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Produtos recorrentes: Confira quais são os segmentos de produtos e as vantagens para o seu negócio 

  • Billing e Faturamento Recorrente
  • Artigo

Quais são os produtos que você comercializa em seu negócio? Você sabia que existem produtos com uma maior previsibilidade de venda? Eles são conhecidos como produtos recorrentes.

Saiba como funciona a sua comercialização, quais os principais segmentos de produtos, quais as vantagens sobre sua comercialização e como o NG Billing impacta na receita deles.

O que são produtos recorrentes?

Produtos recorrentes são mercadorias com uma previsibilidade de venda periódica devido a grande taxa de consumo do mesmo pelo público-alvo. Os produtos recorrentes podem ser físicos ou digitais, e estão divididos entre itens para consumo, produtos de uso contínuo, produtos colecionáveis ou artigos de luxo.  São ótimas opções para ter uma previsibilidade do faturamento e fidelizar os clientes, proporcionando algo novo e expansão dos produtos. 

Normalmente, a cobrança dos produtos recorrentes é efetuada por meio de assinaturas dentro de um período estipulado em contrato.

Isso é um fator que agrega muito na satisfação e fidelização do cliente, já que possibilita com que recebam o produto constantemente, com pouco esforço para aquela aquisição. 

Quais são os segmentos dos produtos recorrentes?

A comercialização dos produtos recorrentes está segregada em quatro segmentos diferentes de negócio. Conheça cada um deles a seguir.

Consumo

Os produtos recorrentes de consumo são aqueles que obrigam o cliente a comprar repetitivamente. Eles podem ser divididos entre:

  • Alimentos e bebidas: Esse é o principal segmento de consumo, já que é essencial para todos os seres vivos. A comercialização desses produtos principalmente na internet aumentou muito nos últimos anos, principalmente com a chegada de aplicativos como Ifood, Uber Eats, entre outros.
  • Pilhas e baterias: As pilhas e baterias são essenciais para o funcionamento de muitos aparelhos eletrônicos e possuem vida útil, que após esgotadas, necessitam serem compradas novamente.
  • Materiais de papelaria: Assim como as pilhas e baterias, os materiais de papelaria também se esgotam após um tempo. Fitas adesivas, colas, canetas, folhas de papel, entre outros também precisam ser recomprados.
  • Cartuchos de impressora: Atualmente muitas empresas ainda utilizam da impressão para seus processos internos, o que demanda um alto consumo de cartuchos de tinta.

Produtos de uso contínuo

Os produtos de uso contínuo são aqueles que são utilizados frequentemente, entretanto não são obrigatoriamente itens consumíveis. De forma resumida, são produtos que possuem vida útil, ou seja, se gastam com o tempo. Dentre eles, podemos citar:

  • Itens de vestuário: As roupas são uma boa opção de vendas recorrentes devido ao mercado da moda e as tendências lançadas a cada temporada. Como exemplo, podemos citar as camisas de futebol, que todos os anos são lançadas novos modelos.
  • Celulares: Os celulares duram em média dois anos. Após esse período, é recomendado realizar a troca. Constantemente as empresas lançam novos protótipos para incentivar o consumo.
  • Lâmpadas: As lâmpadas sofrem desgaste com o tempo, seja queimando ou quebrando, por exemplo.

Produtos colecionáveis

Os produtos colecionáveis podem ser até utilizáveis, mas o que motiva a sua compra é o desejo de colecionar. Os colecionadores costumam se deixar levar pela paixão e muita das vezes compram mais pela vontade do que pela necessidade. Alguns itens colecionáveis são:

  • Camisas de time;
  • Miniaturas de personagens;
  • Miniaturas de carros;
  • Moedas.

Artigos de luxo

Esse segmento de negócio é voltado para um público-alvo bastante específico, que tenha desejo em colecionar artigos de luxo. Essa área de produtos recorrentes demonstra alto potencial, já que em 2018, o mercado de luxo brasileiro lucrou mais de 25 bilhões de reais.

Assim como os produtos colecionáveis, os artigos de luxo possuem diversas opções como: 

  • Bolsas;
  • Jóias;
  • Relógios;
  • Carteiras;
  • Sapatos.

Qual a diferença entre produtos recorrentes físicos e digitais?

Todos sabemos que a principal diferença entre os dois é que os produtos recorrentes físicos são produtos palpáveis como alimentos, roupas, celulares, entre outros. Mas onde se encaixam os produtos recorrentes digitais?

A área de produtos recorrentes digitais está mais voltada para a prestação de serviços e conteúdos digitais como plataformas de streaming, cursos, ebooks, consultorias, ferramentas financeiras entre outras.

Quais vantagens um produto recorrente oferece ao seu negócio?    

As principais vantagens da comercialização de produtos recorrentes são:   

  • Maior precisão nas previsões de faturamento;
  • Controle de custos; 
  • Fidelização de clientes;
  • Oportunidade de se expandir financeiramente e comercialmente;
  • Controle do CAC (Custo de Aquisição de Clientes).

Atualmente, com o comprometimento do mercado e da economia, é de se esperar uma instabilidade na procura de diversos produtos. Entretanto, quando seu público-alvo é bem definido e o seu produto é recorrente, a situação é outra. Você já pode ter uma garantia de que irá realizar uma venda no próximo mês, por exemplo. 

E com a tecnologia presente no mercado de vendas, já que há uma praticidade maior, auxilia ainda mais na venda dos produtos.    

Como o NG Billing pode ajudar na venda de produtos recorrentes?

O NG Billing pode impactar diretamente nas cobranças recorrentes, tornando o processo de faturamento e serviços automático, controlando todo o processo de ciclo vital de um contrato. Além de reduzir o CAC, o NG Billing também atua como facilitador nas formas de pagamento para o cliente, traz mais agilidade para o lançamento de promoções e campanhas, e o mais importante, por meio de controle de inadimplência, proporciona previsibilidade de receita. 

É normal que empresas em expansão de produtos passem por dificuldades, nesse caso, o NG Billing está pronto para atender os principais desafios como o controle do aumento no volume de processamento de dados com segurança, acuracidade e visibilidade, tudo isso sem perder a rapidez que é tão necessária hoje em dia. 

Além de ter atuação direta na cobrança e gestão de todo processo e controle de pagamentos recorrentes, alterações de contratos, inadimplência, inclusão de promoção de campanhas específicas, entre outros pontos exclusivos para quem trabalha com um portfólio complexo, também é possível atuar na previsibilidade de faturamento através de dashboards e relatórios que te farão entender melhor o seu cenário e ter maior segurança para fazer projeções de faturamento.

Agora que você já sabe o que são produtos recorrentes, quais suas vantagens e os principais segmentos, conte com a Objective para te auxiliar no processo de crescimento da sua empresa e saiba como o NG Billing irá impulsionar seu faturamento.

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