< Insights

Qual a importância de priorizar o Backlog?

  • Metodologias
  • Artigo

Você sabe qual a importância de priorizar o backlog? No geral, as equipes passam por problemas para definir a ordem em que as tarefas serão feitas. Diante dessa dificuldade, surge a necessidade de recorrer às técnicas de priorização de backlog.

Existem técnicas que facilitam a medição do retorno do investimento. Para otimizar o valor ou o retorno sobre o investimento (ROI), por exemplo, você deve pensar no ROI como o resultado de longo prazo decorrente da ordenação correta de todo o backlog, ao invés de simplesmente somá-lo aos itens individuais.

Neste artigo, veremos duas técnicas que são utilizadas para encontrar o valor e o retorno do investimento, além de entender melhor qual a ligação entre o ROI e o backlog. Quer entender tudo sobre esse assunto? Continue a leitura!

Como priorizar um backlog?

Um backlog de um produto é uma lista de todas as tarefas relacionadas ao seu desenvolvimento, que toda a equipe deve seguir e concluir diante de um prazo definido. Mas como priorizar o backlog? Esse processo é uma tarefa simples, mas que, ao mesmo tempo, pode ser bastante complexa, sendo fundamental para quem trabalha com projetos ágeis. 

A principal importância de priorizá-lo está relacionada ao fato de que o torna mais bem estruturado e organizado, favorecendo a realização das atividades estrategicamente importantes para que a equipe trabalhe de forma mais eficiente e rápida.

Agora que você já entendeu o que é a priorização do backlog, saiba como colocar isso em prática. Existem diversas formas de se priorizar Backlog. Veja essas duas que separamos para você.

2 técnicas para priorizar o backlog

Listamos duas técnicas para que você priorize o backlog no seu negócio, são elas: a “Buy a Feature” e “Matriz Rice”. Conheça-as a seguir e saiba quais são as suas funções! 

Buy a Feature: técnica de priorização do backlog

Além de priorizar o backlog, se você está interessado em encontrar o ROI, saiba que uma das principais técnicas de priorização de backlog que pode te ajudar é a “Buy a Feature”, na tradução, “Compre uma Funcionalidade”.

Essa é uma framework utilizada para a priorização durante o desenvolvimento de um produto que consiste em fazer a equipe envolvida no desenvolvimento de um produto trabalhar diretamente com os clientes e stakeholders para aprenderem quais features ou aprimoramentos dos produtos eles valorizam.  

A técnica de priorização de backlog denominada de “Buy a Feature” consiste em determinar as características favoritas dos clientes e, com isso, proporcionar para cada um deles uma quantia de dinheiro virtual para que eles gastem em uma lista de produtos/features que será proposta. Essa lista de produtos será composta por produtos, indicando um preço calculado com base nos custos estimados para o desenvolvimento de cada um deles.

Essa técnica pode ser feita de várias maneiras. Mas é claro que, presencialmente, ela entrega resultados mais assertivos, visto que oferece a possibilidade de observar os participantes durante sua jornada de compra, entendendo o processo de tomada de decisão e facilitando as interações sobre os resultados obtidos. Entretanto, com as restrições impostas pela pandemia, essa atividade tem sido realizada online.

O “Buy a Feature” pode ser aplicada em grupos ou individualmente e pode gerar insights interessantes sobre o que é relevante para cada indivíduo. A estruturação dessa técnica pode ser uma maneira eficaz de orientação de um grupo amostral do mercado para a priorização de suas listas de desejos para o seu produto.

Vale ressaltar que, durante a execução dessa técnica de priorização de backlog, é relevante informar que não necessariamente o produto que mais chamar atenção ou que mais for comprado será o próximo a ser disponibilizado no mercado.

É claro que o “Buy a Feature” é fundamental para que a equipe de desenvolvimento de produto entenda as necessidades dos stakeholders, porém é preciso levar em consideração outros itens para fazer o alinhamento do produto.

Entre as principais vantagens dessa técnica estão a “Buy a Feature”, que demanda colaboração entre equipe, stakeholders e permite que todos opinem, entrega resultados de forma rápida e não depende de base histórica.

Para encontrar o Retorno do Investimento com essa técnica, comece reunindo um grupo de stakeholders, em seguida, apresente os itens, distribua um dinheiro fictício e estimule que elas comprem os itens da forma como desejarem. A última etapa para encontrar o Retorno é a soma de quantas moedas cada item do backlog ganhou, visto que essa soma corresponde ao ROI.

Matriz Rice: Como estimar o Investimento?

Matriz Rice é uma outra das importantes técnicas de priorização de backlog com o objetivo de torná-la mais analítica e menos intuitiva. Seu nome é formado por 4 elementos, que são utilizados para rankear os projetos por prioridade, facilitando a organização e agilidade. São eles:

  • Reach (alcance);
  • Impact (impacto);
  • Confidence (confiança);
  • Effort (esforço).

Para utilizar essa técnica em sua empresa, é preciso que todos os setores estejam integrados. No entanto, o gestor tem a responsabilidade de fazer com que todos entendam a importância e a necessidade de utilizar essa matriz. Dessa forma, a coleta das informações, que servirão de base para que o cálculo seja feito, é facilitada.

Além disso, com o auxílio de uma planilha simples, o cálculo fica mais simples e, consequentemente, o processo fica cada vez mais rápido e seus resultados mais eficientes. Porém, ao fim do processo, é essencial repetir as avaliações, para garantir que nenhum número esteja muito distante da realidade.

A matriz é um ótimo recurso para auxiliar na tomada de decisões importantes, mas não deve ser o único, pois cabe à empresa decidir qual projeto será trabalhado primeiro. Apesar disso, utilizá-la é uma  forma segura, por apresentar uma base científica para corroborar as decisões tomadas.

Ao final da leitura deste artigo, esperamos que você tenha tirado alguns insights sobre como priorizar o backlog em seu próximo projeto! Aproveite e se inscreva em nossa newsletter para receber os conteúdos exclusivos da Objective em primeira mão!

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.