< Insights

T-Shirt Sizing: Entenda como aplicar essa estimativa por afinidade

  • Metodologias
  • Artigo

T-Shirt Sizing, em português “tamanhos de camisa”, é uma técnica ágil utilizada por equipes para dar estimativas de prazo. Conheça mais sobre o T-shirt sizing neste post, seus benefícios e dicas para começar!

O que é T-shirt sizing?

T-Shirt Sizing é uma técnica utilizada para estimativas por afinidade e de alto nível de tempo, e esforço de um projeto, que são classificadas pelo tamanho das camisetas. A variação do tamanho das camisetas varia conforme o contexto e a necessidade, podendo ser também (PP, P, M, G, GG, EXG). Essa técnica não tem como objetivo definir a tarefa de uma equipe, e sim avaliar quanto tempo ela possui de estimativa em alto nível para ser concluída e quão esforço demandará. Geralmente é utilizado em projetos que ainda estão em proposta, no começo, ou até mesmo em desenvolvimento. Vejamos um exemplo:

Possuímos um novo projeto, cada equipe definirá suas tarefas e a mesma determinará qual o “tamanho da camiseta” em cada uma das atividades. Logo, conseguirá alinhar com o resto da equipe quanto tempo demandará para finalizá-la e passar um prazo estimado para o cliente final sobre a entrega do projeto.

Como usar o T-shirt sizing para avaliar o tamanho de entregas?

Para definir o tempo de entrega de cada tamanho, uma opção é que se tenha o Cycle Time médio de cada tamanho, que é definido pela equipe visando a quantidade de tarefas e o quão comprometida a equipe está. 

Entretanto, definir um tempo médio para cada etapa nem sempre é fácil, por ser uma estimativa muito relativa, é necessário a comunicação entre as equipes envolvidas para uma melhor assertividade. 

Vejamos um exemplo de uma estimativa:

Projeto: 5 histórias

Sendo: 2 P, 2 M e 1 G

Cycle Time médio do time: 

  • P: 2 dias 
  • M: 4 dias 
  • G: 6 dias
Tabela de T-shirt Sizing.
Tempo estimado do release: 18 dias.

Benefícios da utilização do T-shirt Sizing

O T-Shirt Sizing possui muitos benefícios devido a sua fácil utilização e implementação, conheça os principais: 

  • Auxilia na realização de estimativas rápidas em múltiplos itens;
  • Traz flexibilidade, pois a estimativa é conforme o tempos de ciclo de cada tamanho do respectivo contexto;
  • Facilidade e simplicidade em estimativas primárias e  backlogs;
  • Auxilia equipes iniciantes na agilidade a executar as estimativas com mais qualidade;
  • Possibilita a obtenção de um grau de estimativa de alto nível aceitável com base em referências e mesmo sem termos muitas informações sobre o contexto ou das atividades;
  • Fornece estimativas em termos relativos, comparando-os com uma base de referência ou entre os respectivos itens.

Mesmo que a técnica do T-shirt sizing seja fácil de se utilizar, ela é considerada uma ferramenta muito potente para definir estimativas de tempo e realização, auxiliando principalmente equipes que não possuem uma especialização ou um nível adequado de cultura em agilidade. 

Ela abstrai as informações e detalhes que podem ser complexos ou com muitos detalhes, ou ainda, a falta destas, se baseando então em uma ou mais referências para realizarmos a estimativa. E essa referência que nos dá a visão de realizar a “estimativa por afinidade”. No caso do exemplo da seção anterior, as histórias foram alocadas nas camisetas conforme a afinidade de cada um sobre o respectivo tamanho.

Para que o T-shirt sizing se torne ainda mais vantajoso, é interessante que a ferramenta em uso pelo time ou pela empresa possibilite trabalhar com essa técnica, para que ela não fique apenas no papel e que seja facilmente utilizada, rastreada e gerenciada.

5 passos para a implementação do T-shirt Sizing

Claro que, para a aplicação de qualquer técnica, precisamos primeiramente, analisar as necessidades do cenário e impactos para implementar uma técnica nova, confira abaixo as principais etapas para a implementação do T-Shirt Sizing. 

