< Insights

Sua empresa é Ágil ?

  • Metodologias

O primeiro passo para entender a forma de trabalho da equipe de TI ágil de uma empresa e prestar consultoria para gerar melhores resultados para a organização é avaliar se nela são atendidos os principais valores que definem um time ágil. Cultura, organização, técnica e negócio são os pontos principais com forte influência do Manifesto Ágil para avaliação do modelo adotado.

Criado em 2001 por profissionais veteranos na área de software nos EUA, o Manifesto para o Desenvolvimento Ágil reúne o pensamento que é encontrado em diversas das práticas ágeis, muitas já utilizadas por esses gurus. Quatro valores essenciais norteiam o documento: Os indivíduos e suas interações acima de procedimentos e ferramentas; o funcionamento do software acima de documentação abrangente; a colaboração dos clientes acima da negociação de contratos; a capacidade de resposta a mudanças acima de um plano pré-estabelecido.

Assessment Ágil

Utilizo esse método de assessment ágil tendo como base meu próprio estilo e nas experiências que vi e vivi, além das diversas ideias que consegui colher na comunidade, sempre com o intuito de ajudar as empresas a não cometer os mesmos erros que nossa equipe já cometeu. Esse processo é relativamente simples e consiste em ir até a empresa, conversar com pessoas-chave, observar tendências e, com base nessa avaliação, redigir um relatório identificando os principais pontos de alavancagem que, com menor esforço, podem gerar o maior e melhor resultado.

Após a avaliação inicial e com o relatório em mãos é possível explicar ponto a ponto a visão do processo para os integrantes da equipe e propor o plano de ação mais interessante para que o trabalho possa ser feito de acordo com o método ágil. É importante destacar que não há um modelo pronto; ele é desenvolvido de modo individual de acordo com os pontos fortes no quais é possível atuar.

Como consultor na Objective, empresa que nasceu com foco em desenvolvimento de software e assim se mantém até hoje, tenho vivido diversas experiências diferentes. Começamos a palestrar nos eventos nacionais contando um pouco da nossa história e evolução e o feedback dos participantes sempre era muito positivo, nos pedindo para ajuda-los a fazer a mesma transformação para um trabalho com bem mais entrega de resultado, sempre diminuindo o esforço.

Embora nossa realidade hoje seja especialmente de ensinar e auxiliar aqueles que contratam nossa consultoria, seguimos trabalhando, estudando, buscando conhecimento de fontes externas, conversando com outras referências e participando ativamente de eventos.

Mantemo-nos em constante evolução e gostamos disso. Por outro lado, o Ágil do qual falamos, palestramos ou prestamos consultoria é algo que vivemos todos os dias, uma metodologia que nos permite solucionar problemas e dirimir nossas dores. Falar de agilidade é um prazer e contar nossos casos – os de sucesso e as falhas que nos ajudaram a evoluir -, um fascínio.

Juliano Ribeiro, agile coach e trainner da Objective Solutions

Sugira um artigo

    Para enviar o formulário é necessário o aceite das políticas.

    Insights do nosso time

    Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.