Inadimplência no Brasil: entenda os impactos para o seu negócio
- Billing e Faturamento Recorrente
A inadimplência é um dos grandes problemas que afetam a economia nacional — isso se dá tanto no cenário como um todo, quanto nas empresas e suas perspectivas de crescimento, de modo mais específico. Isso ocorre porque, infelizmente, esse é um problema crônico para 60% dos empresários, como aponta pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva.
Agora, com a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, a tendência é que a situação se agrave ainda mais, principalmente, para quem lida com empresas B2B, já que os negócios que estão passando por problemas terão dificuldades para honrar com seus compromissos.
Nesse contexto, é fundamental que os gestores financeiros tenham consciência da questão e entendam os impactos da inadimplência no Brasil para as organizações. Saiba mais a seguir.
Comprometimento do lucro
O lucro das empresas está diretamente ligado à rentabilidade. Ou seja, se menos clientes estão arcando com suas dívidas, menor será o valor entrando no seu caixa e, consequentemente, você terá que despender mais recursos para arcar com as contas básicas da empresa.
O resultado é um comprometimento da margem de lucro, que pode prejudicar o cumprimento das metas estabelecidas no planejamento estratégico para esse período. Isso exigirá um maior manejo dos gestores para lidar com a situação, já que precisará de modificar uma série de questões internas no negócio para reduzir custos e adequar a produção para o novo cenário, a fim de reduzir problemas.
Prejuízos à saúde financeira
Se o lucro fica consideravelmente abaixo do esperado, os problemas começam a ocorrer em efeito cascata, uma vez que isso prejudicará as contas próprias da sua empresa. Por exemplo, o fluxo de caixa pode ficar comprometido e, assim, exigir contar com reservas para acertos de contas e evitar a inadimplência da sua própria empresa.
Com isso, todo o planejamento realizado previamente pode ser lesado, pois incorrerá no corte gastos readequar estratégias, entre outros pontos importantes. Dependendo do índice de inadimplência, até mesmo essas mudanças ainda não serão o suficiente para deixar as contas no verde no final do período.
Redução das chances de obtenção de crédito
Outro efeito cascata da inadimplência em empresas diz respeito à redução das chances de obtenção de crédito. Afinal, se há menos pessoas pagando, a entrada de recursos em seu negócio é reduzida. Com isso, há mais chances de que você não honre a dívida e, consequentemente, os bancos e empresas de crédito não liberam facilmente os valores desejados.
Com isso, o negócio pode não obter os valores necessários para honrar as contas e, consequentemente, ele mesmo pode passar a endividar-se e gerar o processo de inadimplência com outros atores.
Processos ineficazes
O corte de gastos pode gerar processos ineficazes em sua empresa. Por exemplo, se há a necessidade de realizar a troca de máquinas para tornar a organização mais produtiva, e isso precisa ser paralisado diante do aumento dos índices de inadimplência, o negócio continuará continuará atuando com itens defasados, algo que pode estar comprometendo os processos internos.
Diante disso, observa-se a continuidade do efeito cascata: a queda de produtividade faz, também, com que a lucratividade seja reduzida, gerando ainda mais problemas para o negócio.
Falta de pagamento aos fornecedores
O desequilíbrio nas contas e a falta de crédito faz com que seja difícil honrar com os compromissos da empresa. Assim, a empresa pode também se tornar inadimplente — e justamente devido à inadimplência!
Nesse cenário, diante da necessidade em priorizar o funcionamento do negócio, podem haver problemas para arcar com o pagamento aos fornecedores, principalmente quando há um financiamento ou concessão de crédito da parte deles para o negócio.
Pode ser necessário, também, a troca dos fornecedores, que antes proporcionavam serviços e produtos de qualidade, para outros com valor mais em conta. Isso também pode gerar problemas maiores com quebras, perdas e defeitos.
Desvalorização da imagem do negócio
Cada um dos problemas anteriores gera, posteriormente, uma forte desvalorização da imagem do negócio no mercado. Afinal, a inadimplência dos seus clientes pode levar a problemas em sua própria empresa, o que corrobora para a desvalorização da imagem dela no mercado.
Perda de prestígio com os clientes
Uma empresa que tenha problemas financeiros deverá reduzir gastos importantes — por exemplo, trocar um fornecedor estratégico pode impactar a qualidade de produtos e, consequentemente, a experiência e percepção do cliente final.
Imagine um negócio na área de moda, que seja conhecido pela qualidade das peças. Com o aumento da inadimplência e a necessidade de reformular os fornecedores, opta-se por um tecido de qualidade inferior, perdendo o diferencial competitivo que o destacava no mercado.
Com tal mudança, seus clientes optarão por concorrentes que tenham o tecido de acordo com as expectativas deles e, assim, deixar a sua empresa como segunda opção.
Como você pôde perceber, a inadimplência no Brasil nas empresas gera profundos efeitos cascata. Desse modo, todos os locais são afetados, de forma mais branda ou severa (e, em alguns casos, pode significar até mesmo o fechamento precoce do negócio). Por isso, é fundamental observar formas de prevenir esse tipo de situação.
Para minimizar os problemas e impactos da inadimplência nas empresas, algumas dicas importantes que pode auxiliá-lo nisso são:
- tenha uma gestão de pagamentos eficiente;
- tenha uma política de análise de consumidores que seja eficiente;
- tenha soluções de cobrança para lembrar ao seu cliente sobre a inadimplência;
- inclua no planejamento financeiro um certo grau de inadimplência, para que seja possível articular soluções até uma determinada taxa. Com isso, diminui-se as chances de complicações e dores de cabeça para o negócio;
- estabeleça um controle impecável financeiro;
- automatize processos de cobrança;
- tenha uma gestão de riscos eficiente;
- não hesite em entrar com ações judiciais em relação à inadimplência, quando necessário, entre outros.
A inadimplência no Brasil é um assunto sério e delicado e é fundamental evitar as consequências graves dessa questão. Para conhecer mais sobre práticas reais de sucesso, assista ao vídeo “A inadimplência em meio a crise do Covid-19: a experiência de sucesso da Netserv”.
Gostou deste conteúdo? Então compartilhe o post nas redes sociais e faça com que ele chegue aos seus colegas da área.