< Insights

Realidade virtual: como essa tecnologia pode impactar seu negócio

  • Transformação Digital
  • Artigo

A tecnologia muda a forma como as pessoas interagem, compram e vivem. As redes sociais transformaram os espaços de interação e moveram as pessoas para um novo ambiente: a internet. Essa busca por simular a realidade não termina nas redes. A realidade virtual busca imergir as pessoas por completo em um ambiente sensorial que entrega uma experiência espelhada da vida humana.  

Nesse artigo, você descobre os próximos passos da realidade virtual e qual a relação dela com o mundo dos negócios.

Realidade virtual: o que é e qual sua importância?

Realidade virtual é um ambiente digital que simula a realidade através da computação gráfica e de efeitos sensoriais que provocam a imersão do usuário. Essa tecnologia avança no segmento de jogos e entretenimento, mas nos últimos anos, também está sendo explorada pelo mercado corporativo. 

Isso porque, a Realidade Virtual (RV) permite interações online, assim como, entrega experiências personalizadas ao usuário. Nesse sentido, empresas têm utilizado essa tecnologia como ferramenta para fidelizar clientes e atrair público, através de eventos e lojas virtuais.

Como funciona a realidade virtual?

Para obter uma experiência completa de imersão na realidade virtual, é necessário a integração de três tecnologias: software, hardware e ambiente. Essa combinação entrega uma experiência capaz de simular a realidade, o que faz o usuário experimentar sensações reais através do ambiente digital. 

A maioria das aplicações de realidade virtual são feitas a partir de headsets e óculos VR como meio para os usuários se conectarem com o mundo virtual. Entretanto, sua aplicação também pode ser feita sem a utilização de um hardware imersivo. Esse é o caso do software Google Street View, que oferece a possibilidade de navegar por ruas, cidades e países sem sair de casa.

O que pode ser feito com RV?

A Realidade Virtual imerge o usuário em um espaço tridimensional, no qual ele é capaz de manipular objetos e executar ações enquanto está conectado. Nesse sentido, essa tecnologia pode trazer previsibilidade para diferentes cenários, com ela torna-se possível a prática de simulações da realidade. Logo, empresas podem testar ações no campo virtual e tomar decisões com base na experiência online. 

Diversos segmentos já utilizam a RV como uma simulação da realidade. Nesse sentido, ela é aplicada para treinamentos na medicina, na psicologia, no turismo, na área ambiental, no desenvolvimento de software, no marketing e também no setor de eventos. 

Com a integração de novas tecnologias e a consolidação da era digital, a realidade virtual deve se tornar ainda mais abrangente no futuro próximo e cada vez mais utilizada no mundo dos negócios.

Diferença com a Realidade Aumentada

Diferente da realidade virtual, a realidade aumentada não é um ambiente 100% digital. Nela, também é necessário a combinação de software e hardware, porém tem como ambiente o mundo real com a inserção de componentes digitais 3D. 

Um dos exemplos mais conhecidos da realidade aumentada é o jogo mobile Pokémon GO, no qual o objetivo é caçar criaturas digitais inseridas no mundo real através da câmera do aparelho móvel. Outro exemplo são os filtros nas redes sociais, que promovem uma mistura do mundo real com os recursos gráficos criados pelos usuários.

A realidade aumentada também é utilizada pelo e-commerce (lojas virtuais). A Nike, por exemplo, implementou em seu aplicativo a opção do consumidor escolher um modelo de tênis e visualizar ele nos pés ao apontar a câmera do smartphone. 

Outro conceito que trabalha com a reprodução da realidade são os vídeos 360°, eles são gravados em ambientes reais por um conjunto de câmeras ou uma câmera omnidirecional que grava o ponto de vista em todas as direções. Logo, ao reproduzir o conteúdo, o usuário experimenta uma imersão no local de forma online.

Realidade virtual x Metaverso

Os conceitos de Realidade Virtual e Metaverso são constantemente associados, mas possuem diferenças. Enquanto a realidade virtual é limitada ao detentor da tecnologia e restrita a simulações,  o Metaverso é desenvolvido para ser um espaço contínuo que existe de forma paralela com a realidade. Dessa forma, os usuários podem acessar o espaço a qualquer momento. 

Por outro lado, a realidade virtual tem sido vista como uma importante tecnologia para o desenvolvimento do metaverso, porque sua composição imersiva e interativa pode ajudar a  aprimorar e facilitar a construção da experiência do usuário.

Outra tecnologia fundamental para a o desenvolvimento do metaverso é a rede de internet 5G, que promete oferecer mais velocidade e menor latência, o que vai permitir estabilidade e rapidez ao tráfego de dados e ampliar as potencialidades dessas novas tecnologias.

Como a realidade virtual pode impactar os negócios?

A realidade virtual pode operar em diversas área do negócio. Da gestão ao relacionamento com o cliente, essa tecnologia otimiza a experiência e entrega novas possibilidades aos usuários. Nesse sentido, ao transportar dados e informações para o espaço virtual, as empresas ganham agilidade, autonomia e liberdade para gerenciar e simular os rumos dos negócios. 

Outro aspecto no qual a realidade virtual se insere é a relação da empresa com os colaboradores, no desenvolvimento de treinamentos e gamificação de processos, por exemplo. Com auxílio da tecnologia, é possível aumentar o desempenho das equipes e também estimular a geração de inovação. 

Por fim, a realidade virtual pode ser o diferencial que sua empresa precisa para evoluir o relacionamento com o cliente. Dessa forma, oferecer experiências personalizadas e imersivas que entreguem testes de produtos, interação com outros usuários e simulações de compras podem atrair e fidelizar o público exigente da era digital. 

Conheça as possibilidades que a transformação digital pode trazer para sua empresa! Converse com nossos especialistas e descubra como integrar novas tecnologias aos seus processos.

 

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.