< Insights

Mindset Ágil (Agile Mindset): o que é e como construir esta mentalidade

  • Metodologias

Em pleno século XXI, que está em constante mudanças e inovações, não é mais possível nem viável seguir fórmulas prontas para alcançar seus objetivos e consequentemente o sucesso. Acompanhando o novo ritmo do cotidiano, as pessoas estão tendo que adaptar seu modo de pensar, de agir, suas habilidades e revolucionando o modo como lidam com desafios. Entre umas dessas inovações, está incluso o Mindset ágil.  

A palavra mindset é de origem inglesa e tem como significado mentalidade, atitude mental ou até mesmo modelos mentais. Neste post, iremos conhecer um pouco mais sobre o que é mindset ágil e como ter um agile mindset.

O que é Mindset ágil?

Para você que ainda não conhece essa ferramenta, iremos explicar mais a fundo o que é e sua importância. Mindset ágil é uma ferramenta que envolve principalmente o seu modo de pensar. 

O profissional que adota o agile mindset tem como um de seus princípios a cultura ou mentalidade de se adaptar às mudanças, através de falhas e aprendizado, encorajando feedback e melhorias constantes.. Percebemos que esse pensamento vai muito além do trabalho e está altamente atrelada em crescer e agregar novas experiências.

Também vale ressaltar que cada pessoa tem o seu próprio mindset ágil, uma vez que este toma como base todos os fatores que influenciam a sua volta e suas experiências. O profissional que incorpora esta forma de pensar e agir  é um ser objetivo, pé no chão e realista. Também consegue analisar de diversos ângulos os problemas e dados e tem um foco extremo em buscar boas experiências para o público-alvo da sua empresa.

Como desenvolver o Mindset ágil?

Se você está buscando adotar essa mentalidade ágil, tem que ter em mente que demora tempo para que ela consiga ser aplicada com eficiência e eficácia na empresa, requer um trabalho complexo, longo e repleto de treinamentos.

A mentalidade ágil, que vai em oposição à mentalidade burocrática, tem como base quatro pilares fundamentais e gira em torno da inteligência emocional e a maneira como o profissional enxerga o mundo. Agora, iremos conhecer um pouco mais sobre esses pilares que são a base dessa metodologia ágil.

Biologia

O primeiro pilar consiste na biologia, ou seja, as nossas limitações biológicas e fisiológicas influenciam diretamente em como traçamos nossa linha de pensamento e interpretação. 

Linguagem

A linguagem consiste no segundo pilar de um Mindset ágil. A maneira como compreendemos as informações e como as repassamos afetam o mindset de cada um.

Cultura

Já o terceiro pilar tem como estrutura a cultura do indivíduo, esse pilar tem relação direta com os grupos sociais com os quais convivemos (local da sua empresa, sua cidade, costumes culturais, grupos que nos relacionamos, etc.). Todos esses fatores e hábitos que adquirimos ao longo de nossas relações com as pessoas influenciam em nossa forma de pensar.

Experiências pessoais

Como último pilar, mas não menos importante, temos as experiências pessoais. Por conta deste pilar, dizemos que cada um possui o seu mindset. Cada ser humano carrega consigo a suas vivências, as suas histórias, relações sociais, traumas, memórias e aprendizados. 

Porque o Mindset Ágil é tão importante?

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre o Mindset Ágil, seus pilares e do que se trata, podemos aprofundar na importância dele para sua empresa e para o ambiente de trabalho como um todo.

Adotar o mindset na sua empresa consiste basicamente em efetuar as tarefas com agilidade e explorar a cultura de crescimento. Não se iluda, isso vai muito além de executar planos e entregar resultados. Como já dito antes, envolve muito tempo, dedicação, pesquisas, cursos e engajamento do time como um todo.

A base do Mindset Ágil da sua empresa deve começar de estágios básicos e compreensíveis para todos. Como, por exemplo, a estipulação de metas e objetivos claros. É fundamental que você envolva todos da sua equipe para que, assim, todos possam desenvolver e estimular o mindset ágil.

Essa cultura enxerga os erros  como ciclos e novas oportunidades para evoluir e aprender, graças às experiências negativas os profissionais são munidos por resiliência, o que irá contribuir muito para o processo. Quando sua equipe sabe ser resiliente, ou seja, se adaptar a novos desafios e sem medo de mudança, o processo começa a fluir bem.

Lembre-se de que nada cai do céu, portanto, no Mindset Ágil, todo esforço é reconhecido e bem-vindo para criar soluções e novas perspectivas. A importância de ter em mente a idealização de novas perspectivas é fundamental, uma vez que esse estilo de mindset busca sempre evoluir e continuar crescendo, e neste momento de crescimento, a visão e as experiências de cada profissional da equipe são fundamentais.

A metodologia humana leva em consideração a inteligência humana, a sensibilidade, seus valores e conhecimentos. Por isso, lembre-se de estimular as pessoas que trabalham com você para que contribuam com as metas estipuladas, de maneira criativa e inovadora.

Benefícios para sua empresa

A rapidez de se adaptar às mudanças de cenários de mercado que essa evolução de pensamento proporciona causa grandes impactos positivos dentro da empresa. Outra mudança perceptível é a da visão dos profissionais em relação aos clientes, pois, agora, o cliente ganhou um novo status e há sempre a preocupação de inovar e entregar experiências de valor para ele.

Outra vantagem importante que a metodologia ágil traz ao time é a liberdade. A confiança e compartilhamento de ideias pode contribuir para a construção dessa liberdade fundamental para que a pessoa seja estimulada em criatividade e outros pontos fundamentais.

O que é cultura ágil?

É claro que qualquer novo desafio, como a implementação do agile mindset, requer engajamento e aprofundamento de todos os membros da equipe. Caso contrário, os resultados não serão atingidos. Todos do time precisam estar sempre na mesma página sobre os acontecimentos e pilares, compartilhando a mesma cultura ágil. 

Mais do que isso, tenha em mente que essa mentalidade precisa estar presente sempre no seu dia a dia, desde atitudes básicas até definir um plano. Trabalhar com esse Mindset Ágil trará um ambiente mais tranquilo, com muita ajuda entre os profissionais e troca de habilidades e conhecimento, além de entender que erros são aprendidos e trazem um novo caminho para evoluir.

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.