< Insights

Diferenças entre metodologia tradicional e metodologia ágil

  • Metodologias

É cada vez mais comum no mundo corporativo o desenvolvimento detalhado de projetos a fim de seguir devidamente algumas especificações, como prazos, custos, qualidade, inovação e satisfação do cliente. Com uma maior exigência no mercado, deu-se mais importância ao gerenciamento de projetos por meio de metodologias adequadas. Duas das mais conhecidas, especialmente quando se trata do desenvolvimento de softwares, são a metodologia tradicional e a ágil. Saiba tudo sobre elas a seguir!

Por conta das mudanças da Revolução Industrial, houve um crescimento desproporcional de empresas e produtos que aumentou bastante a competitividade no mercado, o que fez com que, consequentemente, fossem exigidos cada vez mais eficiência e inovação na organização interna e nos processos metodológicos relacionados à força de trabalho e aos horários e recursos.

Diante disso, foram desenvolvidas a metodologia tradicional e a metodologia ágil, que possuem certas disparidades entre si. No método tradicional, é feita apenas uma entrega, já com o projeto completamente pronto. Entretanto, no caso da metodologia ágil, as entregas são feitas constantemente e em partes, até que seja entregue o projeto final.

A questão da flexibilidade é uma característica bem distinta. A tradicional praticamente não possui flexibilidade, seguindo o projeto inicial à risca, enquanto a ágil é bem flexível às mudanças ao longo do desenvolvimento, caso seja necessário. A metodologia ágil é mais interativa e prática, enquanto a tradicional planeja com mais antecedência cada etapa do projeto.

O líder, na ideia tradicional, responde por todo o processo, além de delegar atividades para as outras partes da equipe. No caso da ágil, há uma divisão em equipes para que cada um tenha autonomia na tomada de certas decisões.

Outra diferença é que nas metodologias tradicionais o orçamento é definido a longo prazo, já o foco principal da metodologia ágil é administrar o custo do projeto, que só é definido conforme se observa o desenvolvimento de cada etapa.

O método tradicional documenta o planejamento e define toda a ordem do desenvolvimento, já o método ágil segue a ideia de que: “software em funcionamento mais que documentação abrangente”, adaptando-se ao projeto com o objetivo de que tudo seja cumprido de forma mais prática.

O que é metodologia tradicional?

A metodologia tradicional é um método de desenvolvimento de projetos que segue uma abordagem linear de planejamento bem estruturada, com passo a passo, prazo, orçamento, execução e entrega. Assim, não possui muita flexibilidade em relação às mudanças. É um modelo considerado sequencial, ou seja, a próxima etapa só deve ser executada quando a anterior for concluída, não é possível adiantar uma tarefa. O atraso só é possível de acontecer quando outras tarefas atrasam também. 

Nesse método, deve ser executado exatamente o que foi planejado, com foco total no resultado final e na entrega do prazo, tudo dentro do orçamento e com a qualidade prometida, sem considerar mudanças no comportamento do usuário ou identificação de pontos de melhoria. É definido o valor quando o projeto estiver completamente concluído.

Como funciona a metodologia tradicional?

Geralmente, segue passos como: reunir e documentar requisitos; desenhar; seguir códigos e fazer testes no sistema; executar teste de aceitação do usuário e corrigir detalhadamente qualquer erro para, enfim, poder entregar o produto acabado.

Quando se trata do desenvolvimento de um software, passos comuns são: planejamento de como ele ficará no final (objetivos); lista de atividades necessárias (programação, design etc); definição de prazos, custos e execução de testes de implantação.

Quais são as principais características do método tradicional?

A metodologia tradicional tem como exemplos de características marcantes as etapas serem bem definidas, o grande foco no resultado final, o orçamento definido a longo prazo e enxergar com muita preocupação as mudanças e adaptações durante o desenvolvimento.

O que é metodologia ágil?

Esse método tem como objetivo satisfazer o cliente diante da entrega contínua e adiantada do software com o valor definido. A palavra ágil, nesse caso, não significa agilidade, mas promove a ideia de poder dividir o projeto em partes menores, conseguir controlar e gerenciar as mudanças que aparecem durante o decorrer do projeto e ter foco principal na entrega do valor ao cliente.

Em 1950, no trabalho de Shewhart, foi lançada a “Roda de Deming” com os seguintes passos de uma metodologia ágil: design do produto; desenvolvimento; colocação no mercado; testagem do serviço por meio de pesquisas de mercado; pesquisa do pensamento do usuário ou dos porquês do produto não ser consumido e fazer novamente o design a partir das reações do consumidor sobre a qualidade e o preço.

Em 1993, foi criado o terceiro passo, que seria o “study”, focando em prever os resultados de um maior esforço. Nesse método, as mudanças e adaptações são bem-vindas, mesmo que tardiamente no desenvolvimento. Ele segue uma estratégia de entrega frequente de software, funcionando com uma menor escala de tempo em que as pessoas de negócio e desenvolvedores trabalham diariamente e em conjunto, com confiança nos colaboradores e auxílio interpessoal.

Além disso, defende um desenvolvimento sustentável juntamente com excelentes técnicas e designs, aumentando a agilidade. As melhores arquiteturas têm um valor maior do que as equipes auto-organizáveis.

Como começar?

Agora que você sabe o que é metodologia tradicional e ágil, optou por conhecer mais a ágil, mas não sabe como começar? 

Então, conheça a Objective, uma multinacional brasileira pioneira em consultoria de metodologias ágeis. A empresa atua na área de transformação digital, serviços de consultoria e desenvolvimento de software, com o rompimento de barreiras tecnológicas e de negócios por meio de produtos digitais, serviços de consultoria e treinamento, com foco na qualidade além da entrega e gerando valor para empresas em diversos setores do mercado. Para mais informações sobre metodologia ágil, leia o e-book da Objective sobre o tema!

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.