< Histórias de sucesso

Liferay Brasil aumenta sua produtividade com Assesment Objective

  • Agile

SOBRE A LIFERAY

A Liferay é uma companhia global, com 20 escritórios em todo mundo e presença em mais de 40 países através do seu ecossistema de parceiros. O Liferay Digital Experience Platform (Liferay DXP) oferece às empresas uma visualização completa da sua audiência, permitindo o gerenciamento e criação de experiências digitais personalizadas em dispositivos móveis, desktops ou quaisquer outros pontos de contato da sua companhia.

CENÁRIO

A Liferay Brasil conta com uma das três principais equipes de Engenharia no mundo, baseando-se em um ecossistema sustentável e ágil. O uso de ferramentas, interações, papéis, modelos e práticas ágeis bem definidos na manutenção e migração do produto, reflete um resultado positivo não só com a equipe de desenvolvimento, mas com clientes e parceiros, demonstrando compromisso social, responsabilidade e segurança.

O time de Engenharia brasileiro enfrentou um período com grande demanda de projetos. Mesmo sendo visto como exemplo global, era necessário buscar o aumento da produtividade, além de escalar processos da melhor maneira e cumprir todos os prazos e escopos nos diversos projetos desenvolvidos.

Diante do cenário apresentado, a Liferay buscava um parceiro para conhecer novas práticas ágeis, impulsionar as existentes e criar novos processos disseminado o verdadeiro mindset ágil. A vivência e expertise da Objective, adquirida ao longo de 21 anos, foi imprescindível para se ter uma ampla visão do processo de desenvolvimento e a implantação de práticas assertivas que asseguram a escalabilidade e produtividade.

MÃOS À OBRA

Na primeira etapa do projeto, a Objective realizou uma imersão para avaliar toda a estrutura, perfil das equipes e aspectos culturais da empresa. Foram entrevistados diversos stakeholders, como o Diretor de Engenharia, Gerente de Produtos e membros de todo o time, não só de Engenharia, mas de áreas que estão em constante interação, como Suporte e Consultoria. Além das entrevistas, atividades personalizadas como coaching, mentoring, treinamentos pontuais, workshops, palestras e observações dos números técnicos foram necessárias.

Através desta série de práticas, tomamos conhecimento do amplo roadmap de produto da Liferay e um grande volume de bugs em períodos de fechamento de releases. Nossa missão era atuar na criação de processos e indicações de práticas ágeis pontuais.

CONCLUSÃO

O processo de Assessment da nossa equipe levantou o total de 24 itens, dando origem a um completo plano de ação, com propostas claras de melhorias que endereçam de forma direta cada ponto diagnosticado.

“Foi o início de mudança cultural que impactou diretamente a produtividade das equipes. A maioria das práticas sugeridas pela Objective foram incorporadas ao dia a dia das equipes e todas as mudanças estão sendo percebidas não somente pelas equipes localizadas no Brasil, como também por outras equipes localizados na Europa e nos Estados Unidos. Sinto que os Engenheiros estão mais motivados, produtivos e preocupados em evoluir as suas novas formas de trabalhar para entregar produtos com excelência cada vez mais rápido”, ressalta Luciana Silva – Gerente de Projetos Liferay Recife.

Como resultado, esta ação acontecerá anualmente na Liferay, com o nome de “Semana Ágil”, com o objetivo de avaliar a evolução das práticas ágeis fundamentais para a sustentabilidade do processo de desenvolvimento.

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.