< Insights

Saiba mais sobre Frameworks Safe

  • Metodologias

Agilidade é algo que muitas empresas estão investindo na atualidade e, para alcançar esse objetivo em um nível que vai além do time, elas investem em frameworks ágeis, como o SAFe. Poucas, contudo, conhecem esse sistema e consequentemente não sabem por onde começar para implementar essa mudança. Dito isso, saiba, a seguir, o que é o SAFe e como funciona essa ferramenta dentro da Metodologia Ágil.

O que é SAFe?

Scaled Agile Framework, também conhecido pela sigla SAFe, é um conjunto de padrões de organização e fluxo de trabalho que implementam as práticas ágeis em grandes empresas. Esse framework estrutura conhecimentos que vão desde orientações sobre como estruturar os papéis e responsabilidades da equipe até o planejamento e gerenciamento do trabalho e valores defendidos pela empresa.

SAFe para Empresas Lean é uma base de conhecimento de práticas comprovadas e princípios integrados, além de competências para atingir o business agility através de Lean, Ágil e DevOps.

Empresas que utilizam o SAFe em sua rotina possuem vantagens, devidas à transparência e organização que a metodologia ágil empregada por esse framework proporciona. Entre as principais empresas que fazem uso dessa tecnologia processual, temos a Intel, HP e IBM, por exemplo.

O SAFe é formado por três conjuntos de conhecimento primários da metodologia ágil:

  • Desenvolvimento de software ágil; 
  • Desenvolvimento de produtos lean;
  • Pensamento de sistemas.

Foi idealizado para grandes empresas, ou que estejam em expansão. Para facilitar uma abordagem ágil e estruturada, foram criadas quatro configurações do Framework SAFe, que são:

  • Essential SAFe: o Essential SAFe possui um conjunto mínimo de funções, eventos e artefatos necessários para fornecer soluções de negócios. Esta configuração utiliza o Agile Release Train (ART), organizações virtuais, para propor essas soluções.
  • Large Solution SAFe: o Large Solution SAFe é uma configuração Framework SAFe que descreve funções, práticas e orientações para construir e desenvolver os aplicativos, redes e sistemas. Ele é construído utilizando a  configuração do Essential SAFe.
  • Portfolio SAFe: essa configuração casa a estratégia ágil com a execução dos projetos. Ela organiza o desenvolvimento de soluções e é uma das menores configurações que podem ser utilizadas para alcançar a chamada Business Agility, ou Agilidade de Negócios.
  • Full SAFe: essa configuração combina as três principais, sendo uma opção completa do Framework SAFe.

Origem do Scaled Agile Framework

O Framework SAFe foi lançado em 2011 por Dean Leffingwell e Drew Jemilo. O intuito dos programadores era ajudar empresas a desenvolver softwares melhores e que atendessem melhor as necessidades de seus clientes, de forma mais rápida e ágil.

Na época essas equipes utilizavam processos tradicionais para gerir seus projetos, porém, suas necessidades não eram supridas por tais métodos, pois o mercado mudava rapidamente. Novas estruturas foram surgindo e, com isso, novas soluções foram encontradas.

Atualmente, o SAFe é uma das ferramentas mais populares, utilizada para o desenvolvimento de grandes projetos em grandes corporações.

SAFe 5

O SAFe 5 é a última versão lançada do Scaled Agile Framework, pela Scaled Agile, Inc., principal mantenedora do quadro. Essa nova versão traz benefícios e novidades que as posteriores não possuíam. As melhorias foram aplicadas às competências de estratégia, execução e liderança, que são necessárias para que uma empresa forneça soluções comerciais inovadoras, de maneira mais rápida do que sua concorrência.

