< Insights

O que é UI design?

  • User Experience e Design Thinking
  • Artigo

Sabe aquela frase popular “a primeira impressão é a que fica”? Então, esse ditado também funciona para a relação das pessoas com as plataformas. O indivíduo que entra em um site para saber mais sobre os serviços de determinada empresa ou comprar um produto leva em conta o visual da página. Por esse motivo, o UI design é tão importante para os negócios.

Assim como o visual do site é importante, a experiência que o usuário tem ao entrar nele também deve ser a melhor possível. Nesse sentido, o UX design dentro das organizações trabalha para promover uma boa interação entre o indivíduo e a interface. Juntos, UX e UI design na empresa visam oferecer a melhor experiência para o usuário. 

Apesar de se completarem, cada uma dessas áreas apresenta características próprias e, consequentemente, distinções entre si. Então, é fundamental entender a diferença entre UI e UX design e como esses dois sistemas agem na interface dos produtos digitais.

Neste artigo vamos explicar sobre o que é UI, qual a relação com UX e como influenciam nos resultados do seu negócios, além de apresentar as diferenças e a relação existente entre o UI e o UX design.

O que é UI?

User Interface Design (UI Design) significa Design de Interface do Usuário. A pessoa que trabalha nessa estratégia cria interfaces de diferentes plataformas como sites, aplicativos, dashboards e outros pontos de contato com os usuários. 

Esse sistema preocupa-se com a maneira como uma pessoa se guia dentro daquela experiência e alcança o objetivo final. Isto é, se importa com o visual e em formar estratégias a partir desse visual que conduzam o usuário a alcançar um determinado objetivo, que é definido conforme a estratégia do negócio, podendo ser, por exemplo, comprar um produto ou serviço que está sendo oferecido. 

Qual a importância do design de interface?

Qualquer negócio tem como objetivo aumentar suas vendas e crescer no mercado. Nesse sentido, o design de interface desempenha um papel fundamental para que essa meta seja alcançada. Um bom design gera empatia com o usuário, cria imersões com mais impacto e ao mesmo tempo transmite maior confiança no produto utilizado. Porém é importante se atentar em não desviar a atenção do com o uso excessivo de efeitos, animações e interações, pois isso acaba tirando o foco na realização da tarefa desejada. 

Com as inúmeras organizações oferecendo os mesmos serviços dentro do mercado, é preciso atrair a atenção dos usuários rapidamente e de forma assertiva. O design de interface ajuda a conquistar a confiança dos clientes e fazer com que eles adquiram seu produto ou serviço. 

No entanto, há outros benefícios além da boa experiência no site. Com o design de interface, o processo de busca torna-se mais rápido e eficiente, o que aumenta a satisfação. A partir disso, o negócio consegue aumentar as vendas e diminuir custos e recursos com tal otimização.

Como citamos anteriormente, a primeira impressão marca e dura por muito tempo. Além disso, a experiência do cliente tem o poder de criar ou quebrar uma possível identificação e reconhecimento da marca. Focar em apresentar uma boa imagem e oferecer uma experiência proveitosa ao cliente é essencial, bem como garantir sua fidelização – uma vez que tem uma boa experiência de compra em um e-commerce, por exemplo.

O que é UX design?

User Experience (UX) é um conceito que em português significa Experiência do Usuário. Trata-se de um conjunto de fatores e metodologias  que envolve o modo como qualquer usuário interage com algum produto ou serviço. 

Nesse sentido, o User Experience Design (UX design) se preocupa com a experiência que o usuário terá quando utilizar um produto ou serviço. Além disso, observa fatores como a jornada do usuário, personas, testes e métricas de usabilidade e a opinião de quem usa a interface. O objetivo é descobrir pontos que precisam ser modificados e/ou melhorados para garantir uma experiência cada vez mais positiva e intuitiva para o usuário.

As diferenças entre UX e UI design

Mesmo que os dois, UX e UI, sejam estratégias de design, eles apresentam diferenças entre si e em seu foco de atuação. Enquanto o UI se preocupa com a interface do produto, o UX vai além. Ele observa fatores como: o caminho que o usuário fez até seu objetivo final e as experiências anteriores que o indivíduo teve com determinado produto ou serviço. Isto é, o foco está na usabilidade.  

Com relação à navegação, esses sistemas também apresentam distinções. O UI Design busca guiar os usuários do momento de acesso até o objetivo final, preocupando-se com a parte visual. Já o UX Design estuda a experiência do usuário como um todo. Ele deseja tornar esse caminho agradável e útil a fim de que o usuário não só siga o caminho, mas goste, volte outras vezes e complete a ação desejada, focando na interação entre usuário e produto ou serviço. 

Como UX e UI design trabalham juntos?

Apesar das diferenças, é errado pensar que UX e UI não podem trabalhar juntos, muito pelo contrário. As características e o foco de atuação de cada um se complementam, oferecendo ao produto um melhor desenvolvimento e ao usuário uma experiência mais agradável e intuitiva. 

Por meio de pesquisas a respeito do usuário e das dores da plataforma desenvolvida pelo UX, o UI consegue planejar a melhor interface para atender os clientes. 

Como o UI design pode impulsionar os negócios?

O UI design é importante para seus negócios pois se preocupa com o visual do seu produto. Quanto mais agradável e positiva for a primeira impressão que seu usuário tiver, maior segurança ele terá para navegar, comprar algum produto, adquirir um sistema e/ou realizar a ação desejada. 

Dessa maneira, as vantagens trazidas pelo UI design estão diretamente relacionadas com a identificação do usuário com seu produto. Esses benefícios oferecidos aos indivíduos geram valores positivos para a marca perante ao mercado. 

Separamos as 3 principais vantagens que a utilização dessa estratégia pode trazer para sua empresa. Por meio delas, seus negócios serão impulsionados e sua marca terá um lugar importante no mercado. Confira:

  • Geração de valor: uma empresa que apresenta um produto bem acabado e valoriza a experiência que o usuário tem em sua plataforma ganha mais valor no mercado;
  • Fidelização: quando o usuário tem uma boa experiência e nota que a marca cuida dele com zelo, ele tende a ser um cliente fiel. Isto é, o cliente se sente prestigiado e valoriza a empresa, comprando seus produtos e serviços;
  • Fortalecimento da marca: apresentando valor no mercado e tendo clientes fiéis, consequentemente, a marca ganha força. O nome da empresa é reconhecido e sua reputação é positiva.

O UX e UI Design podem transformar a interface e a interação em sua plataforma, melhorando a experiência que sua empresa oferece aos usuários. Entenda mais sobre nossa oferta de consultoria de experiência do usuário & design.

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.