< Insights

Como fomentar o trabalho colaborativo com uma única pergunta

  • Inovação e Gestão

Como qualquer mindset, ou modo de pensar, “trabalho colaborativo” reside no campo das ideias; é abstrato.

Todos sabemos que é uma boa prática, lemos artigos a respeito, discutimos em grupo e por aí vai.

Há inúmeras formas de despertar o hábito colaborativo em uma equipe. E é aí que a confusão começa. A tradução prática para o mindset “colaborativo” é uma infinidade de metodologias e técnicas que, se não confundem, ao menos nos deixam indecisos.

O que usar afinal? O que funciona no meu contexto?

Palavra mágica: contexto. Tudo – tudo mesmo –  o que encontramos nos livros vai sofrer, invariavelmente, interferência do contexto em que estiver inserido. Não há como escapar disso.

O que quer dizer que, na prática, a teoria é outra. Ela sofre adaptações, pois tem que se adaptar às idiossincrasias de cada ambiente em que for aplicada.

Por isso é fácil cair na ingenuidade: “vamos aplicar tal metodologia porque ela funciona”. Já ouvi muito isso e não há como saber realmente. O que é remédio para uns, pode ser veneno para outros. Se não analisarmos o contexto minuciosamente, não teremos como diferenciar remédio de veneno.

Mas há uma questão – e esse é o foco deste artigo – que não depende de contexto para nos ajudar a trabalhar de forma colaborativa. É uma pergunta simples, que pode ser aplicada a qualquer ambiente: “o que eu posso fazer para ajudar o outro, ou o time?”.

O mindset é simples, mas bem pouco exercitado. Estamos sempre “corridos” com nosso trabalho, focando em eficiência e cumprimento de prazos; e nos esquecemos de que trabalhamos em equipe. 

Ninguém faz nada sozinho. O projeto é um sistema complexo, que depende de diversos elementos e interações. No entanto, ironicamente, quando se trata de nos comunicarmos com nossos pares em busca da equalização e da transparência, constantemente falhamos.

Se essa pergunta simples for sistematicamente feita por todos os membros da equipe, daremos um primeiro passo decisivo a caminho de um ambiente realmente colaborativo.

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.