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Saiba a importância de integrar o Sistema CRM e o Billing da sua empresa

  • Billing e Faturamento Recorrente

Você sabe o que é CRM? O software CRM pode ajudar uma organização a registrar todo o histórico de relacionamento com os clientes. Um Sistema CRM é uma ferramenta de gestão comercial, que tem como função avaliar o desempenho do vendedor com dados e fatos. Imagine conseguir solucionar problemas, otimizar tarefas e, finalmente, alcançar os objetivos e metas da sua empresa de maneira mais rápida e eficaz? É justamente nesses pontos que um Sistema CRM vai auxiliar. 

Hoje em dia, a competição no mercado de trabalho só aumenta, por isso mesmo, seu time de vendas precisa estar bem preparado, com bons discursos de venda e com tecnologias que possibilitem maior acesso e entendimento dos dados dos clientes. 

Prossiga com a leitura para entender melhor o que é o Sistema CRM, o que é Billing e os benefícios da integração CRM e Billing.

O que é Sistema CRM?

Antes de entender como a ferramenta funciona, é interessante assimilar o que é CRM. A sigla quer dizer Customer Relationship Management, que traduzido do inglês significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. 

Esse software tem uma função: ajudar na gestão de clientes da sua empresa. Pode parecer simples, mas essa ferramenta traz inúmeros benefícios para o seu negócio. 

Dentro do programa, é possível registrar todas as informações relacionadas aos clientes e possíveis clientes, além de juntar dados do trabalho de todos os vendedores. Assim, o software reúne todos esses elementos para que possa gerar relatórios precisos e decisivos, importantes para o crescimento da empresa. 

O software também pode ser físico ou em nuvem. Assim, o time armazena nele os dados dos prospects e clientes nos campos adequados. Observe o que pode ser armazenado: 

●  Dados pessoais do cliente;

●  Relatório das vendas;

●  Metas a serem alcançadas;

●  Histórico de mensagens trocadas com o cliente (em diversos canais);

●  Lista de clientes ativos, inativos, inadimplentes e prospects;

●  Histórico de propostas comerciais feitas, aceitas e perdidas;

●  Histórico de desempenho da equipe de vendas (metas, vendas, reuniões, contatos etc.). 

O que é Billing?

O fluxo financeiro de uma organização cresce constantemente e isso pode se tornar um grande problema, já que fica difícil dar conta de gerenciar tudo isso. Dessa maneira, um sistema de Billing é perfeito para facilitar e organizar toda essa área financeira das empresas de forma automática e prática. Mas o que é o sistema de Billing? 

O sistema Billing nada mais é do que um sistema de faturamento, arrecadação e cobrança. Ele tem como objetivo ajudar as empresas com o controle de todo o fluxo de dinheiro que acontece, seja mensal, diário ou anual, gerenciando, principalmente, as vendas e os serviços prestados pelo negócio. 

Portanto, esse sistema também é eficaz na gestão de inadimplências dos clientes e consumidores, por exemplo. Além de tornar todas as movimentações financeiras automatizadas, alguns sistemas ainda oferecem meios de pagamento, emissão de nota fiscal, fazem contas, determinam regras para os preços, apresentam dashboards, entre outras funções. 

Um fluxo de cobrança trata-se de cobranças constantes que o setor financeiro de uma organização deve manter com seus clientes. Muitas empresas oferecem serviços através de assinaturas, como as plataformas de streaming, onde existe uma cobrança mensal das pessoas que utilizam o serviço. 

A automação das cobranças realizadas por um sistema Billing garante que esse fluxo de cobrança seja controlado e que tudo fique em dia, já que o sistema fará o necessário na data determinada, sem atrasos ou empecilhos que uma equipe poderia cometer. 

Quais os benefícios em integrar um sistema de CRM com um Billing?

Como já vimos anteriormente, o CRM é uma ferramenta que ajuda na captação e retenção de clientes, enquanto o Billing é um sistema de cobrança, que oferece diversas vantagens à empresa. Contudo, qual é o benefício em integrar CRM e Billing

Já que o sistema CRM possui um banco de dados que expõe informações detalhadas e importantes – como dados pessoais de clientes, produtos ou serviços que esses clientes adquiriram, planos que cada perfil de consumidor prefere, o quanto cada cliente está disposto a pagar e o que leva os usuários a cancelar um determinado serviço -, o Billing se encaixa perfeitamente, contribuindo com as numerosas informações para o sistema CRM e, em vista disso, para a gestão do relacionamento com o cliente. 

Dessa maneira, é possível entender de forma mais aprofundada o perfil do público-alvo, a fim de elaborar novas estratégias de captação, cross e up selling e a contenção de clientes.  

Outra vantagem da integração de CRM e Billing é que, como ele diminui a chance de erros na cobrança, acaba garantindo mais satisfação do cliente, porque, claro, um serviço sem falhas e bem feito em todas as suas etapas proporciona uma boa experiência ao consumidor, fazendo-o cada vez mais ser fiel à empresa. 

Ademais, vimos que o Billing auxilia a minimização da inadimplência, então, é possível identificar esse tipo de obstáculo com rapidez, procurar o cliente e entender o que aconteceu, propondo, assim, um acordo ou solução coerente para os dois lados. Desse modo, o usuário consegue pagar a dívida e também se sente satisfeito, mantendo um bom relacionamento com a empresa que prestou o serviço. 

Como ter um sistema CRM integrado com Billing?

O processo de implementação do sistema CRM Billing na sua empresa pode depender da operação da organização. Aqui na Objective, realizamos uma análise para entender a operação. 

Assim, nossos especialistas se comunicam com todas as áreas do seu negócio para identificar as dificuldades e os desafios. Depois deste assessment, os módulos que vão ser implementados são definidos, assim como os grupos que vão utilizá-lo, considerando todo tipo de modificações e integrações necessárias. 

O NG Billing possibilita gerenciar todo o relacionamento com o consumidor, obtendo dados importantes e otimizando os lucros. Observe alguns benefícios: 

  • Diminuição do custo de aquisição de cliente (CAC), que é entre 6 e 7 vezes mais elevado do que a manutenção de um consumidor existente;
  • Aumento em 271% da chance do usuário adquirir um produto ou serviço;
  • Facilidade na forma de pagamento para o cliente;
  • Consistência nos produtos e serviços oferecidos;
  • Agilidade no lançamento de campanhas e promoções;
  • Previsibilidade de receita, com controle de inadimplência. 

O CRM Billing System, da Objective, já integra os dois sistemas para utilizar todas as funcionalidades e extrair o máximo do NG, também obtendo diversas vantagens, como cálculos 100% automatizados, atuação com diferentes políticas de faturamento, gestão de inadimplência, negociação de dívidas, régua de cobrança segmentada e muito mais! Gostou do conteúdo sobre Sistema CRM? Para saber mais funcionalidades sobre o NG Billing, clique aqui!

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