encontrar soluções com o menor investimento para trazer o maior resultado.

3.    Set de práticas

Se na primeira etapa a consultoria elabora um diagnóstico, nesse momento é dada a orientação técnica para a escolha dos próximos processos, práticas e ferramentas para atuar nos pontos de alavancagem do roadmap.

4.    Educação

A implementação de uma nova metodologia transforma a cultura da empresa. Por isso, é essencial a aplicação de treinamentos, workshops, palestras, knowledge sharing sessions (sessões de compartilhamento de conhecimento) e demais práticas 100% online a fim de equalizar e elevar o nível de conhecimento teórico das ações a serem praticadas.

5.    Squads

Após a atualização metodológica, é chegada a hora de definir o subconjunto ideal de squads, ou seja, pequenos times multidisciplinares com o objetivo de proporcionar um ganho considerável em autonomia para um determinado departamento e estabelecer prioridades nos projetos do negócio.

6.    Retrospectiva da organização

Aqui é o ponto de reinício do ciclo com foco na melhoria contínua dos processos. É essencial avaliar os resultados atingidos frente ao planejado e, através de ferramentas de integração do time, refinar o contexto da empresa e o roadmap de ações, buscando sempre a otimização.

Os resultados que a sua empresa pode esperar a partir de uma consultoria

Gestores e empresários devem entender a consultoria como um investimento para a empresa e não como um custo. Um dos principais benefícios que uma consultoria pode trazer é a orientação profissional para a empresa atingir os seus objetivos, bem como quais ações e/ou atividades não são favoráveis para a saúde do empreendimento.

Alguns resultados e benefícios que podem ser conquistados durante e após a implementação das metodologias e processos orientados por uma consultoria:

  • Vantagem competitiva no mercado;
  • Eliminação de possíveis erros que vinham sendo cometidos;
  • Maior fidelização dos clientes;
  • Aumento do desempenho e da lucratividade;
  • Aumento da produtividade por parte dos colaboradores;
  • Maior assertividade nas tarefas.

Portanto, podemos observar que optar por uma consultoria em sua empresa é fundamental para resolver problemas e ainda garantir melhores resultados. Vale lembrar que o papel de uma consultoria não é o que chamamos de “Agile by the Book”, como se a metodologia fosse um livro de receitas. Uma consultoria eficaz implementa decisões orientadas por métricas, sem promessas revolucionárias, mas com uma abordagem de evolução constante dos processos.   

Para isso, conte com a Objective! Nossas consultorias são especializadas em Design Thinking, Testes Automatizados e DevOps. Para entender mais sobre nossa oferta de consultoria, entre em contato agora mesmo.

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.