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Downstream e Upstream: Como balancear para evitar desperdícios na produção

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Existem alguns pontos sobre os processos do time de desenvolvimento que podem proporcionar diversos benefícios no fluxo de trabalho. Algumas dessas ações podemos resumir como: analisar, planejar e agir. Isto é, os benefícios de trabalhar com upstream e downstream são o ganho de previsibilidade, otimização do tempo das demandas, entre outros.

Uma visão sistêmica do time responsável pelo processo de desenvolvimento pode revelar grandes oportunidades em relação à otimização dos processos.

Ao longo da matéria, você verá o que é upstream e downstream, para que servem, como esses conceitos auxiliam no fluxo de trabalho, quais equipes participam do downstream e upstream e como fazê-los de forma mais eficaz.

O que é upstream e downstream?

Primeiramente, para entender o que são upstream e downstream, é importante saber o significado de eficiência e eficácia. Enquanto no conceito comum, operações eficientes são aquelas executadas conforme as atividades são estruturadas, e a equipe sabe o que deve ser feito e segue as instruções prescritivamente, operações eficazes são baseadas na capacidade da equipe de lidar com descobertas, entendimentos e explorações.

Para Peter Drucker, esses conceitos são explicados da seguinte forma: Eficácia é saber o que fazer e eficiência é saber como fazer. Essa forma de analisar esses dois conceitos é muito útil na forma de analisar o upstream e downstream, portanto, vamos entender o  porquê a seguir. 

O upstream são as etapas do fluxo de trabalho e tem como objetivo amadurecer e validar as ideias antes de aplicá-las ao mundo real, o que chamamos de Discovery, isso porque tem como objetivo descobrir o que o cliente quer e em qual ordem de prioridade essas atividades devem ser estruturadas. 

Já o downstream está relacionado a todas as etapas seguintes do fluxo de trabalho, partindo do backlog de itens gerados no upstream, ou seja, é a hora de colocar “a mão na massa”.

Para que o upstream e o downstream servem?

Apesar da visão sistêmica, ou upstream, ser algo importante, pois, como vimos, ela faz parte das etapas do fluxo de trabalho, validando as ideias antes de aplicá-las, é muito comum que a gestão dê preferência somente para o fluxo do downstream, ou seja, para a prática em si.

Podemos usar como exemplo a prática do controle de métricas, que reduz o Lead Time, a fim de proporcionar mais agilidade nas entregas. No entanto, não podemos deixar de lado o upstream, pois ele também pode otimizar o fluxo de trabalho.

Com o uso do upstream, pode-se descartar ideias e fazer uma pré-seleção antes mesmo de serem apresentadas para o time, gerando economia de tempo e agilizando todos os demais processos. 

Sendo assim, somando o upstream com o downstream, podemos otimizar todas as etapas do fluxo de trabalho: seleção de ideias e a prática delas.

Temos que estabelecer uma progressão do upstream até o downstream, amadurecendo todas as ideias e definindo todos os processos, pois, uma vez no downstream, ou seja, quando o produto já está em desenvolvimento, deve-se focar somente em finalizar todas as etapas e entregar a proposta final, pois todo o processo se torna mais caro.

Quem participa do Upstream e do Downstream?

Geralmente, no upstream, por se tratar de uma parte de estratégia e planejamento, há a participação da área de negócios, podendo estar também o time de design e o time de marketing – que muitas vezes estão integrados nas empresas. 

Já a parte de downstream, mais prática e operacional, encontra-se a participação mais voltada para o time de desenvolvimento em si. O processo de passagem de bastão entre o upstream e o downstream deve ser feito de forma assertiva e detalhada, para que todos estejam por dentro das atividades e objetivos do projeto. Esse cuidado deve existir pois existe a possibilidade de uma quebra de informações nesta transição do planejamento para a execução, o que pode gerar uma falta de entendimento por parte das equipes operacionais e criar possíveis gaps ou falhas.

Por isso, reforçamos a necessidade da estratégia ser compartilhada desde o primeiro encontro, integrando as equipes, elegendo pessoas que transitem nos dois momentos, como um Product Owner, que possui a autoridade para alterar prioridades e atividades. Para que, a informação esteja clara para todos envolvidos no projeto. 

No kanban, o time de desenvolvimento pode ser muito mais do que um executor de tarefas, uma vez que ele pode trabalhar pró-ativamente nas atividades solicitadas. Por isso, é de extrema importância que o time esteja alinhado aos seus objetivos e propósitos para colaborar e desenvolver junto ao design da solução. 

Os processos de Upstream e Downstream podem adotar o conceito de Customer Centric, assim o cliente estará presente em tudo o que for decidido e desenvolvido, a fim de otimizar o processo.

Insight Objective: Como fazer de forma mais eficaz

Reforçamos então o nosso insight: é importante ter uma estratégia compartilhada desde o início para que todas as partes envolvidas no processo entendam o que estão fazendo e por que estão fazendo. 

A estratégia só funcionará se ela for customer centric, portanto insira seu cliente em todos os processos e pense na solução como usuário final. 

Outro ponto importante a se destacar é que as pessoas pontes (como o PO) precisam ter um poder decisório e autônomo capaz de seguir com as atividades da maneira mais eficaz possível. Além disso, outro fator importante é a visão do time, uma vez que a ideia deste é dar prioridade para as integrações com clientes e com o time de design de solução, a fim de promover um fluxo de desenvolvimento sustentável.

Entretanto, vale ressaltar que esse fluxo só consegue ser sustentado a longo prazo e quando o cliente percebe valor, ao invés de empurrar mais solicitações. Portanto, o fluxo estável de demandas somado a um fluxo estável de trabalho, resulta em um fluxo de entrega.Agora que você já sabe como ter o maior aproveitamento possível do seu processo de upstream e downstream, conheça nosso serviço de  consultorias ágeis que podem também otimizar as tarefas da sua empresa e o seu fluxo de trabalho.

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