< Insights

Tudo sobre o Agile Trends, o maior evento ágil do Brasil

  • Metodologias

Imagine participar de uma grande conferência que reúne os maiores especialistas em agilidade com apresentações densas e objetivas, trocas de experiência e networking, dicas e técnicas sobre metodologia ágil e inovação? É possível encontrar tudo isso em um só evento, o Agile Trends. O Agile Trends conecta pessoas e empresas interessadas em agilidade nos negócios através de eventos on-line e presenciais, gerando aprendizados e trocas. Saiba mais a seguir!

O que é Agile Trends?

O Agile Trends é um evento dedicado à gestão e desenvolvimento ágil de projetos de software. É uma espécie de conferência interativa de alto nível técnico, composta por apresentações densas e objetivas, além de debates e discussões aprofundadas sobre a indústria do Software.

A missão do evento, como os próprios organizadores relatam, é trazer inovação, temas modernos e casos reais para o mercado. Por isso, contam com a presença de cerca de 550 participantes do Brasil inteiro, com participação ativa na comunidade ágil brasileira. Essas pessoas, que na maioria são profissionais da indústria do Software, já praticam metodologias ágeis, mas estão em busca de algo ainda mais aprofundado sobre agilidade, com grandes players e especialistas de referência no mercado. 

O que são metodologias ágeis?

Metodologias ágeis são alternativas para reagir melhor e mais rapidamente às mudanças ocasionadas pela evolução tecnológica. Além disso, um dos princípios mais fortes do ágil é a satisfação do cliente, que é sempre uma prioridade. A intenção é fazer com que as empresas repensem sobre seus modelos de negócios a fim de obter mais valor para os clientes e se destacar na concorrência. A aplicação dessas metodologias permite que os gestores testem suas possibilidades continuamente, confirmem se estão pelo caminho certo através de feedbacks rápidos e adaptação às mudanças. 

Por meio da metodologia ágil, as empresas terão seus custos e falhas otimizados e entregarão o que é de maior valor no menor tempo possível. 

Como funciona o evento Agile Trends

Os participantes do evento têm à sua disposição diferentes programações. Workshops, mentorias personalizadas com especialistas, painéis sobre temas como mindset e transformação organizacional, design thinking e inovação, indicadores e planejamento. O evento procura proporcionar experiências intensas e interativas para todos os presentes. 

Alguns formatos que compõem a programação do evento são: trend talks, keynotes, extra sessions e one minute talk. A seguir, você conhecerá um pouco mais sobre cada um deles.

Trend talks

Traduzida para o português, a expressão significa “conversas de tendências”. As trend talks são um formato novo e participativo para os eventos mais modernos onde os participantes interagem e aprendem. São sessões objetivas, intensas e ricas em conteúdo. Na prática, cada trend talk conta com duas apresentações de 25 minutos seguidas por 25 minutos de debates entre todos os participantes. 

Keynotes

O termo keynote se refere a algo importante, principal. Nesse formato, convidados especiais do Brasil e também de outros países compartilham visões inspiradoras, insights, ideias fora da caixinha e seus pontos de vista sobre agilidade, gestão e desenvolvimento de software e tendências tecnológicas.

Extra sessions

Essa parte da programação é voltada para a tentativa de solucionar na prática os problemas reais dos participantes. Os especialistas apontam de forma prática técnicas e ideias úteis para o seu dia a dia. 

One minute talk

Esse momento da programação é dedicado inteiramente ao compartilhamento e troca de experiências. Nessas sessões, o palco e o microfone ficam à disposição dos participantes que quiserem compartilhar ideias, tendências, experiências, contar um caso, pedir ajuda, apresentar seu negócio. O formato recebe esse nome pois cada participante tem 60 segundos para transmitir sua mensagem. 

Agile Trends: on-line e presencial

Devido à pandemia do novo coronavírus que chegou ao Brasil em 2020, os eventos presenciais, que ocorrem geralmente na cidade de São Paulo, foram realizados de forma remota seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) a fim de evitar aglomerações. 

Nesse grande encontro de agilistas on-line, a programação conta com mais de 100 sessões imperdíveis com palestras, workshops, keynotes, super cases e trocas de experiências. Um ponto importante e muito positivo é que o algoritmo de matchmaking da plataforma da empresa usa inteligência artificial para que os participantes encontrem as conexões mais relevantes para cada um. 

Mesmo conseguindo realizar os eventos via internet, a espera ansiosa pelos eventos presenciais é grande. A ideia é que eles retornem em breve, ainda este ano, com possibilidade de participação presencial ou on-line. Quando isso for possível, as edições do Agile Trends acontecerão em São Paulo, Brasília, Florianópolis e Recife. 

Apesar da ansiedade, devido às circunstâncias do país, em algumas dessas cidades os eventos de 2021 ainda não têm data definida. Enquanto a volta dos eventos presenciais não acontece, não deixe de aproveitar as programações on-line e ficar por dentro das inovações da indústria do software. 

Conteúdo do Agile Trends

Apesar dos organizadores se dedicarem bastante na estrutura e na programação do evento, o principal foco são os conteúdos. Com a presença de especialistas, conteúdos atuais e formatos inovadores, o Agile Trends promete a cada ano superar as expectativas dos participantes. 

Os palestrantes são sempre desafiados a preparar com dedicação apresentações objetivas e relevantes. O feedback tem sido sempre positivo e o evento tem apresentado um ótimo índice de aprovação. Alguns nomes de referência da Objective, como Alexandre Nodari, Pedro Marins, Danilo Garcia, Marcelo Luís Walter, já palestraram no evento. 

Dentre os diversos conteúdos debatidos no Agile Trends, vale a pena citar:

  • Agilidade nos negócios;
  • Gestão de produtos;
  • Criação de produtos e experiências;
  • Cultura ágil;
  • Design thinking e inovação – Metodologia de desenvolvimento de produtos e serviços focados nas necessidades, desejos e limitações dos usuários. Com essa abordagem de pensamento criativo, é possível gerar e organizar ideias;
  • Cases de agilidade;
  • Mudança de mindset – Novo modelo mental; 
  • Transformação ágil;
  • Gestão de pessoas e liderança;
  • Governo ágil;
  • Melhoria contínua;
  • RH ágil;
  • Mudança organizacional;
  • Desafios da qualidade técnica;
  • Métricas e indicadores;
  • Planejamentos e projetos;
  • Aceleração de equipes ágeis.

Esses são apenas alguns dos temas que são discutidos no evento Agile Trends. Por esses exemplos, percebe-se que o conteúdo é de alto nível técnico e bastante aprofundado. Todas as tendências de agilidade, inovação e práticas modernas de gestão são encontradas no evento. A partir do compartilhamento de técnicas e cases, os palestrantes exploram aplicações para o desenvolvimento de softwares que prometem eliminar ou pelo menos reduzir erros e potencializar valores e acertos. Agora que você sabe o que é Agile Trends, não deixe de participar dos próximos eventos! 

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.