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Sinccera: Decisões embasadas e alinhadas com o propósito da sua empresa

  • Transformação Digital

Sabemos que uma pessoa está feliz quando o que é exigido dela está em equilíbrio com o que ela consegue fazer. Quando analisamos uma empresa, a felicidade seria o equivalente a atingir o seu propósito, e o equilíbrio necessário é entre as demandas e recursos disponíveis.

imagem ilustrando o antes de depois do equilíbrio das demandas que chegam aos gerentes de projeto

Mas em um mercado cada vez mais acirrado, o cenário fica mais complicado com empresas concorrentes competindo tanto pelos clientes como pelos recursos. Neste momento, como sair na frente e garantir que a sua balança esteja alinhada? Como dominar a gangorra?

ilustração com exemplo do fluxo de demandas que chegam e como devem ser entregues segundo o conceito do sinccera

Para podermos otimizar este equilíbrio empresarial, e tomar decisões que influenciem diretamente no resultado da empresa, utilizamos Systems Thinking.

Systems thinking é uma metodologia de análise holística que foca em entender como as partes de sistema se inter-relacionam e como sub-sistemas se comportam no tempo dentro do contexto de sistemas maiores.

A grande estratégia do Systems Thinking é você ver o sistema da sua empresa como um todo e conseguir ler os sinais, elementos e interações dele para tomar decisões que influenciam diretamente e alavanquem os resultados.  

Basicamente, a empresa possui no seu sistema:

  • PROPÓSITO: Fazer os clientes felizes.
  • ELEMENTOS: As pessoas e os recursos.
  • ENTRADAS: As demandas do cliente.
  • PRODUTOS: As soluções para as necessidades / dores do cliente. O resultado produzido pela empresa.
  • PROCESSAMENTO: Os elementos interagem para produzir os PRODUTOS.

Dentro deste cenário, os tomadores de decisão, tem como objetivo equilibrar seus recursos com as demandas dos clientes, organizados em diferentes times e atuando em vários projetos. 

Lembre-se: quanto melhor o equilíbrio, mais feliz o cliente está e a empresa mais saudável.

É neste momento que a Objective ajuda você a trilhar este caminho e balancear a eficiência e eficácia para alcançar os resultados esperados. Com a nossa experiência em mais de 20 anos no mercado de tecnologia, levantamos os três principais desafios para manter em constante equilíbrio a balança apresentada.

Os três principais desafios para manter em constante equilíbrio a balança entre demanda e entregas com recursos disponíveis: Visibilidade, Confiança nos dados e Previsibilidade

  1. Visibilidade: Sem visibilidade, as pessoas não tem como tomar decisões informadas para apoiar o propósito da empresa e buscar o equilíbrio.
  2. Data Reliability: Sem dados confiáveis, as conclusões e interpretações serão erradas, levando ao desequilíbrio da empresa.
  3. Predictability: Os modelos de previsibilidade de trabalhos de conhecimento entregarão probabilidades de prazo, escopo e custo.

A solução é o Sinccera, que dá visibilidade através de uma série de dashboards, com dados confiáveis, extraídos de forma automática e tempo real, e aplicando modelos de previsibilidade que levam em consideração as probabilidades de ocorrerem. 

Você terá previsibilidade com base em dados históricos do projeto ou simulações utilizando linguagem comum entre os projetos.

Conheça os nossos painéis com estrutura de dados mínima representando o tempo, escopo, custo e defeitos, preenchida automaticamente ao longo do desenvolvimento do projeto/produto.

  • Dashboard com visibilidade sistêmica que permite você entender qual a situação atual de todos os projetos em relação ao escopo, budget, timeline e as trends para o futuro.

Dashboard estratégico de projetos em relação ao escopo, budget, timeline e as trends para o futuro

  • Project Snapshot: Compare em cada projeto os valores reais com o valor esperado, veja qual a saúde do projeto de acordo com a criticidade, faça análises drill-down quando necessário.

Projetct Snapshot: Detalhamento para análise da saúde do projeto de acordo com a criticidade, escopo e verba previstos versus realizado

  • Scope Chart: é possível entender o escopo entregue ao longo do tempo assim como sua tendência.

Tela do Scope Chart para análise do escopo do projeto ao longo do tempo comparando o esperado com o realizado

  • Budget Chart: da mesma forma que o gráfico anterior, este mostra o consumo atual em relação ao orçamento do projeto e suas tendências.

Tela do Budget Chart: para acompanhamento do orçamento previsto com realizado e tendência ao longo do tempo

  • Logbook: aqui é possível ver o diário de bordo do projeto, com os dados passados coletados de forma automática.

Tela do logbook no D2D: Permite ver o diário de bordo do projeto, com os dados passados coletados de forma automática

  • Project Scenarios: tem a previsão probabilística do projeto com base no histórico e permite simular planos com diferentes os parâmetros.

Tela de Project Scenarios: permite simular cenários variados com diferentes os parâmetros como por exemplo alocação, eficiência e capacidade

  • Project Taskboard: permite visualizar as tarefas que estão acontecendo e o backlog. É basicamente uma camada no topo do JIRA, mostrando todas as jornadas do usuário, histórias do usuário e subtarefas de desenvolvimento em uma tela. Adicionamos alguns recursos avançados de visualização sintética, filtragem e pesquisa que facilitam a localização das informações necessárias e o entendimento do estado atual do projeto.

Tela do Project Taskboard: permite visualizar as tarefas que estão acontecendo e o backlog

Integração com ferramentas

Provavelmente você já utiliza algumas ferramentas como JIRA, Jenkins, GitHub, SonarQube, entre outras. O Sinccera faz a integração com diferentes ferramentas e processos para orquestrar o set de ferramentas necessário para entregar o seus projetos/produtos.

Benefícios do Sinccera:

  • Equilibre demandas com capacidade continuamente e eficazmente
  • Evite efeitos GIGO (garbage in, garbage out)
  • Compare bananas com bananas
  • Veja o quadro geral para tomar decisões apoiadas por números
  • Simule e preveja cenários do projeto para encontrar o melhor plano de entrega

Adquira o Sinccera

Adquira o Sinccera na gestão e equilíbrio e saia na frente de seus concorrentes! A ferramenta Sinccera é ideal para empresas com mais de 20 pessoas, múltiplos clientes, projetos e times. 

O Sinccera é o resultado da evolução de práticas, processos e ferramentas construído ao longo de mais de 20 anos entregando software e mais de 10 anos escalando times ágeis para entregar múltiplos projetos para múltiplos clientes. 

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