< Insights

Value stream mapping: entenda o que é e qual a sua importância

  • Metodologias

Entender o andamento dos processos na empresa, a qualidade dos seus resultados e como seus colaboradores estão desempenhando suas funções é essencial para alcançar o sucesso no mercado. Ter uma rotina organizacional otimizada é indispensável para os negócios que querem entregar mais valor em suas soluções. O value stream mapping, apesar de não ser tão popular como a metodologia lean, é um processo extremamente importante para as empresas alcançarem resultados melhores.

Esse procedimento é responsável por apontar os aspectos de valor em seus processos e elevar sua eficiência. Continue a leitura deste post, entenda mais sobre o que é esse método e qual é a sua importância para as empresas.

O que é value stream mapping?

Também conhecido como VSM, o value stream mapping é um método de fluxograma usado para identificar, mapear e otimizar todas as etapas dos processos. Ele faz uma representação gráfica sobre a forma que as atividades produtivas são realizadas, descrevendo as atividades envolvidas e como elas impactam na geração de valor.

Ao realizar um mapeamento, todas as atividades que compõem o fluxo são registradas — desde os materiais às informações. A ideia é conseguir representar, por meio de um fluxograma claro e direto, todos os dados necessários e relevantes para o fluxo de valor.

Ao reunir todas as informações necessárias, o mapeamento de fluxos de valor funciona como uma espécie de ferramenta de diagnóstico, favorecendo a situação atual do fluxo de valor e possibilitando que todos os envolvidos tenham um panorama mais claro para alcançar melhorias significativas para os processos.

Qual é a importância do value stream mapping para as empresas?

Muitas vezes, o investimento em determinadas melhorias não é a melhor solução para otimizar o desempenho sistêmico dos processos da empresa. Isso significa que pode ser necessário considerar outros meios para potencializar os seus esforços e alcançar um resultado significativo.

Dessa forma, é importante entender como o seu fluxo de valor pode ser beneficiado e capaz de desempenhar melhor. O VSM consegue trazer um posicionamento relevante em relação ao impacto sistêmico sobre as mudanças. Dessa forma, os profissionais terão um auxílio para direcionar o foco e alcançar resultados mais expressivos.

Quais são seus benefícios?

Agora que você entendeu o que é o value stream mapping e sua importância, veja como ele pode beneficiar o seu negócio.

Facilita a identificação de processos de valor

Um dos principais destaques do VSM é a sua capacidade de auxiliar as empresas na identificação de processos de valor. A capacidade de produção conta com diferentes níveis de variação.

Com o value stream mapping, é possível identificar os pontos críticos dessas atividades e apontar o seu impacto sobre os resultados alcançados. Assim, será possível contar com todos os dados relevantes e necessários para otimizar toda a gestão empresarial e dos seus setores.

Agrega valor ao empreendimento

Adotar o método de value stream mapping em uma empresa é uma solução bastante eficiente ao agregar mais valor ao empreendimento. Com ele, a organização poderá destacar todas as características importantes do processo e avaliar o desempenho das atividades executadas.

Essa prática é fundamental para agregar mais valor do ponto de vista dos seus clientes, alinhando suas análises sobre o que realmente importa. Além disso, seus times podem utilizar o VSM para trazer melhorias contínuas às suas atividades e elevar a acurácia da implementação de etapas.

Reforça a cultura organizacional

O mapeamento de fluxos de valor pode ser usado para reforçar a cultura organizacional nas empresas e melhorar o desempenho e produtividade dos seus times. Além de ser um ótimo método para indicar soluções e eliminar gargalos operacionais, ele pode fortalecer os vínculos entre colaboradores.

Por ser um processo extremamente dinâmico, o VSM pode ser usado para reforçar a comunicação interna na empresa. Assim, será possível que os gestores estabeleçam uma cultura organizacional focada no trabalho colaborativo e fortalecer o companheirismo entre as equipes.

Motiva a redução de desperdícios

Um dos principais aspectos que podem comprometer toda a operação das empresas no mercado é o desperdício de recursos. Péssimos investimentos são uma das causas que impactam diretamente no caixa e podem trazer sérios problemas às organizações.

Ao desenvolver o value stream mapping, as empresas terão mais precisão para avaliar suas diversas atividades e identificar as que menos estão agregando valor. Assim, os gestores terão informações claras e diretas sobre o estado atual das operações da organização, facilitando a etapa de tomada de decisão.

Eleva a capacidade de sustentabilidade do negócio

Ter um crescimento sustentável é um aspecto fundamental para o crescimento das empresas no mercado. A sustentabilidade organizacional é responsável por expandir os horizontes dos empreendimentos, fornecer novas oportunidades de negócio e facilitar a capacitação das suas equipes.

A alta competitividade exige que as empresas desenvolvam métodos e invistam em ferramentas para assegurar sua sobrevivência no mercado. Nesse contexto, o value stream mapping é capaz de elevar a proatividade das organizações e proporcionar uma capacidade de sustentabilidade ao empreendimento. 

Como utilizar o VSM em projetos Lean Six Sigma?

A combinação da metodologia de gerenciamento Lean — que é um dos principais métodos ágeis — e do conjunto de práticas Six Sigma é essencial para elevar a eficiência das empresas e otimizar seus resultados. Dessa forma, utilizar o VSM aliado aos seus projetos Lean Six Sigma pode ser um grande diferencial para auxiliar o seu empreendimento.

A aplicação do value stream mapping pode ser feita por meio de um acompanhamento minucioso sobre os processos de produção. Com isso, será necessário que as empresas identifiquem os pontos em que existem desperdícios e desenhar um fluxo com as projeções sobre como os valores devem fluir.

Ainda que os seus esforços não agreguem valor, o mapeamento deve ser realizado considerando algumas características. Para isso, você deve apontar o melhor fluxo para mapear, entender o seu funcionamento e como deverá fluir, além de projetar e implementar o estado futuro dos processos.

Esperamos que você tenha entendido o que é o value stream mapping e como ele é fundamental para melhorar os resultados das empresas. O VSM é fundamental na metodologia Lean para desenvolver análises e desenhos mais detalhados.

Aproveite o seu interesse no assunto e entre em contato conosco para entender como nossos especialistas podem ajudar o seu negócio!

Sugira um artigo

    Para enviar o formulário é necessário o aceite das políticas.

    Insights do nosso time

    Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.