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Estratégias de crescimento e retenção para o RH impulsionar Startups Tecnológicas

  • Inovação e Gestão

 

A realidade de uma startup de sucesso é de crescimento agressivo. Crescimento de receita, clientes e demandas. E para atender estas demandas, é comum encontrarmos a área de recursos humanos de uma startup totalmente tomada pela atividade de recrutamento e seleção. 

No caso particular de uma startup tech, este atividade enfrenta um mercado aquecido para profissionais de tecnologia, sendo que a empresa não só tem dificuldade de contratar novos recursos, mas ainda precisa garantir a retenção dos talentos que foram fundamentais para o sucesso da empresa no momento. 

Identificar e treinar lideranças, executar planos de desenvolvimento individual entre outras atividades acabam ficando em segundo plano. E no médio e longo prazo, esta decisão acaba aumentando o turn over do time e dificultando o crescimento sustentável. 

Terceirizar demandas ou até mesmo projetos inteiros para fábricas ou centros de desenvolvimento de software é uma forma inteligente que as startups estão utilizando como complemento ao aumento de head-count do seu time interno. Esta forma de contratação é conhecida como outsourcing

Pessoas jogando futebol da mesa e ao lado a escrita " Cuidados"

Cuidados 

Numa contratação outsourcing, parte dos recursos serão alocados remotamente e parte localmente na empresa contratante. Na prática, pensar no processo de boarding dos terceiros é tão importante quanto de novos colaboradores. Portanto, alinhar desde o início como serão tratados os benefícios, horários, dress-codes e outras particularidades da sua empresa é de suma importância. 

Com as equipes remotas, a qualidade dos equipamentos de comunicação e internet é fundamental para o bom andamento dos trabalhos. 

Pessoas sentadas dando risadas e ao lado a escrita " Vantagens"

Vantagens 

É possível ter elasticidade na quantidade de profissionais contratados através do outsourcing. 

Desta forma, demandas temporárias para objetivos específicos são mais fáceis de serem atingidos com o outsourcing, sem a necessidade de aumentar definitivamente o head-count

E por conta da natureza exploratória do desenvolvimento de seu produto, uma startup tem demandas temporárias por capacidades técnicas específicas. Em um momento é necessário um profissional com experiência em PHP, em outro momento Java, depois Inteligência Artificial e por aí vai. Se o experimento der certo, a demanda se firmará, se der errado não. O outsourcing facilita a execução do experimento sem a necessidade de uma contratação definitiva. E existem inúmeras formas de passar este conhecimento para sua equipe, desde a contratação de um treinamento, até a execução do experimento com membros da própria empresa. 

Com o outsourcing remoto, as equipes adquirem capacidades de gestão e comunicação efetivas com pessoas trabalhando fora do ambiente de trabalho. Este pode ser o primeiro passo para oferecer para os próprios colaboradores o home-office. Pesquisas recentes mostram ser um dos principais benefícios procurados por profissionais de TI. 

Mulher com um notbook na mão olhando para a janela e a o lado a escrita " Conclusão"

Conclusão 

Com as demandas temporárias resolvidas através do outsourcing, o RH consegue planejar melhor o crescimento da empresa, sem abrir mão do foco na equipe atual, equilibrando ambas atividades e conseguindo entregar uma equipe com maior produtividade para o sucesso da startup. 

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