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Saiba o que é Lean digital e como aplicar em seus produtos digitais

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O advento da tecnologia trouxe mudanças para a sociedade como um todo, inclusive para o mercado de consumo. Os consumidores passaram a exigir produtos personalizados e acessíveis. Além disso, a concorrência entre os negócios se multiplicou. Essas mudanças trouxeram para as empresas a necessidade de se adaptarem. Vale ressaltar que não são apenas as empresas de grande porte ou multinacionais que precisam se posicionar no mercado de forma competitiva, com a intenção de criar um diferencial. Independente do tamanho do negócio, é fundamental inovar para garantir o sucesso. Saiba como o Lean Digital pode te ajudar com isso.

A origem do Lean:

Lean é um sistema de produção desenvolvido pela Toyota, no Japão, em 1950. Ele se baseia na redução de desperdícios, que consistem em todas as atividades que não agregam valor algum para o cliente. Hoje, seus princípios influenciam a forma de pensar e agir dentro de algumas empresas, sendo praticamente uma filosofia, pois a mentalidade deve ser absorvida pela cultura organizacional da companhia.

O sistema de produção da Toyota surgiu nos anos que se seguiram após a Segunda Guerra Mundial, anos difíceis para o Japão, que estava no lado derrotado e viu sua economia devastada. Portanto, surgiu a necessidade de criar um sistema que envolvesse pouco estoque, fluxo de caixa curto e eficiência na produção, sem abrir mão da qualidade. A partir disso foi criado o TPS, também conhecido como Produção Enxuta e Lean Manufacturing, pois, nesta época a indústria japonesa tinha uma produtividade muito baixa e uma enorme falta de recursos, o que naturalmente a impedia adotar o modelo da Produção em massa.

O que é lean digital?

De forma resumida, pode-se considerar o lean digital como uma combinação entre agilidade e utilização de tecnologia da filosofia Lean, atuando de forma ágil e garantindo  a satisfação do cliente, reforçando o vínculo a partir do uso da tecnologia digital. Dessa maneira, o lean digital explora o potencial das ferramentas digitais para alcançar benefícios quando o assunto é qualidade de atendimento.

A transformação Lean Digital consiste no momento em que as empresas resolvem colocar em prática os princípios lean no desenvolvimento digital dos seus processos organizacionais.

Com o lean, cada membro da organização aprende a olhar o fluxo completo para identificar eventuais problemas e encontrar rapidamente as soluções, colaborativamente com seus colegas de trabalho. Assim, é possível eliminar ineficiências e implantar ciclos de melhorias contínuas que elevam a qualidade dos processos.

Aplicação do lean digital é para todo tipo de empresa?

O uso adequado e consciente da tecnologia em todos os diferentes estágios da transformação digital lean acelera exponencialmente os resultados e objetivos estratégicos da organização, tendo como foco dois pilares: o da eficiência operacional e o da sustentação das melhorias. A jornada de transformação digital lean, portanto, propõe-se a fazer o melhor uso da tecnologia, entregar valor com agilidade e eliminar desperdícios de forma inovadora, colaborativa e sustentável. Resultado disso é a melhoria absoluta da experiência do cliente e a abertura de portas para descoberta, inclusive de formas de gerar receitas ainda não pensadas. Diante disso, é possível afirmar que o lean digital pode gerar impactos positivos em qualquer negócio, independente do tamanho e do setor de atuação, pois toda empresa deseja ser eficiente e quer apresentar melhorias em sua estrutura.

O lean digital como estratégia

A filosofia lean digital é uma ligação que estabelece uma relação entre estratégias, pessoas e tecnologias. Por essa razão, muitos negócios estão adotando com a intenção de economizar recursos e potencializar ganhos. Ademais, o lean digital oferece a possibilidade de gerar mais valor para clientes e serviços ou produtos, pois a filosofia do Lean parte do princípio de que todo processo produtivo está cheio de atividades que não agregam valor ao produto oferecido ao cliente. Portanto, a eliminação dessas atividades supérfluas e o corte dos custos desnecessários gera oportunidades de crescimento sólido e sustentado para a empresa. 

Isso quer dizer que ele cria um diferencial competitivo que faz com que a empresa se destaque entre os concorrentes. Logo, as tecnologias, as pessoas, os processos e os serviços devem ser totalmente integrados para que uma organização consiga ter um bom desempenho.

Como o Lean Digital pode ajudar as empresas a superar seus desafios da transformação digital?

O Lean Digital ajuda as empresas na mudança cultural de hábitos e comportamentos, para que eles aprendam fazendo, ou seja, ele permite a construção de soluções digitais (uso de tecnologia), por exemplo, receber o retorno em ciclos curtos de feedback, proporcionando agilidade na produção, o que  possibilita testar as hipóteses, antes de arriscar em grandes projetos, sendo capaz de coletar informações sobre a aderência e aceitação do usuário.

Então, a filosofia lean digital ajuda a alinhar as tecnologias, as pessoas e as estratégias, estabelecendo uma ligação entre esses aspectos com o objetivo de aumentar a geração de valor para clientes e proporcionar um diferencial competitivo para a organização.

Princípios lean

No geral, a filosofia lean envolve princípios que devem ser seguidos para a obtenção de resultados satisfatórios. Conheça cada um deles!

Valor para o cliente

Um dos principais princípios do lean possui relação com o valor do produto para os clientes, o que indica que essa filosofia defende que todas as operações de uma organização devem estar de acordo com as necessidades e demandas do público.

Fluxo de valor

Esse é um princípio da filosofia lean que inclui todas as atividades desenvolvidas em um negócio. O lean defende que aconteça uma reorganização das tarefas com a intenção de gerar mais valor em todos os setores.

Fluxo contínuo

Quando um fluxo de atividades sofre com interrupções frequentemente, os resultados obtidos são prejudicados, visto que acontece o desperdício de tempo produtivo. Dessa forma, é indispensável garantir que exista um fluxo contínuo para evitar esse tipo de problema.

Produção puxada

Esse princípio do lean consiste na atitude das atividades não terem “donos” das atividades, de modo que quem tiver disponibilidade pode puxar a próxima atividade, sem depender de pessoas específicas.

Perfeição

O princípio da qualidade defende que a perfeição e a dedicação sejam mantidas para que não ocorra variações na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Ainda que o lean envolva a utilização do mínimo de recursos necessários para a realização de atividades, isso não quer dizer que a qualidade deve ser perdida.

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