< Insights

Transformação Digital: Entenda o que há de novo na relação entre negócios e tecnologia

  • Transformação Digital

Nos dias atuais, a transformação digital é uma realidade. Esse termo vem ganhando cada vez mais a atenção de empresas de todas as áreas através das experiências digitais. Mas o que isso envolve de fato? Muitas pessoas podem achar que se trata de um trabalho mais complexo de TI ou que é relacionado a melhorar a experiência do cliente, além de outras ideias, conceitos e inovações. 

Porém, a transformação digital é mais do que isso. Ela não é um conceito para o futuro, e sim para o agora. Atualmente, as organizações entenderam que precisam dar o máximo de atenção a novas tendências do mercado para sobreviver. 

Preparamos um conteúdo completo para você saber a importância da transformação digital, os desafios e muito mais sobre esse tema.

O que é transformação digital?

A transformação digital está contextualizada com a urgência da inovação digital, assim, é mais fácil entender a movimentação dentro dos negócios. 

Empresas que surgiram antes do período em que a internet foi inserida na sociedade enfrentam uma grande dificuldade: muitos processos e regras que guiavam os negócios na era pré-digital já não funcionam mais. Mas não há necessidade de preocupações, já que a mudança é completamente possível e essas empresas podem se transformar e crescer na era digital. 

Portanto, a transformação digital é o processo pelo qual as empresas passam para fazer o uso da tecnologia, a fim de melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados eficazes. 

Não se engane, esse conceito é mais profundo do que apenas criar um website ou blog corporativo. A transformação digital provoca também uma mudança na estrutura das organizações devido à tecnologia, que passa a ter um papel estratégico principal, e não apenas ter uma presença básica. 

De onde surgiu o conceito de transformação digital?

O conceito de transformação digital, na verdade, nasceu através do desenvolvimento do primeiro computador eletromecânico, dando espaço ao termo “digital”. 

O primeiro computador eletrônico foi apresentado por John Atanasoff, em 1939, e a partir daí o processo de digitalização acelerou. Houve o desenvolvimento de computadores pessoais, como o Simon, em 1950; o Apple II, em 1977; e o IBM PC, em 1981. 

Depois, com a criação e avanços da World Wide Web, todo o tamanho e a velocidade dos efeitos da digitalização mudaram profundamente, o que resultou na participação essencial da transformação digital na sociedade. 

Foi nos anos 2000 que a digitalização começou a ser amplamente usada. Assim, começaram discussões a respeito das melhores maneiras de inseri-la por completo em todas as áreas da sociedade, especialmente nos negócios, para que a conscientização sobre o assunto e as oportunidades aumentassem. 

A digitalização inclui conceitos bem avançados como Big Data, internet das coisas, blockchain, criptomoedas, entre muitos outros. Ela envolve não apenas assuntos de TI, mas uma visão holística da tecnologia, que provoca fortes impactos e mudanças na sociedade. 

Como funciona a transformação digital?

A transformação digital é, basicamente, “o efeito total e geral da digitalização na sociedade”. Ou seja, depois da digitalização ao redor do mundo, novas oportunidades de mudança e evolução surgem para todo tipo de organização.

Por exemplo, serviços de compartilhamento como Uber, AirBnB e Spotify são exemplos que já estão completamente inseridos em grande parte das vidas das pessoas. A transformação digital funciona trazendo inovação e facilidade para as empresas, para que, assim, atinjam novos consumidores e melhorem cada vez mais seu desempenho no mercado. 

Para isso, são necessárias práticas que acompanhem e sustentem esse novo mercado acelerado e tecnológico, usando como base conceitos principais que veremos a seguir, além de bons líderes, com extrema noção de planejamento e organização. 

Pilares da Transformação Digital

Há pilares essenciais que sustentam a transformação digital. Conheça-os adiante: 

●  Experiência do cliente: é extremamente importante criar para esse cliente uma experiência agradável e prática, ganhando fidelidade e possibilidade de novos consumidores. 

●  Transformação dos modelos de negócio: na qual a tecnologia trouxe rapidez e facilidade para todos os negócios, o que, consequentemente, tornou o mercado mais ágil também. 

●  Automatização de processos operacionais: uma vez que se aceleram os resultados, permitindo maior tempo para os funcionários se dedicarem a atividades estratégicas, entre outros benefícios. 

Qual é o objetivo da Transformação Digital?

O objetivo principal da transformação digital é utilizar a tecnologia para facilitar processos tanto em empresas quanto na sociedade como um todo. Ou seja, por meio de novas soluções, agora é possível amenizar e resolver problemas antigos com muito mais facilidade, rapidez e eficácia. Um dos exemplos é a automatização de processos operacionais, o que acarreta em uma agilidade e produtividade maior.

