< Histórias de sucesso

Natura aposta em inovação como ponte para a integridade e eficiência organizacional

  • Agile

O ambiente de trabalho em constante mutação têm desafiado as empresas a adotarem novas formas de serviço, como o é o caso da Natura. Entre os focos da multinacional de cosméticos, que está no ranking das três marcas mais transformadoras sob o ponto de vista dos consumidores brasileiros, está a inovação, colocada em prática em toda a sua cadeia – seja através da criação de cosméticos que contribuem para a conservação da sociobiodiversidade brasileira, da promoção do desenvolvimento socioeconômico da rede de Consultoras, ou da aceleração da sua jornada de digitalização. 

Atualmente, a companhia conta com um núcleo de agilidade que apoia as demais áreas da empresa a se desenvolverem e trabalharem dentro de um ecossistema colaborativo. A ideia é fazer com que as equipes vivenciem o mindset mais acelerado. Com a adoção da estratégia de framework ágil, o desafio não apenas está em aprimorar as metodologias ágeis, mas também em desenvolver uma mentalidade mais acelerada entre os colaboradores, preservando a cultura institucional. Para aumentar a agilidade dos processos nas camadas tática e operacional de agilidade, em 2021, a Natura passou a contar com a Objective, uma multinacional brasileira que atua com serviços de consultoria e desenvolvimento de software com foco na qualidade. 

A partir do entendimento das necessidades da companhia, o foco da parceria foi apostar em uma metodologia que buscasse não apenas evoluir as áreas tática e operacional, mas refletir resultados nas equipes como um todo, inclusive na área estratégica. A exemplo disso, foram utilizados dashboards de maturidade ágil para avaliar o contexto da empresa – incluindo aspectos culturais, organizacionais e de negócios – e, assim, renovar a estrutura de trabalho. 

As métricas, a previsibilidade e a gestão visual se tornaram os principais pilares que direcionaram as equipes ao longo da jornada. A Natura também constatou uma melhoria na forma como as equipes operam com o ajustamento do fluxo Kanban e do fatiamento do backlog, o que gerou uma otimização nas rotinas dos times. Com essas ferramentas, também foi possível identificar hipóteses das melhores conduções das atividades a serem executadas nos próximos meses. 

Com o apoio da Objective e de suas metodologias ágeis, a Natura agora conta com um maior volume de dados para tomar decisões estratégicas. Em 2022, o objetivo é potencializar ainda mais toda a inovação que a Natura tem com sua experiência de marca, além da consolidação da Avon dentro do grupo Natura &Co. 

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.