< Insights

Levantamento de Escopo do Projeto: entenda a importância

  • Desenvolvimento de Software

Você sabia que o levantamento de escopo e requisitos representa 5% de todo o seu projeto?

As falhas por não levantar todas as informações e descrever o levantamento de escopo do projeto de forma estruturada, clara e sem ambiguidades geram custos elevados. Sem contar as frustrações nas entregas, prazos irreais, omissão de processos importantes, desmotivação do time e descrédito.

Por essas razões, especificar corretamente um sistema exige muita experiência. Técnicas adequadas e ampla visão de arquitetura e plataformas tecnológicas são decisivas para o sucesso do sistema ou produto.

O escopo do projeto irá  documentar os objetivos aos steakholders e até para a criação de wireframes. Também é importante para a contratação de fornecedores, documentação de requisitos do sistema e avaliação de riscos.

Afinal, o que é o escopo do projeto?

O escopo é onde está todo o planejamento para execução do projeto. Portanto, essa é uma das primeiras etapas do desenvolvimento de um software.

É nesta fase que serão especificadas as expectativas do cliente com relação ao software a ser desenvolvido. Por isso, no escopo do projeto constam informações como os recursos e funções que o sistema deverá ter. Também devem ser delineadas as necessidades do usuário final que o sistema atenderá.

Além disso, o escopo deve trazer informações sobre o cronograma de ações. Nele, consta a ordem de execução de atividades, identificando as interdependências que podem haver entre elas.

Imagem de duas pessoas analisando um quadro e a escrita " Levantamento de escopo do projeto"

Levantamento do Escopo do Projeto

Como fazer um escopo do projeto?

O escopo do projeto deve ser elaborado em conjunto entre a empresa contratante e a empresa desenvolvedora do sistema. Para isso, a Objective tem técnicas e ferramentas para um completo entendimento do ambiente, com atuação personalizada.

O trabalho da Objective começa com a construção da Estrutura Analítica do Projeto (EAP). Nessa etapa, são definidas todas as fases do desenvolvimento. Tudo é organizado em estruturas hierárquicas, do mais geral para o mais específico.

Portanto, a EAP é parte fundamental do escopo. Afinal, ela desdobra esse escopo em atividades, de forma clara e simples de serem visualizadas.

Depois da construção da EAP, é feito o sequenciamento de atividades. Nessa fase, é definido um cronograma de atividades por ordem de importância de execução.

Visto que muitas etapas são interdependentes, o cronograma deve ser bem planejado para que cada atividade aconteça no momento certo.

Por fim, é definida no escopo do projeto a estimativa de duração de cada uma das atividades, além do custo do desenvolvimento.

O tempo médio para cada ação é estimado com base em projetos semelhantes anteriores. Assim, é possível determinar com maior precisão o tempo que cada equipe levará para cumprir com suas tarefas.

Veja o que deve conter no escopo do projeto:

  • Descrição do projeto ou produto
    • Visão geral
    • Características
    • Serviço, funções e recursos
    • Resultados esperados
    • Requisitos
    • Estratégia
  • Critérios para aceitação
    • O que deve ser cumprido para que o projeto seja aceito pelo cliente
  • Cronograma de entregas
    • Previsão de entrega de cada etapa, incluindo relatórios e documentação
  • Exclusões do projeto
    • Especifica o que não faz parte do escopo do projeto. Definidas de forma clara, as exclusões eliminam ambiguidades e expectativas equivocadas
  • Restrições do projeto
    • Informações sobre o que limita as opções de atuação dos profissionais

O que é a declaração do escopo do projeto?

A declaração do escopo do projeto é o documento final, ao qual tanto a empresa contratante quanto a contratada têm acesso. Nela, estão descritos em detalhes os prazos, custos, atividades e fases do desenvolvimento do projeto.

Esse documento proporciona o entendimento comum sobre todas as etapas do planejamento. Também serve de base para orientar os profissionais durante seu trabalho. Ou seja, orienta gestores e equipes sobre o planejamento, gerenciamento, controle e execução de suas ações.

Nessa declaração, devem conter aquelas informações já descritas no escopo do projeto. Entre elas, os objetivos do sistema, requisitos, limites, critérios de aceitação, cronograma de ações, limitação de orçamento, estimativa de custos e requisitos para aprovação.

A Objective tem toda a expertise para estruturar essa documentação. Afinal, são mais de 20 anos de atuação em projetos de grande porte para as maiores empresas do Brasil.

Como é feita a gestão do escopo do projeto?

A gestão do escopo do projeto é realizada com o objetivo de garantir que tudo esteja documentado conforme o planejado. Trata-se do gerenciamento para que as atividades sejam cumpridas nos prazos determinados, respeitando o que foi descrito previamente no escopo do projeto.

Essa gestão está presente desde o planejamento do escopo até a execução e entrega do projeto. E é uma etapa fundamental para o sucesso do software.

A Objective conta com ferramentas e técnicas que otimizam esse gerenciamento. Além disso, a empresa acumula mais de 250 mil horas de desenvolvimento por ano, com uma equipe sênior de especificadores, desenvolvedores, engenheiros de software, agile coach, visual designer & UX.

Sugira um artigo

    Para enviar o formulário é necessário o aceite das políticas.

    Insights do nosso time

    Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.