Impactos da Transformação Digital dentro e fora das empresas

Como vimos até o momento, dentro de uma empresa, a transformação digital otimiza os processos, dando mais agilidade e praticidade, visando o melhor desempenho da empresa e a satisfação do consumidor final. Tudo com o apoio da tecnologia. 

O fato é que a transformação digital não só impactou a sociedade. Na verdade, esses impactos, consequentemente, criaram um cenário em que as empresas e a sociedade precisam passar pela transformação para se adaptarem e não ficarem para trás. 

Essas mudanças são: a comunicação instantânea; o livre acesso a informações de todos os tipos; o uso das redes sociais, que possibilita mobilizações; encontros e tantas outras mudanças. 

Benefícios da Transformação Digital

Veja aqui alguns benefícios: 

●  Tornar a comunicação mais rápida e bem direcionada;

●  Integrar setores, tornando os times mais sintonizados e produtivos;

●  Acessar informações completas de maneira ampla;

●  Automatizar processos e diminuir a burocratização;

●  Auxiliar nas tomadas de decisão através do suporte com dados;

●  Melhorar a interação com os clientes por meio de canais de comunicação instantâneos;

●  Facilitar a análise de desempenho graças às ferramentas de gestão modernas. 

Desafios da Transformação Digital

Contudo, os principais desafios da transformação digital são: 

●  Armazenamento e uso de dados;

●  Cultura da empresa;

●  Falta de iniciativa para promover mudanças internas;

●  Problemas de TI e dificuldades técnicas;

●  Medo de não se adaptar aos novos processos, portanto, tornar a empresa resistente a mudanças;

●  Dificuldades em conseguir investir;

●  Preocupações com segurança digital.

Tendências na área de Transformação Digital

As principais tendências incluem tecnologias como: 

  • Big Data (armazenamento e centralização de grandes quantidades de dados para a obtenção de relatórios importantes para o desempenho da empresa);
  • Realidade Virtual (está relacionada com a experiência ao cliente, possibilitando que ele veja produtos que não estão disponíveis em estoque físico);
  • Inteligência Artificial (auxilia a definir as preferências do cliente, procurando atendê-los da melhor forma).

Como não perder nenhuma tendência

A forma ideal de não perder nenhuma tendência é se capacitar e capacitar seus colaboradores sobre o tema. 

Mergulhe nas informações sobre tecnologia, assista a palestras, workshops, leia sites com a temática, crie um networking. E, claro, sempre incentive seu time a seguir os mesmos passos, até mesmo fazendo eventos de aprendizado na própria empresa. 

Logo, prepare-se e prepare sua equipe com conhecimento sobre essas tecnologias primeiro, para depois dar passos maiores. Assim, os resultados serão melhores e a empresa se demonstrará preparada. 

Como trabalhar com transformação digital na sua empresa pode ajudar a captar e cativar seus clientes?

Implementar a transformação digital em sua empresa pode ajudar a captar e cativar clientes da seguinte forma: 

  • Aumentando a interação entre empresa e cliente por meio de plataformas digitais (exemplo: redes sociais);
  • Melhorando a experiência do cliente em diversas formas e em todos os pontos de contato digital;
  • Promovendo canais digitais, como elementos fundamentais e estratégicos da organização;
  • Além de melhorar a agilidade e produtividade na empresa em seus processos internos – sejam eles operacionais ou ligados às vendas.

Exemplos aplicados de transformação digital

Confira os exemplos de transformação digital para você usar como inspiração:

1. Transformação digital no Brasil – Magazine Luiza

Essa empresa de varejo tradicional se tornou um enorme negócio digital e teve um plano preciso que envolveu uma série de elementos como inclusão digital, digitalização de lojas físicas, diversos canais de comunicação, criação de marketplace e cultura original. 

2. Transformação digital nas empresas – Netflix

A Netflix se inspirou no modelo de negócio da Blockbuster, enviando DVDs via correio para os clientes. Parece incrível o patamar que chegaram hoje, tornando-se a maior plataforma de streaming do mundo, adaptando-se perfeitamente às novas exigências da era digital. 

3. Transformação digital na Saúde

A inteligência artificial já é uma realidade, ajudando médicos e pacientes. Agora, consultas podem ser agendadas online, é possível conferir seus diagnósticos no ambiente virtual e, até mesmo, o monitoramento de pacientes é facilitado com a tecnologia. 

Como a Objective pode te ajudar nesse processo?

A Objective é uma multinacional brasileira especializada no ramo da tecnologia e pode oferecer suporte em diversas áreas digitais, como produtos digitais, serviços de consultoria, treinamento e desenvolvimento de software, focando em valorizar empresas de inúmeros setores do mercado. 

Caso a sua empresa precise de um parceiro para atuar no end-to-end da sua jornada de transformação digital? Clique aqui e fale com nossos especialistas para saber como podemos ajudar. 

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.