< Insights

Gerenciar projetos é gerenciar pessoas

  • Inovação e Gestão

Para o sucesso de um trabalho, além de saber Gerenciar Projetos, o gestor precisa entender de pessoas

O título não é uma metáfora. Em um ambiente de projetos, pessoas e as partes do projeto que cabem a elas são uma só entidade. Indivisível. Não há trabalho sem uma pessoa por trás e não há trabalho que se faça sozinho.

O projeto é uma consequência, não um objetivo. Ele é o resultado do trabalho de um conjunto de pessoas reunidas em torno de um desafio. O projeto é apenas um efeito tangível de um trabalho performado por um ser humano ou um conjunto deles.

Assim, quanto melhor cuidamos da causa (pessoas), menos precisamos cuidar dos efeitos (projeto). Ação e reação; simples assim.

A causa, nesse contexto, é o trabalho que cada um de nós faz dentro de um projeto. Eu costumo dizer que o trabalho é fácil, difíceis são as pessoas. Não há projeto bom que saia de um trabalho desmotivado, desengajado ou infeliz.

Ainda que algum trabalho aconteça pelo comprometimento do indivíduo, o seu melhor trabalho possível só pode existir se for acompanhado de motivação.

E aqui abre-se um mundo e um mistério:

Como motivar alguém realmente?

Motivar pessoas vai muito além de incentivos ou qualquer tipo de política de recompensas.

Trata-se também de manter o ambiente de trabalho saudável, organizado, estruturado. Trata-se de dar infraestrutura confiável às pessoas, de promover manter a comunicação fluida, de alinhar o propósito de cada um com o propósito do projeto/empresa, e por aí vai. As nuances são infinitas.

Eu não vou cair na armadilha de fazer um artigo charmoso de key points para a motivação. Google it e você vai achar vasta literatura para isso.

O ponto aqui é te despertar para o mindset: dê as condições (físicas e psicológicas) que as pessoas precisam para executar um bom trabalho. Preocupe-se se cada um no time vê sentido no que está fazendo.

Cuide das pessoas, então terá um projeto saudável.

No fim das contas, ação e reação, lembra? 😉  

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.