Os principais destaques da versão SAFe 5.0 são:

  • Adição de centralidade no cliente e no design thinking, que permite que a equipe identifique e analise as melhores soluções;
  • A organização, a partir de orientações para Medir e Crescer, para determinar seu estado atual de agilidade comercial e identificar as etapas necessárias para melhorar o projeto;
  • Adição da competência Cultura de Aprendizagem Contínua, que fornece um conjunto de valores e práticas que incentivam todos na empresa a aprender e inovar;
  • Adição da competência Agilidade Organizacional, que auxilia as equipes a otimizar seus processos de negócios, evoluir suas estratégias e adaptar-se a novas oportunidades;
  • Novo Princípio SAFe – Organizar ao redor do Valor.

Principais características

Os principais benefícios do SAFe, que se alinham a seus valores, são:

  • Alinhamento: o Framework SAFe exige que as empresas coloquem cadências em seus projetos, em todos os níveis de organização que exigem. Isso permite que toda a equipe entenda o atual estado do negócio, os objetivos e a importância do trabalho em grupo. Esse entendimento permite que os portfólios se mantenham alinhados e que as informações fluam.
  • Qualidade integrada: o SAFe garante que a agilidade dos projetos não interfiram em sua qualidade. A partir de cinco dimensões-chave pré-estabelecidas: fluxo; qualidade da arquitetura e design; qualidade do código; qualidade do sistema; qualidade do lançamento.
  • Transparência: o SAFe incentiva confiança dentro da equipe de projetos, como permitir que o trabalho seja realizado em conjuntos menores, que permitem que os problemas possam vir à tona mais cedo. Isso permite a visibilidade em tempo real no progresso do backlog entre os níveis e inspecionar e adaptar hábitos.
  • Execução do programa: a execução do programa deve ser o principal ponto para o projeto, pois só assim as equipes serão capazes de entregar qualidade em seus softwares.

Benefícios do SAFe  e por que tirar a certificação SAFe?

O SAFe possui muitos benefícios, pois a ferramenta permite uma entrega mais rápida dos trabalhos, aumento da produtividade das equipes, aumento da qualidade do trabalho e motivação dos funcionários.

Além disso, o Framework SAFe permite uma estrutura leve e eficiente e a centralização das decisões. Pois é uma ferramenta leve e simples de ser utilizada, que permite eficiência durante a criação dos projetos e centraliza essas ideias nas mãos da corporação.

Outro ponto é que é possível ter uma visão geral do desenvolvimento do projeto, mesmo que ele reúna diferentes equipes. A centralização de decisões também facilita na organização dos times e dos trabalhos realizados. Além disso, a ferramenta garante o alinhamento entre o projeto e as metas do negócio.

Como funciona o framework SAFe?

O SAFe funciona a partir de uma base Scrum e XP, que pode ou não ser utilizada pela empresa que decide utilizar essa nova ferramenta. Além disso, é necessário ter um patrocínio em nível executivo e possuir propósito de mudança.

Para implementar essa ferramenta, existem 12 passos que são indicados pela Scaled Agile, Inc., que irão garantir um bom funcionamento da ferramenta. São eles:

  • Alcançar o momento de virada;
  • Treinar agentes de mudança ágeis e lean;
  • Treinar executivos, gerentes e líderes;
  • Criar um centro ágil e lean de excelência;
  • Identificar fluxos de valor e ARTs (Agile Release Trains);
  • Criar o plano de implementação;
  • Ficar pronto para o lançamento do ART;
  • Treinar equipes e lançar o ART;
  • Orientar a execução do ART;
  • Lançar mais ARTs e fluxos de valor;
  • Ampliar o portfólio;
  • Dar apoio e melhorar.

Objective: tudo sobre a metodologia ágil

A Objective é uma multinacional brasileira, pioneira em Metodologia Ágil. Com profissionais especializados, a empresa lhe ajuda a otimizar o tempo de sua equipe em seus projetos com ferramentas disponíveis no mercado. 

A implementação de um framework ágil, como a SAFe, depende do contexto que a sua empresa vive, muitas vezes, o que funciona para um determinada área ou empresa, precisa ser adaptado para as demais. Dessa forma, caso você queira ajuda na implantação de metodologias ágeis, a Objective é um ótimo parceiro para estudar o seu cenário e acompanhar no processo de mudança cultural.  

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.