< Histórias de sucesso

RaiaDrogasil evolui sua eficiência operacional com solução de maturidade ágil da Objective

  • Agile

O avanço na maturidade através do jogo Maturity Card Game impactou no aumento da receita digital da companhia e na redução de 88% no tempo de entrega de projetos

A Raia Drogasil é uma empresa líder no mercado brasileiro de farmácias com mais de 3.000 lojas pelo Brasil. Criada em 2011, a companhia combina um portfólio integrado de farmácias, serviços e marcas focadas em saúde e bem-estar. Com o objetivo de ser a rede que mais contribui para uma sociedade saudável até 2030, a RD tem investido em inovação e melhorias nos processos para alcançar novos patamares e entregar maiores resultados e experiências para seus clientes. 

Essa jornada de aprimoramento nos processos internos contou com apoio da solução de gamificação da Objective, o Maturity Card Game, jogo que mede e propõe iniciativas para aumentar a maturidade ágil das empresas. Essa ferramenta ofereceu suporte para mais de 500 profissionais e teve como  finalidade trazer mais velocidade e qualidade nas entregas. 

A importância da maturidade ágil

A RaiaDrogasil tem investido alto na capacitação dos profissionais da área de TI ao longo dos últimos anos. Para isso, adotou como base o KMM (Kanban Maturity Model), modelo de maturidade da metodologia Kanban. Entretanto, a implementação do modelo teve desafios de aprendizado e otimização para o dia a dia. Esses fatores tornaram mais difícil a sua aplicação na prática.

Outro desafio enfrentado nas squads de desenvolvimento da RD era a identificação das habilidades e recursos de seus times. Isso porque, perceberam que tendiam a abrandar suas limitações e dificuldades. Assim, não conseguiam identificar o nível de maturidade das equipes.

No evento Agile Trends 2022, a RD conheceu a Objective e após a troca no evento, começaram a traçar essa jornada de evolução de maturidade. O ponto de partida foi definir um modelo binário de reconhecimento, no qual a equipe determinava o que faziam e o que não faziam. A partir desse momento, foi iniciada a jornada de avanço na maturidade pelo time da RD.

A gamificação como caminho

Para superar os desafios enfrentados pelo time da RD, medir e direcionar a maturidade ágil, a Objective apresentou o Maturity Card Game, um jogo dinâmico e lúdico, baseado no KMM, que ajuda a identificar o estágio de maturidade atual e gera uma lista de ações priorizadas para aumentar a produtividade das equipes.  

Com a implementação da gamificação e uma cadência bimestral de rodadas do jogo com duração de 1h30,  as equipes conseguiram estabelecer um fluxo padrão com formato, hierarquia, iniciativas, épicos (features), histórias, tarefas e subtarefas. Esse novo mapa trouxe visibilidade no desenvolvimento das demandas, mensuração do tempo, identificação de capacidades, gargalos e falhas no processo. 

Em 2023, a RD definiu como objetivo, a partir do zero, alcançar o nível 2 do modelo de maturidade do KMM com as 90 equipes de desenvolvimento digital. Para isso, a RD estabeleceu a produção de um relatório mensal para acompanhamento da evolução com base em KPIs como, throughput, lead time, frequência de deploy, eficiência de fluxo, assertividade de estimativas e qualidade.

“O Maturity Card Game nos trouxe visibilidade da evolução de cada time, facilitou o entendimento do que precisava ser feito para evoluir a maturidade com exemplos práticos em diversas situações, um baixo esforço de aplicação e uma aderência dos times pela prática ser lúdica, dinâmica e divertida,” destaca Vaner Teixeira, gerente executivo de Agilidade da RaiaDrogasil.

O ganho alcançado pela maturidade

A transformação nos processos proporcionou um aumento na participação do Digital de 16% nos resultados da companhia em 2023 em comparação a 5% de 2022, a redução de 88% no Lead Time, um aumento de Throughput em 486%, uma previsibilidade e acurácia nas estimativas de entrega 46% maior e o atingimento de 122% dos OKRs

Além disso, essa jornada gerou compartilhamento de conhecimento e de práticas que elevaram a maturidade ágil de mais de 90 times de 0 para 2 dentro do modelo do KMM. Essa evolução resultou em aumento de previsibilidade e priorização, reconhecimento da capacidade e dos recursos, visibilidade do progresso e resultados, e alinhamento com a área de negócios.

Premiação Agile Trends 2024

Para consolidar essa parceria de sucesso, no evento Agile Trends 2024, o case da RaiaDrogasil foi reconhecido em primeiro lugar na categoria ‘Transformação’ da premiação que contava com diversos outros concorrentes. Essa parceria ainda foi destaque na votação do evento e alcançou também a primeira colocação geral. A parceria com a Objective, reconhecida no evento, impactou mais de 500 pessoas e reforça o resultado positivo da colaboração estratégica e a importância da identificação e evolução da maturidade das empresas para o sucesso dos negócios. 

Sua empresa tem desafios na evolução da maturidade ágil e precisa encontrar uma maneira de avançar na produtividade? Saiba como o Maturity Card Game pode ajudar de forma dinâmica seus colaboradores a evoluírem e alcançarem melhores resultados! Agende uma partida online do Maturity Card Game!

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.