< Insights

Tipos de testes de software: diferenças e exemplos

  • Testes Automatizados
  • Artigo

Para ter qualidade em seu desenvolvimento e cumprir grandes demandas, temos o desafio de produzir um processo de aplicação de sucesso. Para que isso aconteça, é preciso entender a importância de utilizar os diversos tipos de testes de software durante as etapas de desenvolvimento para garantir o seu bom desempenho.

Com a grande demanda de desenvolvimento de softwares, as empresas e desenvolvedores se desdobram para não perder o time to market e entregar sistemas que atendam no prazo correto sem perder a qualidade.

Dentro deste cenário os testes automatizados são uma das principais práticas para auxiliar na qualidade do que será entregue. Ao longo da matéria, você verá o que é um teste de software e os tipos de testes de softwares mais comuns, suas características, exemplos de cada um deles e como automatizá-los. 

O que é um teste de software?

Os testes de software são responsáveis por otimizar a gestão dos recursos de uma empresa, evitando que surjam problemas nas aplicações finais ou durante parte do seu desenvolvimento. Os testes são processos do desenvolvimento de um programa, podendo ser realizado ainda pelos próprios desenvolvedores ou por profissionais especializados na área. 

Portanto, esses procedimentos seguem o objetivo de antecipar e corrigir falhas e bugs que apareceram para o usuário. Embora essa etapa pareça simples, seu uso é fundamental para evitar o que chamamos de “apagar incêndios”.  

A fim de evitar surpresas desagradáveis, é preciso recorrer a diferentes tipos de testes de software para certificar-se de que o sistema está em pleno funcionamento, conforme o planejamento.  

Tipos de testes mais comuns

Os tipos de testes de softwares automatizados são como componentes fundamentais de integração e entrega contínua de uma empresa. 

A seguir, confira quais os tipos de testes de softwares mais comuns e conheça cada um deles: 

Testes de unidade

São realizados em um nível muito baixo e consistem em testar métodos e funções individuais de classes ou módulos usados pelo software. Possuem  baixo custo e podem ser executados rapidamente por um servidor de integração contínua. 

Exemplo de ferramentas para testes unitários

Com o auxílio de um framework de testes como Junit, Nunit ou Microsoft Test Net, as tarefas são criadas e colocadas para rodar, a fim de encontrar possíveis bugs.

Testes de integração

São responsáveis por verificar se os diferentes sistemas ou módulos usados pela sua plataforma funcionam em harmonia. A execução do teste de integração possui um maior custo e exige que diferentes partes da plataforma e plataformas integradas estejam ativas e em pleno funcionamento. 

Função do teste de integração

Garantir que os microsserviços funcionem em plenitude quando forem geradas requisições no banco de dados ou testar se a plataforma integrada não está gerando bugs no sistema é a função desse tipo de teste.

Teste de carga (ou de desempenho) 

Os testes de desempenho são responsáveis por verificar os diferentes comportamentos do sistema quando está sob uma carga significativa. Estes tipos de testes vão garantir a confiabilidade, estabilidade e disponibilidade do sistema, em diferentes situações de alta demanda.

Costumam ser bastante caros de se implementar e executar, mas possivelmente irão ajudar a entender melhor possíveis alterações do sistema quando colocados sob alta demanda.

Exemplo de teste de carga

O teste de desempenho pode observar os tempos de resposta ao executar diferentes solicitações simultâneas ou verificar como o sistema se comporta com uma quantidade significativa de dados. 

Teste de Aceitação

Os testes de aceitação são aplicados a fim de avaliar se o sistema atua como o esperado pela base de usuários e se atende aos requisitos do negócio. A plataforma precisa estar ativa e em execução para que este tipo de teste aconteça, avaliando a estabilidade do software e verificando se há falhas em qualquer momento da cadeia ao replicar os comportamentos do usuário. 

É possível ir além e medir não só o desempenho dos sistemas, mas também rejeitar alterações caso algumas metas não sejam cumpridas.

Exemplo de teste de aceitação

Alguns exemplos de testes de aceitação são: Teste de Aceitação do Usuário (UAT) e Teste de Aceitação Operacional (OAT). 

Teste de segurança

Os testes de segurança são aplicados com o intuito de garantir a segurança do software, a fim de  que não exista algum malware implantado no sistema ou que não existam brechas que possibilitem alguma invasão hacker e assim, mantenham sempre os dados dos usuários protegidos. 

Exemplo de teste de segurança

Existem ferramentas disponíveis, para que você rode em paralelo junto ao seu sistema, que têm o objetivo de encontrar falhas e ou possíveis vulnerabilidades para ataques. Outro exemplo são ferramentas de criptografia que podem ser colocadas a prova, a fim de verificar a eficácia na proteção dos dados criptografados.

Como automatizar os testes de software

O primeiro passo para automatizar testes é escrevê-los de modo programático e utilizar uma estrutura adequada ao seu aplicativo. PHPUnit, Mocha e RSpec são alguns exemplos de estruturas de teste que poderão ser usados para PHP, Ruby e Javascript. 

Há diversas opções para cada linguagem. Por isso, é necessário realizar uma pesquisa e pedir para que as comunidades de desenvolvedores descubram a melhor estrutura para o seu negócio. 

No momento em que seus testes forem executados através de um script do seu terminal, é possível fazer com que todos eles sejam executados automaticamente através de um servidor de integração contínua, como o Bamboo. Também é possível utilizar um serviço de nuvem, como o Bitbucket Pipelines. 

A automação de teste de software pode ser sua aliada, a fim de melhorar toda a eficiência da operação e minimizar o risco de bugs. E agora você pode adotar essa prática em um processo de melhoria contínua com a ajuda dos especialistas da Objective, possibilitando uma gestão de mudanças culturais controladas. Se você se interessou pelo artigo sobre os tipos de testes de software e deseja saber mais sobre essa área, conheça nossos  serviços de Consultoria em Testes Automatizados.

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.