< Insights

O que é Design System? Saiba como aplicar e quais os benefícios

  • User Experience e Design Thinking
  • Artigo

Os produtos digitais ganham cada vez mais espaço no mercado de tecnologia. Nesse sentido, grandes empresas têm buscado evoluir o modo como eles são desenvolvidos. Uma das práticas de aperfeiçoamento é a criação de um Design System, um recurso que gera consistência, redução de custo e escalabilidade aos negócios.

Nesse artigo, você conhece mais sobre Design System, como ele funciona e quais os benefícios  para sua empresa.

O que é um Design System?

O Design System é um sistema unificado de padrões que oferece coordenadas para o desenvolvimento de produtos digitais consistentes. Ele oferece diretrizes de uma marca para otimizar a construção de diversos produtos.

Esse sistema é composto por componentes reutilizáveis e padrões aplicáveis, como por exemplo, tipografias, logos, cores, interações, ícones e imagens. Todos eles acompanhados por regras de uso. Desse modo, garante excelência na experiência do usuário final.

Para que serve o Design System?

O principal fator que promoveu essa mudança de perspectiva das empresas foi a necessidade de entregar produtos digitais de qualidade. Além disso, a busca por escalar seus negócios, reduzir tempo e custo de desenvolvimento e melhorar a comunicação entre as equipes foram considerados para a criação desse sistema.

Nesse sentido, o Design System serve para facilitar a comunicação entre as equipes, automatiza os processos, gera identidade aos produtos digitais e permite, com a redução de tempo e custo, foco na estratégia e na experiência do cliente.

Design System x Style Guide

É comum a associação do Design System ao Style Guide, mas eles têm propostas e capacidades diferentes.

O Style Guide é um conjunto de diretrizes dos elementos visuais de um projeto. Já o Design System é um ecossistema vivo e tem a capacidade de evoluir ao longo do tempo. Nesse sentido, é possível alterar seus componentes de acordo com a necessidade do negócio e por se tratar de um sistema automatizado, as mudanças acontecem em todos os produtos vinculados.

Quais são os benefícios do Design System?

A criação de um Sistema de Design é um processo que necessita de atenção, por isso, deve ser feito de maneira adequada e criteriosa. Esse cuidado reflete nos resultados futuros de diversos produtos digitais, assim, se bem executado, oferece previsibilidade, confiança e agilidade. Conheça outros benefícios desse sistema:

Consistência

O Design System permite a criação de produtos e interfaces mais consistentes, já que os elementos são padronizados e possuem regras e instruções definidas para utilização.

Qualidade

Com mais consistência e padronização, erros são evitados e processos são aprimorados, aumentando a qualidade de um produto ou serviço.

Comunicação

A utilização de um Sistema de Design facilita a comunicação entre as equipes com a integração de elementos e instruções. Dessa forma, traz agilidade e fluidez as interações.

Design ágil

A equipe de Design ganha agilidade com a otimização dos processos burocráticos e pode focar na parte estratégica e na experiência do usuário, assim, consegue desenvolver projetos escaláveis.

5 princípios do Design System

Existem cinco características que devem ser respeitadas para a criação de um Design System:

  • Continuidade;
  • Colaboração;
  • Simplicidade;
  • Comunicação e Engajamento;
  • Centralização.

Conheça abaixo cada uma delas:

Continuidade

O Design System é um ecossistema vivo, logo, precisa ser aprimorado sempre que necessário para acompanhar a evolução da empresa. Por isso, a realização de atualizações é indicada para a manutenção do desempenho.

Colaboração

A colaboração é fundamental para o desempenho desse sistema. Assim, ele deve ser integrado e compartilhado em todas as áreas para a construção de uma identidade da marca. Além disso, a contribuição de diferentes frentes pode aprimorar a funcionalidade desse recurso.

Simplicidade

O objetivo do Design System é simplificar a comunicação e os processos de desenvolvimento. Logo, é necessário que ele seja um facilitador para encontrar soluções e respostas rápidas.

Comunicação e engajamento

A comunicação é muito importante para um Design System, principalmente para a criação de engajamento com os stakeholders. É importante que todos tenham conhecimento das potencialidades dessa ferramenta. Por isso, é essencial utilizar estratégias como e-mails, Q&A e newsletters para manter os stakeholders atualizados.

Centralização

Um Design System deve ser único para toda a empresa. Dessa forma, é importante que a ferramenta esteja acessível para todos e que as regras de uso sejam simples e não exijam conhecimentos técnicos e específicos.

Como um Design System é composto?

Já vimos a importância do Design System, seus benefícios e os cinco princípios. Agora chegou a hora de ver o que de fato faz parte de um Design System. São quatro elementos básicos que o compõem. Confira todos eles a seguir:

Objetivos e valores

A definição de objetivos é essencial para o alinhamento de metas e ambições da empresa e de seus colaboradores. Desse modo, a utilização de um Sistema de Design é reconhecida por todos e sua importância é valorizada ao longo da jornada. Já os valores estão relacionados às tomadas de decisão e como elas estão alinhadas com todos.

Identidade da Marca

Nesse elemento, o desenvolvimento de produto deve estar em conformidade com a identidade visual da marca, levando em consideração aspectos como cores, ilustrações, animações, tipografia, ícones, formas, entre outros.

Biblioteca de componentes, elementos e padrões

Esses três são as peças mais importantes de um Sistema de Design. Os componentes e elementos são responsáveis pela construção de padrões que posteriormente são utilizados para o desenvolvimento de interfaces e produtos com mais consistência. Também é válido ressaltar que os outros elementos, como objetivos e identidade de marca são a base para a criação desses itens.

Diretrizes e instruções de uso

São os documentos de diretrizes e instruções de uso que compreendem o que pode ser feito e o que não pode no desenvolvimento de um produto. Essas regras possibilitam a criação de produtos e interfaces coerentes e consistentes que proporcionam uma melhor experiência ao usuário.

Portanto, o Design System é um produto base para a construção de outros. Ele traz consistência, identidade, agilidade e precisão aos produtos digitais e a escalabilidade dos negócios.Quer saber mais sobre como criar ou atualizar o Design System da sua empresa? Acesse nossa página de Experiência do Usuário e Design e tire suas dúvidas com um dos nossos especialistas!

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.