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Design Fiction: como utilizar ficção científica para inovar produtos e serviços

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O avanço tecnológico tem gerado novos modelos de negócio, processos e ofertas. Nesse sentido, as empresas têm buscado alternativas para se destacar, diante da concorrência criada no ambiente digital. Logo, a inovação tornou-se peça chave das discussões corporativas e uma necessidade urgente para garantir espaço no mercado. Dessa maneira, técnicas como o Design Fiction, que estimula a criatividade em cenários fictícios, surge como uma prática que pode gerar um diferencial competitivo nos negócios.

Nesse artigo, você entende como essa metodologia pode trazer ideias de produtos e serviços inovadores para sua empresa.

Design Fiction: O que é e sua importância?

Design Fiction é uma abordagem que utiliza elementos de ficção científica para explorar cenários futuros e desenvolver soluções inovadoras. Essa metodologia cria narrativas hipotéticas para imaginar as necessidades dos consumidores no futuro e também para desenhar experiências otimizadas aos usuários.

A prática do Design Fiction antecipa tendências e amplia a criatividade para inovação. Isso porque, ao idealizar produtos e serviços de forma tradicional, as empresas esbarram em limites daquilo que é conhecido como possível na atualidade. Por outro lado, ao considerar filmes, séries e livros fictícios as possibilidades são ampliadas e colocadas em uma perspectiva ideal para inovar. 

Essa ferramenta é uma das alternativas para empresas que desejam inovar e continuar competitivas no mercado. Logo, sua importância é determinada diante da velocidade que novas tecnologias tem provocado mudanças constantes nas necessidades dos clientes. Com isso, o Design Fiction permite uma compreensão mais profunda das implicações que essas mudanças vão trazer e como os modelos de negócio devem ser adaptados.

Quais as vantagens em utilizar o Design Fiction?

A adesão do Design Fiction traz diversas vantagens ao negócio, principalmente na evolução da empresa a longo prazo. Conheça alguns desses benefícios a seguir:

Estratégia de mercado

Ao imaginar os desafios e oportunidades futuras, é possível estabelecer estratégias e objetivos a longo prazo. Com isso, as empresas podem desenhar projetos inovadores e se destacar dos concorrentes. Essa vantagem inclui maior domínio sobre as expectativas do mercado e a definição de recursos de maneira planejada. 

Entregas diferenciadas

A era digital torna cada vez mais fácil o acesso e a comparação de ofertas. Nesse sentido, o Design Fiction pode ser a abordagem que vai definir hoje, como a empresa vai se destacar no futuro e entregar produtos e serviços com diferenciais. Assim, essa metodologia permite a ampliação da realidade e a criação de projetos que vão posicionar o negócio no futuro.

Validação de ofertas

O entendimento sobre a longevidade de um produto ou serviço é fundamental para a consistência de um modelo de negócio. Nesse sentido, é possível explorar através do Design Fiction o potencial que uma oferta terá no futuro, assim, a empresa consegue planejar adaptações, criar novos projetos e manter seu espaço competitivo.

Como aplicar o Design Fiction?

A aplicação dessa metodologia deve seguir 4 etapas fundamentais para gerar resultados expressivos:

Identificação de possíveis problemas futuros

A primeira etapa de aplicação do Design Fiction é a ideação de cenários futuros. Esse processo, realizado em equipe, deve imaginar com base fictícia, a realidade futura e identificar os desafios nesse cenário. Por exemplo, em um mundo com carros voadores, como as peças de carro produzidas pela empresa devem se adaptar, quais recursos serão necessários e quais as demandas externas dos usuários.

Mapeamento de cenários atuais

Na próxima etapa, é preciso relacionar a ideação com a realidade atual. Nesse sentido, é necessário analisar os principais itens definidos na etapa anterior e aprofundar o mapeamento. Assim, a equipe começa a planejar quais as atividades que devem ser feitas para o desenvolvimento daquelas ideias, de acordo com as possibilidades atuais da empresa.

Mapeamento de cenários futuros

A terceira etapa retoma a ideação futura e determina como elas serão projetadas, como elas vão afetar a demanda atual e também as consequências que podem gerar no futuro. Nesse momento, é importante relacionar as ideias ao planejamento da empresa e definir o que é possível, plausível, provável e desejável para a organização.

Viabilização de Soluções

A última etapa consiste na apresentação das soluções idealizadas. Nesse momento é necessário responder alguns tópicos, como por exemplo: 

  • Oferta de valor: o que a solução agrega ou resolve?
  • Segmentação de clientes: quais clientes serão impactados?
  • Relacionamento e canais: qual será o relacionamento com o usuário e os canais utilizados?
  • Atividades e recursos chave: quais as principais atividades e recursos para a entrega do projeto?
  • Parceiros e custos: quais os parceiros necessários e o investimento?
  • Retorno de receita: Como o projeto trará retorno, quais as taxas envolvidas e modelos de precificação.

A relação entre Design Fiction e Transformação Digital

Existem dois processos de transformação em andamento. Um deles diz respeito à transformação digital das empresas, ou seja, o processo de adoção de tecnologias que evoluem os processos do negócio e a experiência do usuário. Essa mudança já acontece há alguns anos e passou por uma aceleração durante o período pandêmico. 

Já a segunda transformação é aquela que trabalha com um mundo pós-digital, nesse sentido, as empresas começam a entender e executar soluções para superar os desafios que a evolução digital impõe. Assim, uma das ferramentas que auxilia nesse processo, é o Design Fiction, pois permite uma visão futura da realidade e uma antecipação das necessidades que a evolução da tecnologia pode trazer. 

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