< Insights

Dashboard design: a importância da visualização de dados em produtos digitais

  • User Experience e Design Thinking
  • Artigo

A eficiência de um produto digital vai além do processo de desenvolvimento. Isso porque, é necessário criar maneiras de acompanhar seu desempenho e também oferecer ao usuário final ferramentas de análise e observação. Nesse sentido, a criação de um dashboard design é uma alternativa otimizada que permite o acompanhamento da performance, estatísticas e a visualização de dados relevantes para a gestão do produto e também para uma entrega consistente ao usuário. 

Nesse artigo, você conhece mais sobre esse conceito, como aplicar e sua importância no mercado digital.

O que é Dashboard Design?

Dashboard design é um painel otimizado com técnicas de UX design que exibe informações relevantes através de gráficos, tabelas e linha do tempo. Logo, tem como objetivo entregar insumos para o cliente, que valida a efetividade e pontos de melhoria do produto digital, bem como oferecer ferramentas para o usuário final entender a saúde da solução que ele utiliza. 

Esse tipo de painel permite maior visualização da performance de produtos digitais e consequentemente uma evolução da gestão do produto interno. Nesse sentido, ao ser incluído como ferramenta na jornada do usuário, oferece autonomia e gera insights que colaboram com a sua experiência.

Quais são os tipos de dashboard design?

Os painéis são ferramentas que auxiliam no monitoramento de dados acionáveis, assim como indicadores e estatísticas de desempenho. Dessa forma, tornam-se fundamentais para a inteligência do seu negócio no processo de tomada de decisão de uma organização. Conheça abaixo os principais tipos de dashboard design:

Dashboard Operacional

O painel operacional tem como função exibir o status da aplicação em tempo real. Logo, entrega ao usuário de forma visual e simplificada conhecimento sobre dados atuais do sistema. 

Em uma plataforma digital, é possível criar um dashboard operacional que exiba os usuários ativos, as visualizações por minuto e outras informações que possibilitam o entendimento do desempenho atual do produto digital. Um exemplo de dashboard operacional é o painel em tempo real do Google Analytics.

Dashboard Analítico

O painel analítico tem como principal objetivo apresentar e comparar dados de desempenho anteriores. Nesse sentido, o dashboard analítico oferece ao usuário a possibilidade de analisar em perspectiva a performance da aplicação, mês a mês ou até mesmo ano a ano. Assim, são encontrados nesses dashboards visualizações totais de página, tráfego de rede mensal, entre outros.

Esses painéis analíticos devem conter o máximo de informação relevante sobre o aplicativo ou plataforma, logo, deve otimizar elementos gráficos e focar na apresentação de resultados. Isso porque, atuam como uma espécie de medidor e ajudam a identificar problemas a médio e longo prazo.

Dashboard Estratégico

Outro tipo de dashboard design é o painel estratégico. Ele tem como função exibir insights com base nos conjuntos de indicadores-chave de desempenho em relação aos objetivos estratégicos da organização. Esse painel é direcionado a gestão dos produtos digitais e a área de negócios. Isso porque, oferece uma visão inteligente dos principais indicadores para a tomada de decisão. Assim, é ideal para encontrar insights do negócio e alternativas para solucionar problemas a longo prazo.

Como criar um Dashboard: dicas e boas práticas

O processo de criação de um dashboard envolve o contexto em que ele será utilizado e os objetivos da ferramenta. Portanto, abaixo seguem algumas boas práticas essenciais para todos os tipos de painéis apresentados anteriormente:

Definição das necessidades dos usuários

O principal objetivo do dashboard é simplificar a visualização de dados. Logo, é importante definir quais são as informações essenciais para o público-alvo. Nesse sentido, o painel deve conter uma página e apresentar apenas dados relevantes para o usuário de forma otimizada e de fácil leitura.

Dashboards responsivos

Uma característica importante na construção de um dashboard é a entrega de um design responsivo. Dessa maneira, o usuário pode alternar de telas e formatos sem comprometer sua experiência ou dificultar seu acesso e análise das informações.

Arquitetura de informação

A arquitetura de informação corresponde às posições em que os dados vão estar dispostos no dashboard. Logo, é importante hierarquizar o conteúdo de acordo com a importância para o público-alvo. Também é relevante considerar a forma como o usuário examina a página nos padrões digitais para estruturar a ordem dos elementos.

Design limpo

O painel tem como objetivo ser uma fonte de rápida compreensão, fácil identificação e de agradável leitura. Assim, é importante considerar um design limpo e simples. Portanto, a qualidade dessa ferramenta está relacionada a organizar e apresentar dados relevantes que considerem visualmente a experiência do usuário.

Quer entender como construir produtos digitais consistentes e com informações valiosas para direcionar a operação e a tomada de decisão? Converse com nossos especialistas e saiba como a Objective pode ajudar sua empresa a criar produtos digitais e dashboards otimizados para as necessidades do negócio!

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.