1. Definir tamanhos

Antes de aplicar de fato o T-Shirt Sizing, será necessário definir quais tamanhos você utilizará no seu projeto. Para que não haja confusão,é importante analisar a quantidade e tipos de tamanhos que são os mais adequados a respectivo contexto, por exemplo, usará PP, P, M, G, GG ou apenas P, M e G? 

2. Atribuir valores aos tamanhos

Após definir quais tamanhos você vai utilizar, é importante atribuir os valores a eles, quanto tempo cada tamanho representará, isso ajudará a criar estimativas de tempo/esforço. 

3. Decidir quem atribui

A decisão da atribuição dos valores tende a variar conforme a composição da sua equipe. É possível que um líder a realize ou deixe em aberto para que toda a equipe faça de forma coletiva e colaborativa.  

4. Atribuir os tamanhos às tarefas e equipes

Nessa etapa será necessário atribuir cada tamanho a cada item de entrega a ser realizada, sempre respeitando todas as necessidades da equipe. 

5. Monitorar e gerenciar o projeto

O propósito dessa etapa é garantir que o time possua ferramentas adequadas para, por exemplo:

  • Acompanhamento das entregas;
  • Ajustes necessários nas estimativas;
  • Realização de estimativa por afinidade e de alto nível de forma simples e rápida;
  • Visibilidade e transparências das estimativas realizadas;
  • Reaproveitamento de boas práticas e de análises e decisões já realizadas anteriormente;
  • Lições aprendidas.

Problemas com o uso de T-shirt sizing e como evitá-los

O T-shirt sizing é uma ótima técnica e de fácil aplicação. Entretanto, é fundamental estar atento pois existem alguns empecilhos que tornam necessário o alinhamento de algumas atividades. Veja a seguir alguns problemas e como evitá-los. 

Subjetividade do T-shirt sizing

Em muitos casos, a equipe pode acabar atribuindo um valor a sua entrega que não condiz de fato com o tempo e esforço necessário para realizá-la, isso pode ocorrer devido a falta de conhecimento do contexto das estimativas dos tamanhos. 

É importante que antes de implementar o T-shirt sizing toda a equipe esteja ciente de que existem tamanhos estabelecidos e o que eles representam.

Imprecisão na diferença entre tamanhos

Em razão dessa técnica ser relativa por afinidade e de ser intrinsecamente uma estimativa de alto nível, geralmente sem detalhes de informações, ela é imprecisa. É essencial que ao decorrer do tempo a equipe vá aperfeiçoando os tamanhos e prazos, para que ele seja cada vez mais preciso, aplicando técnicas mais específicas. 

Dificuldade de monitoramento

Por ser uma técnica de estimativa de alto nível, muitas vezes os pequenos detalhes de uma entrega podem não receber a atenção necessária, é importante existir uma metodologia de gestão do trabalho de toda a equipe e garantir que todos tenham acesso às informações necessárias para cada entrega. É aderente ao comentado na seção anterior, onde com o tempo vamos detalhando mais as informações. 

Exemplos de planejamento de entregas com T-shirt sizing

A seguir, veremos um exemplo de como planejar entregas de forma simplificada com o T-shirt sizing.

A equipe de desenvolvimento recebe um novo projeto, não há muito detalhamento das tarefas mas já sabem o que necessita ser feito em cada área do projeto. A equipe precisa estimar um prazo para entrega do projeto e utilizam os tamanhos de camiseta para representar um tempo e esforço empregado. Com base nessa estimativa, é possível definir um prazo para a entrega do projeto.

É importante ressaltar que o tempo para entrega das tarefas seja refinado ao decorrer do projeto, para que haja a melhor taxa de precisão possível.

Tabela T-shirt Sizing.
Fonte: Própria.

Agora que você entendeu que os tamanhos P, M e G não servem apenas para definir tamanhos de camisetas, é possível concluir que existem técnicas de estimativas  ágeis presentes no mercado que são eficientes para cada contexto de um projeto e maturidade da equipe.

Quer saber como impulsionar o seu negócio utilizando metodologias ágeis? Fale com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar!

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.