< Insights

AWS: conheça os serviços da Amazon Web Services e as vantagens do teste em nuvem

  • Testes Automatizados
  • Artigo

Os serviços em nuvem ganham cada vez mais espaço no mercado. Isso porque, essa tecnologia oferece recursos ilimitados no ambiente virtual e também traz mais flexibilidade e segurança para os usuários. A Amazon Web Services (AWS), empresa do grupo Amazon, é uma das principais plataformas no mercado de computação em nuvem, ela oferece soluções que ajudam no desenvolvimento de software, como por exemplo, os testes em nuvem.

O que é AWS?

A Amazon Web Services (AWS) é uma plataforma que oferece serviços de computação em nuvem sob demanda. Criada em 2006, a empresa do grupo Amazon, tem mais de 200 data centers espalhados pelo mundo e disponibiliza infraestrutura, plataforma e software como serviço.

Com atividades em mais de 190 países, a AWS oferece serviços em Computação, Inteligência Artificial, Machine Learning, Data Lakes, IoT e Armazenamento de Dados.

Como funciona a Amazon Web Services?

A AWS tem uma rede de data centers espalhados estrategicamente que proporcionam zonas de disponibilidade em diversas partes do mundo. Essas áreas estão conectadas e oferecem uma rede de baixa latência.

Desse modo, o usuário consegue criar máquinas virtuais e replicar em diferentes zonas de disponibilidade com uma infraestrutura confiável e resistente a falhas. A nuvem permite que as empresas operem sem a necessidade de estruturas físicas e de investimento interno, visto que, o usuário paga apenas pelo seu consumo.

Quais são os serviços oferecidos pela AWS?

Conheça a seguir os principais serviços oferecidos pela AWS:

Amazon EC2

Amazon EC2 é um serviço que disponibiliza capacidade computacional redimensionável na nuvem para criação de instâncias - servidores virtuais na nuvem. O principal objetivo do EC2 é facilitar a criação de infraestrutura em uma interface web simples na nuvem.

AWS Elastic Beanstalk

AWS Elastic Beanstalk é um serviço que facilita a implantação e o gerenciamento de uma aplicação na nuvem. Ele reduz a complexidade de gerenciamento , mas mantem o poder de escolha e controle do usuário. O principal objetivo do Elastic Beanstalk é gerenciar automaticamente a provisão de capacidade, o balanceamento de carga, escalabilidade e fazer o monitoramento da aplicação.

Amazon S3

Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) é um serviço de armazenamento de dados que oferece escalabilidade e segurança para coletar e recuperar informações de qualquer local na web. Esse serviço é indicado para empresas que precisam gerenciar e analisar altos volumes de dados.

Como são aplicados os testes em nuvem da AWS?

AWS Device Farm é o serviço da AWS que realiza teste em nuvem. Com ele, é possível testar simultaneamente as aplicações em diversos dispositivos móveis e web. Entre eles, o Android, IOS, Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla e Firefox. 

O serviço de teste em nuvem da AWS gera vídeos e logs que auxiliam na identificação de falhas nas aplicações. Além disso, os frameworks internos da nuvem permitem testar os softwares sem a necessidade de escrever ou manter scripts de testes. A ferramenta acelera e automatiza a realização dos testes e torna possível uma comparação com um conjunto de dispositivos físicos presentes na nuvem da AWS.

Quais as vantagens do teste em nuvem da AWS?

Conheça a seguir as 4 principais vantagens em utilizar o AWS Device Farm para teste em nuvem:

Simulação de ambiente real

A simulação de ambiente real permite a configuração do ambiente que futuramente hospedará a aplicação. Assim, é possível ajustar os ambientes de testes, configurar o idioma, conexão de rede, dados do aplicativo e localização e ainda instalar aplicativos que possuem pré-requisitos, desse modo, simula situações reais de um cliente.

Integração do fluxo de trabalho

Por meio dos plugins de serviço e API do Amazon Web Services, é possível iniciar automaticamente os testes e obter resultados de ferramentas como o Android Studio e o Jenkins, ambientes de integração contínua e de IDEs.

Testes mais adequados

A AWS permite a execução de conjuntos de testes embutidos sem a necessidade de scripting, ou então a personalização dos testes por meio de estruturas open source, como o Appium, Espresso e Calabash.

Execução de testes simultâneos no navegador

A execução de testes simultâneos no navegador também é uma vantagem para a consistência da aplicação. Isso porque, ao testar em diferentes ambientes da web, é possível identificar falhas e também garantir a eficiência da aplicação.

Quer saber mais sobre teste em nuvem? Converse com nossos especialistas e saiba como os testes automatizados podem alavancar seu negócio!

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.