< Insights

Kanban e Scrum – Existe um melhor?

  • Metodologias
  • Artigo

Algumas coisas que parecem óbvias para quem já está na agilidade há algum tempo, não são tão simples de entender para quem está começando agora.

E é pensando nisso que hoje vamos falar sobre as diferenças - e a sopa de letrinhas - entre o Scrum e Kanban.

O que é agilidade? 

Agilidade propõe rápida adaptação a mudanças e foco no cliente, entre outros pontos que não vamos nos aprofundar aqui, mas se estiver interessado, acesse aqui mais informações sobre o manifesto ágil.

Quais as diferenças entre Kanban e Scrum?

Scrum e Kanban são dois conjuntos de práticas ágeis, sendo que Scrum é um framework e Kanban é um método.

A primeira diferença fundamental é que o Kanban propõe que você comece com o que você tem e evolua, sendo considerado, portanto, um método evolutivo. Já o Scrum é prescritivo, tendo uma “receita de bolo” a ser seguida à risca para o sucesso da iniciativa.

No Scrum, existem papéis definidos: o PO – product owner – que faz o meio de campo com o cliente, o SM – Scrum master – que é responsável por garantir o cumprimento do Guia Scrum e controle do timebox – e o Scrum Team – time autogerido responsável pela criação do incremento. Além disso, existem eventos e timebox bem definidos para cada um deles. Os eventos do Scrum são: a Sprint, a Planning, a Daily, a Review e a Retro.

Quais as semelhanças entre Kanban e Scrum?

Existem algumas semelhanças entre Kanban e Scrum. Entre elas é possível destacar:

- Daily (Scrum) x Kanban Meeting: reunião diária para discutir ações para liberar impedimentos

- Review (Scrum) x Service-Delivery Review: verificar se as entregas estão de acordo com o esperado pelo cliente

Mas, no geral, o Kanban não define papéis, nem exige que sejam feitas cerimônias. No entanto, uma sugestão de cadência inclui o Replenishment, que é o reabastecimento do sistema com novas atividades, decidindo quais atividades do backlog serão trabalhadas.

Como funcionam as entregas do Kanban e do Scrum?

Dessa forma, o Kanban permite um fluxo contínuo de trabalho e entregas, no qual, qualquer membro da equipe que esteja livre pode puxar uma atividade para fazer e as entregas podem ser feitas assim que o fluxo de atividades é terminado. Ao contrário do Scrum que prevê a definição das entregas que serão realizadas durante uma Sprint e essas entregas só são concluídas ao fim da Sprint.

Para garantir esse fluxo contínuo do Kanban, é recomendado um limite de trabalho em progresso, mais conhecido como limite de WIP – work in progress. O limite de WIP é importante para que o trabalho seja terminado e não só começado – “Stop starting, start finishing”, “forçando” a colaboração e a busca por uma solução.

Essa não é uma lista exaustiva de diferenças entre o Scrum e o Kanban, mas o que podemos perceber é que os dois possuem pontos positivos! 

Algumas dicas de contextos que parecem se adequar mais com cada um: Scrum - se a equipe precisa de ajuda com papéis, responsabilidades e timeboxes bem definidos, se é um projeto com certo grau de planejamento e quando existe patrocínio da direção; Kanban - se a empresa não deseja fazer grandes mudanças bruscas e se estamos buscando melhoria de processos por abordar processos e fluxos.

Scumban: o que é e como utilizar?

E se não tivéssemos que escolher apenas um? É o que acontece com o Scrumban!

Anteriormente, o Scrumban era uma técnica de transição do Scrum para o Kanban, mas, atualmente, o Scrumban é visto como a evolução do Scrum com o apoio das práticas do Kanban! Basicamente, usa-se o Scrum implementado até o momento, com cerimônias e papéis, e busca-se evoluir com transparência no fluxo, trabalho puxado e limite de WIP, porque como prega o Kanban: começa-se com o estado atual e evolui-se. Os benefícios são vários, como: melhoria contínua, minimização do desperdício e redução do tempo de espera.

Em resumo: Scrum e Kanban possuem benefícios e podem ajudar seu time a performar melhor! E não precisamos escolher apenas um deles, podemos ver o que cabe no contexto de cada um e implementar, evoluindo aos poucos – devagar e sempre, como diria nossa avó!

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.